UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
ANDRÉ COSTA/COSTAPRESS/AE

Ewerthon (d) comemora ao abrir o placar para o Palmeiras contra o Goiás

08/08/2010 - 17h58

Palmeiras cede empate ao Goiás no fim e segue sem vencer com Felipão

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Nas vésperas da partida contra o Goiás, Luiz Felipe Scolari garantiu que o Palmeiras estava pronto e só faltava ganhar a primeira. Após quatro jogos, foi por muito pouco que o time não desencantou. Mas um gol no finalzinho decretou o empate por 1 a 1 entre as duas equipes e Felipão segue sem saber o que é vencer em sua volta ao Palmeiras.

Desde a chegada do badalado treinador, o Palmeiras mostrou uma evolução em campo, mas ainda não conseguiu o resultado. Logo na estreia, Felipão conheceu sua primeira derrota por 4 a 2 para o Avaí, na Ressacada. Em seguida, vieram três empates: Botafogo, Ceará e Corinthians. O último triunfo foi em 15 de julho, por 2 a 1 sobre o Santos, no Pacaembu, quando o time foi dirigido pelo auxiliar técnico Murtosa.

Com o resultado deste domingo, a equipe paulista foi a 16 pontos e continua na zona intermediária da tabela, permanecendo praticamente inalterada sua situação. Mesmo com o empate, o Goiás vê sua situação se complicar e permanece na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro com apenas 13 pontos. A pausa para a Copa do Mundo não fez bem para o time esmeraldino, após bom início no torneio. Depois da interrupção, não venceu uma vez sequer com três empates e três derrotas.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
12 min - GOOOOLLLL DO PALMEIRAS!!!! Kléber rouba a bola de Amaral e toca para Ewerton. O atacante chuta rasteiro no canto direito de Harlei
35 min -Bernardo bate forte, a bola chega com potência e quicando, obrigando o goleiro do Palmeiras a afastar em escanteio
39 min - QUASE! Éverton Santos fica com a sobra na área e gira, batendo no cantinho. Deola espalma
41min - INCRÍVEL! Éverton Santos domina sozinho na pequena área e chuta por cima do gol
SEGUNDO TEMPO
6 min - GOL ANULADO! Pedrão é lançado em posição irregular no segundo poste e ajeita para Éverton Santos completar para as redes. O assistente vê e levanta a bandeira
24 min -Felipe se livra do marcador e bate firme no canto direito de Deola, que faz grande defesa
44 min - GOOOOOLLLLL DO GOIÁS!!!! Amaral desvia de cabeça na pequena área após cruzamento de Otacílio Neto em cobrança de falta
47 min- Pierre vê Harlei adiantado e arrisca um bom chute de fora da área. A bola passa perto do ângulo esquerdo

Pressionado, o Goiás foi obrigado a tomar iniciativa da partida e assustou ao parar o contragolpe palmeirense e partir rapidamente para o ataque. O time chegava com perigo, principalmente com o meia Bernardo e o lateral Douglas. Mas pagou caro pela primeira falha e levou o gol quando Amaral errou na saída de bola e perdeu para Kleber. Na sobra, Éwerthon abriu o placar ainda cedo, aos 12 minutos.

Precisando da vitória, o time esmeraldino se abalou com o gol. Ainda tentou se recuperar trocando passes na frente, mas cedia à pressão do Palmeiras, que tomou o domínio do jogo e por pouco não marcou o segundo.

Os comandados de Felipão encontravam dificuldades para ampliar porque os laterais do Goiás se fecharam. Foi quando ele pediu, sem sucesso, para Vítor, ex-jogador do rival, explorar mais as jogadas de linha de fundo e fazer os cruzamentos. Mas viu o Goiás crescer no fim do primeiro tempo com três chances claras de gol, sendo que em duas delas Deola salvou fazendo boa defesa.

No segundo tempo, Fernando Leão, que substituía no banco seu tio Emerson, suspenso, decidiu ousar e tirou o meia Bernardo para a entrada do atacante Felipe, que voltou a campo pela primeira vez após longo tempo afastado por lesão.

O Goiás ficou mais ofensivo, principalmente com a mudança tática e a ida mais constante ao ataque dos laterais Júnior e Douglas, que criou boas jogadas pelo lado direito. Com cruzamento dele, o Goiás até chegou ao gol. Mas Pedrão estava impedido ao escorar a bola para Éverton Santos.

A jogada aérea se tornou constante, prova é que até a metade do segundo tempo eram 16 do Goiás contra três do adversário. A defesa fechada e bem postada do Palmeiras impedia o empate. Mas o time paulista abusou de apenas se defender nos últimos 20 minutos de jogo e já aos 44 minutos do segundo tempo  viu o Goiás empatar em uma jogada polêmica em que Amaral e Marco Assunção trombaram dentro da área.

GOIÁS 1 X 1 PALMEIRAS

GOIÁS
Harlei; Douglas (Romerito), Rafael Tolói, Ernando e Júnior; Jonílson, Amaral, Wellington Monteiro e Bernardo (Felipe); Everton Santos (Otacílio Neto) e Pedrão
Técnico: Fernando Leão

OPINIÃO DO BLOGUEIRO

"A defesa do Goiás, a exemplo do que fez na Ressacada, entregou mais um gol."

PALMEIRAS
Deola, Vitor (Marcos Assunção), Danilo, Maurício Ramos e Armero; Pierre, Edinho, Márcio Araújo e Patrik; Éwerthon (Luan) e Kleber (Tinga)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Data: 08/08/2010, domingo
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Pùblico: 13.178 pagantes
Renda: R$218.950, 00
Cartões amarelos: Ernando (Goiás), Kleber e Armero (Palmeiras)
Gols: Éwerthon, aos 12 minutos do primeiro tempo, e Marcos Assunção (contra), aos 44 minutos do segundo tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host