UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Reprodução/Blog do Paulinho

Trecho da carta que revela possíveis subornos no Brasileiro de 2007

19/08/2010 - 07h20

Goiás pagou a 'vários times' para evitar rebaixamento, diz atual presidente

Thales Calipo
Em São Paulo

O Campeonato Brasileiro de 2007 teve como rebaixados Corinthians, Juventude, Paraná Clube e América-RN. Essa lista, no entanto, por pouco não contou com o Goiás, que se livrou da queda apenas na última rodada. Agora, o atual presidente do clube goiano, Syd de Oliveira Reis, acusou a gestão anterior, comandada por Pedro Goulart, de ter pagado a “vários times” para evitar o rebaixamento.

  • Divulgação

    Atual presidente do Goiás fez acusações, mas depois negou ser o autor da carta; acusado ridiculariza fato

A denúncia foi feita por meio de uma carta, que não tem a assinatura do atual presidente, mas que foi distribuída por Syd de Oliveira Reis durante a reunião do Conselho Deliberativo do clube, realizada na última terça-feira, como confirmou ao UOL Esporte um dos conselheiros presentes na reunião.

“Tivemos que pagar vários times para produzirem resultados que nos interessavam evitando a nossa queda para a Série B em 2007. O Goiás foi motivo de chacota em 2007”, diz parte da carta distribuída durante a reunião de terça-feira e divulgada pelo Blog do Paulinho.

Apesar de ser Pedro Goulart o presidente na ocasião, as acusações foram direcionadas a Edmo Pinheiro, vice-presidente na época e que acabou sendo afastado da diretoria pelo atual presidente neste ano, após a saída de Fernandão para o São Paulo.

“Ele [Syd de Oliveira Reis] mente, mente e mente. Não dá para dar o menor crédito ao que ele fala. Se tivesse lido esse documento às 7h30, quando estivesse no banheiro, teria o utilizado de forma melhor”, afirmou Edmo Pinheiro.

O atual presidente do Goiás, no entanto, preferiu se esquivar das acusações e, inclusive, negou ter feito ou entregue a carta em que faz acusações contra a gestão anterior.

“Acho que alguém pode ter conhecimento desses fatos, mas como não tem a minha assinatura, não fui eu que fiz. Estou até achando estranho, porque não sei como isso vazou. Alguém está querendo prejudicar minha relação com o Edminho [Edmo Pinheiro]”, defendeu-se Syd de Oliveira Reis.

“É sempre assim. Ele fala uma coisa, depois muda. É a mesma coisa com esse documento. Ele não assina porque vai falar que alguém inventou”, rebateu Pinheiro.

Em 2007, o Goiás conseguiu evitar o seu rebaixamento apenas na última rodada, ao derrotar o Internacional por 2 a 1, em Goiânia. Caso empatasse o jogo, o Corinthians, que ficou no 1 a 1 com o Grêmio, evitaria a queda para a Série B.

Ao tomar conhecimento das acusações feitas pelo atual presidente do Goiás, o procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, afirmou que pode abrir um inquérito para apurar as denúncias.

“Tem que ter uma investigação para apontar objetivamente se houve ou não corrupção, quem ofereceu e se houve vantagem para, depois, estudar a punição adotada pelo código”, afirmou Schmitt.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host