UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Alex Carvalho/UOL

Leandro Euzébio fez o gol que colocou o Fluminense na liderança do Brasileiro

22/07/2010 - 22h58

Fluminense derrota o Cruzeiro e vai para a liderança do Brasileiro

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

O Fluminense completou 108 na quarta-feira e a torcida ganhou o presente de aniversário. Com uma vitória difícil sobre o Cruzeiro por 1 a 0, na noite desta quinta, no Maracanã, o Tricolor pulou para a liderança do Campeonato Brasileiro, com 22 pontos, um a mais que o Corinthians. Leandro Euzébio, no segundo tempo, fez o único gol dos cariocas.

Além da vitória, o Fluminense segue com uma invencibilidade de sete jogos na competição. Já o Cruzeiro, que projetava terminar a rodada no G-4, estacionou nos 15 pontos, em sétimo. Foi a primeira derrota dos mineiros pós-Copa e, consequentemente, do técnico Cuca.

CONFIRA OS PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
3min - Gilberto lança para Rômulo, que deixa Wellington Paulista na cara do gol. O atacante chuta e Fernando Henrique salva com o pé
13min - Wellington Paulista chuta, Fernando Henrique defende, Gilberto pega a sobra e manda a bola para fora
15min - Após escanteio, Leandro Euzébio entra de cabeça e Fábio faz boa defesa
24min - Everton recebe a bola de Gilberto, gira e chuta para a grande defesa de Fernando Henrique
44min - Carlinhos recebe lançamento de Darío Conca e chuta para a grande defesa de Fábio, que manda a escanteio
SEGUNDO TEMPO
3min - Rômulo lança Thiago Ribeiro, que chuta para a grande defesa de Fernando Henrique
8min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Darío Conca bate escanteio, Leandro Euzébio entra de cabeça e manda a bola no canto direito de Fábio
17min - Henrique rouba a bola de Marino e toca para Marquinhos Paraná, que chuta, com perigo, por cima do travessão
31min - Wellington Paulista cobra falta e manda, com perigo, à esquerda de Fernando Henrique

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense faz o clássico contra o Botafogo, no domingo, às 18h30, no Engenhão. No mesmo dia, mas no horário das 16h, o Cruzeiro recebe o Grêmio, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas-MG.

Antes da partida, a torcida do Fluminense cantou parabéns para o clube. Ela ainda gritou o nome de Cuca, técnico que livrou o time do rebaixamento no Brasileiro de 2009, e que foi demitido em abril deste ano. Os jogadores tricolores também foram cumprimentá-lo.

Talvez ansioso com a possibilidade de virar líder da competição, o Fluminense começou a partida nervoso, enquanto Cruzeiro jogava fácil, com velocidade. Logo aos três minutos, Wellington Paulista teve a chance de colocar os mineiros em vantagem. Aos 13, a equipe celeste perdeu outra oportunidade.

O Fluminense só assustou aos 15 minutos, numa cabeçada de Leandro Euzébio. O lance deu a impressão que o Tricolor equilibraria o jogo, mas o Cruzeiro continuou bem melhor.

Aos 36 minutos, Gilberto, que era talvez o principal nome da partida, se machucou e precisou sair. Marquinhos Paraná entrou no seu lugar. O Cruzeiro foi melhor no primeiro tempo, mas o placar terminou 0 a 0.

O Fluminense voltou para o segundo tempo com Alan no lugar de Rodriguinho. O Cruzeiro, assim como na primeira etapa, ditou o ritmo da partida e poderia ter inaugurado o marcador com Thiago Ribeiro. Entretanto, aos oito minutos, após escanteio, Leandro Euzébio colocou o Tricolor em vantagem.

O gol animou o Fluminense, mas o Cruzeiro, mesmo atrás no placar, apresentava um melhor futebol. Porém, era preciso, no mínimo, empatar. Com isso, aos 18 minutos, Cuca tirou o volante Fabrício e botou o atacante Robert. Aos 30, na sua última cartada, o treinador colocou Reina na vaga de Everton.

Na reta final da partida, o Cruzeiro, mesmo ainda superior, foi para o “tudo ou nada” e pressionou nos minutos finais. O Fluminense se segurou, foi eficiente, saiu do Maracanã com a vitória e a liderança do Campeonato Brasileiro.

FLUMINENSE 1 x 0 CRUZEIRO

Fluminense
Fernando Henrique; Gum, Leandro Euzébio e André Luís; Mariano, Diogo, Diguinho, Darío Conca (Marquinho) e Carlinhos; Rodriguinho (Alan) e Fred.
Técnico: Muricy Ramalho

Cruzeiro
Fábio; Rômulo, Gil, Cláudio Caçapa e Diego Renan; Fabrício (Robert), Henrique, Everton (Reina) e Gilberto (Marquinhos Paraná); Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.
Técnico: Cuca

Data: 22/07/2010 (quinta-feira)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Ênio Ferreira de Carvalho (DF)
Público: 28.479 (pagantes) e 34.535 (presentes)
Renda: R$ 597.405,00
Cartões amarelos: André Luís, Diguinho, Leandro Euzébio e Carlinhos (Fluminense). Fabrício, Marquinhos Paraná, Wellington Paulista e Gil (Cruzeiro).
Gol: Leandro Euzébio, aos 8 minutos do segundo tempo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host