UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
LC MOREIRA/AE/AE

Jogadores do Ceará comemoram um gol contra do gremista Willian Magrão

21/08/2010 - 20h24

Em jogo de gols contra, Ceará marca no fim, vence o Grêmio e encerra jejum

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre

Superior durante toda a partida, principalmente no segundo tempo, o Ceará venceu o Grêmio em Fortaleza, neste sábado por 2 a 1. A defesa do Grêmio foi mal, mesmo com Victor tendo boa atuação. A pressão exercida na segunda etapa fez a defensiva gremista vazar no último minuto de jogo. O time nordestino voltou a vencer após o jejum que durava desde a Copa do Mundo. O Grêmio, por sua vez, ainda não conquistou três pontos fora de casa no Brasileirão.

O resultado coloca o Grêmio na 16ª posição com 15 pontos, mas podendo voltar para a zona do rebaixamento ao final da rodada. O Ceará agora soma 24 e entra no G4 com os três pontos conquistados.

No primeiro ataque do jogo, o Ceará já abriu o marcador. Depois de um despretensioso cruzamento da direita, Willian Magrão foi cortar e cabeceou, como se fosse centroavante, no canto direito de Victor para marcar contra. Antes do primeiro minuto de jogo, o Grêmio já estava perdendo.

A mesma lacuna utilizada pelo Ceará no gol "relâmpago" do início do jogo seguiu sendo a principal alternativa dos comandados de Mário Sérgio. As costas de Fábio Santos, pelo lado direito de ataque do clube alvinegro, preocupou muito Renato Gaúcho. O treinador gremista ficou tão insatisfeito com a postura da equipe no início do jogo, que chamou Borges para o aquecimento antes dos 20 minutos do primeiro tempo.

A ameaça de mudança acordou o Grêmio. Um cruzamento de Douglas criou confusão na área do Ceará. Rafael Marques e Ozeia subiram para cabecear e o zagueiro Anderson marcou o segundo gol contra da partida. Com o empate, Renato Gaúcho pediu para Borges voltar ao banco de reservas.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
40seg - GOOOOLLLL DO CEARÁ!!!! Willian Magrão faz contra de cabeça após cruzamento da direita
25min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Douglas cruza e em confusão na área o zagueiro Anderson é o último a tocar na bola e marca contra
42min - VICTOR DEFENDE PÊNALTI Fabrício bate pênalti no canto direito e Victor defende
SEGUNDO TEMPO
17min - Willian Magrão falha e Diego Sacoman não chega em tempo de colocar na rede
18min - Washington fica livre após falha re Rafael Marques e chuta por cima perdendo grande chance
23min - Michel bate forte, no ângulo e Victor faz linda defesa
24min - Fabrício cabeceia no travessão após escanteio
32min - Magno Alves bate forte e Victor defende em dois tempos
44min - GOOOOLLLL DO CEARÁ!!!! Geraldo bate forte e vence Victor
O jogo ganhou em movimentações ofensivas e o Grêmio não conseguiu ser superior ao Ceará. Trocando passes, o time de Porto Alegre chegava sem perigo, enquanto os nordestinos seguiram abusando das jogadas de flanco. Em um desses lances, agora pelo lado esquerdo de ataque do Ceará, Rafael Marques cometeu pênalti em Camilo. Irritadíssimo, Renato Gaúcho atirou o rádio comunicador no chão. Na cobrança, Victor escolheu o canto certo e evitou o gol de Fabrício.

Assim, o primeiro tempo foi recheado de situações inusitadas e os gols contra deram números ao placar. "Quando jogamos no nordeste são árbitros do nordeste, por que quando jogamos no Sul não são árbitros de lá? Tem que haver um critério, nada contra os nordestinos, mas isso precisa ser observado", reclamou Victor na saída de campo.

Mudanças nos times, mas não na partida

Para tentar a primeira vitória fora de casa no Brasileiro, Renato Gaúcho desmontou o 3-6-1 no segundo tempo. O treinador gremista sacou Ozeia e colocou Borges. Assim, o esquema gremista passou a ser o 4-4-2. Em uma situação mais complicada, pois o Ceará não vence desde o recesso de Copa do Mundo, Mário Sérgio fez duas alterações: saíram Juninho Cearense e Careca, entraram Geraldo e Heleno.

O Ceará seguiu superior ao Grêmio no segundo tempo. Em um jogo de muito erros, os donos da casa mantiveram a posse de bola por mais tempo que os visitantes, mas não conseguiram transformar isso em chances claras de gol. As poucas oportunidades do Ceará acabaram na defesa do Grêmio. A principal delas ocorreu aos 18 minutos, com Washington ficando livre e se aproveitando de uma falha gritante de Rafael Marques. O problema é que o centroavante errou, mesmo sozinho e de frente para Victor.

Defesa falha e Victor brilha

Além de pegar o pênalti no primeiro tempo, Victor foi grande destaque no segundo tempo gremista. Aos 23, o goleiro da seleção brasileira fez uma linda intervenção em um chute muito forte de Michel, de fora da área, que foi no ângulo. Contando com a sorte na jogada seguinte, em que Fabrício acertou a trave, Victor voltou a ter uma atuação de luxo com a camisa do Grêmio.

A defesa do Grêmio seguiu errando e o Ceará teve novas oportunidades claras. Victor salvou novamente aos 32 minutos, e uma bola cruzada por pouco não entrou aos 33. Percebendo a fragilidade defensiva, Renato Gaúcho colocou o volante Fernando e o meia Maylson nos lugares de Douglas e Jonas. Assim, o Grêmio adotou a terceira formação diferente no jogo. Começando com 3-6-1, passando pelo 4-4-2 e, no fim utilizando o 4-5-1.

Tanto tentou o Ceará, que venceu aos 44 minutos do segundo tempo. Geraldo marcou o gol da vitória quando o Grêmio buscava unicamente a defesa. O lance coroou a superioridade dos comandados de Mário Sérgio, que tentaram a vitória durante os 90 minutos.

Na próxima rodada o Grêmio reedita a semifinal da Copa do Brasil contra o Santos, na quarta-feira, às 22h, no Olímpico. Enquanto isso, o Ceará vai ao Rio de Janeiro jogar contra o Botafogo, às 19h30, também na quarta.
 

Ficha da Partida

Ceará Ceará Técnico: Mário Sérgio
1. Diego
27. Diego Sacoman
3. Fabrício
14. Anderson
7. Camilo
5. Michel
19. Careca
10. Geraldo
8. João Marcos
33. Juninho Cearense
17. Heleno
36. Wellington Amorim
96. Magno Alves
9. Washington
2 1
Grêmio Grêmio Técnico: Renato gaúcho
1. Victor
3. Ozéia
18. Borges
4. Rafael Marques
6. Neuton
2. Edilson
5. Ferdinando
9. Willian Magrão
10. Douglas
14. Fernando
8. Souza
11. Fábio Santos
7. Jonas
15. Maylson

Data: 21/08/2010 - 18h30

Local: Castelão

Árbitro: Cláudio Mercante

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host