UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Site oficial

Zé Roberto marca, C. Alberto é expulso, mas Vasco vence e segue invicto após a Copa

08/08/2010 - 20h30

Carlos Alberto é expulso, mas Vasco mostra garra e bate o Vitória

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

O Vasco precisou demonstrar muita garra e comprometimento para derrotar o Vitória por 1 a 0 neste domingo, em São Januário. A equipe cruzmaltina superou a inferioridade numérica, obtida com a expulsão do meia Carlos Alberto ainda no primeiro tempo, para conseguir manter o bom momento vivido no Campeonato Brasileiro após a Copa do Mundo. Zé Roberto marcou o gol da vitória vascaína.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
6min - Carlos Alberto cobra falta, a bola bate no travessão do Lee
23min - GOOOLLL DO VASCO!!! - Max invade pela esquerda e chuta cruzado. Zé Roberto escora e desloca o goleiro do Vitória
26min - Soares cruza da direita, Schwenck se antecipa a Dedé e quase marca o gol de empate
SEGUNDO TEMPO
8min - O volante Rômulo chuta de longe, a bola chega ao ângulo, mas Lee defende com segurança
29min - Renato cobra falta, mas Fernando Prass só acompanha

"Fico muito feliz com o gol e por ter tido uma boa estreia em São  Januário. Fico feliz por, no Dia dos Pais, ter me dado esse presente, mas temos muito o que crescer em campo", disse o autor do único gol do confronto.

Com o resultado, o Vasco subiu para a 11ª posição, com 17 pontos. Já o Vitória começa a ‘namorar’ a zona de rebaixamento e se encontra em 16º lugar, com 14 pontos somados.

As duas equipes voltam ao campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo. Enquanto o Vitória recebe o Santos, às 18h30, no Barradão, o time de São Januário visitará o Grêmio Prudente, às 16h, no interior de São Paulo.

A posição dos times na tabela prometia um jogo ofensivo. Empurrado pela torcida, que comparecia em bom número, o Vasco quase abriu o placar depois uma cobrança de falta de Carlos Alberto no travessão de Lee. Enquanto isso, o Vitória aplicava uma forte marcação na saída de bola e apostava no talento de Elkeson.

De volta ao estádio de São Januário, Felipe tinha uma movimentação melhor do que na reestreia contra o Flamengo. Enquanto isso, Max, que tem o camisa 6 como ídolo, teve uma grande participação no seu primeiro jogo entre os profissionais. Foi dele o cruzamento para, aos 23, Zé Roberto escorar e marcar o primeiro gol do jogo e o seu com a camisa do Vasco.

As duas defesas eram superadas pelos ataques. Contudo, o meio campo do Vasco implantava uma marcação forte. O Vitória sentia muito as ausências de Ramon, seu principal articulador ofensivo, e de Júnior, artilheiro da equipe. O time visitante, porém, recebeu uma injeção de ânimo. Aos 46, Carlos Alberto recebeu cartão amarelo, reclamou com o árbitro, e acabou tomando o vermelho.

Mesmo inferiorizado numericamente, o Vasco iniciou a etapa final de uma forma mais equilibrada. O volante Rômulo obrigou Lee a fazer boa defesa antes dos dez minutos de jogo. O Vitória tentava chegar na base do toque, mas a defesa cruzmaltina se segurava como podia. Contudo, aos poucos, o Vitória foi tomando conta.

A partida passou a ser um autêntico ataque contra defesa. Do chamado ‘quarteto ofensivo’ cruzmaltino, apenas Eder Luis ficava em campo e quase não era notado, já que a bola sequer chegava aos seu pés. O setor de criação do Vasco estava comprometido e o Vitória pressionava.

OPINIÃO DO BLOGUEIRO

"Carlos Alberto resolveu aplaudir o árbitro ao receber um cartão amarelo e, pela ironia, foi expulso"

Porém, mostrando muita raça e disposição, o time da Colina conseguia a sua terceira vitória após a parada para a Copa do Mundo. Já o vice-campeão da Copa do Brasil teria de buscar a reabilitação na próxima rodada.

VASCO 1 x 0 VITÓRIA

Vasco
Fernando Prass; Fagner, Dedé, Fernando e Max (Jumar); Rafael Carioca, Nilton, Rômulo e Felipe (Eder Luis); Carlos Alberto e Zé Roberto (Fumagalli)
Técnico: Paulo César Gusmão

Vitória
Lee; Jonas, Wallace, Anderson e Egídio; Vanderson (Renato), Ricardo Conceição, Bida (Henrique) e Elkeson ; Soares (Renan Oliveira) e Schwenck.
Técnico: Ricardo Silva

Data: 08/08/2010 (domingo)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (FIFA/MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Cartões amarelos: Lee, Egidio, Wallace, Henrique e Schwenck (Vitória) ; Carlos Alberto eDedé (Vasco)
Cartão vermelho: Carlos Alberto, aos 46 minutos do primeiro tempo
Gol: Zé Roberto, aos 23 minutos do primeiro tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host