UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
05/06/2010 - 07h01

Técnico interino diz que seu papel é dirigir bem o time celeste em Goiânia

Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte
  • Emerson Ávila evita fazer planos a longo prazo e pensa no domingo

    Emerson Ávila evita fazer planos a longo prazo e pensa no domingo

A partida contra o Atlético-GO, neste domingo, em Goiânia, será a segunda oportunidade em que Emerson Ávila comandará o Cruzeiro como técnico interino. De volta ao banco de reservas na condição de treinador cruzeirense após três anos, o coordenador técnico do clube mineiro foi cauteloso ao responder sobre a esperança de ser efetivado no cargo de treinador.

“A direção que tem de resolver. Há um tempo muito bom para se tomar uma medida e encontrar um treinador que esteja à altura do Cruzeiro. O Zezé (presidente Zezé Perrella) sabe o que é melhor nessa situação e meu papel é dirigir a equipe no domingo e buscar um bom resultado”, afirmou.

A chance de que essa efetivação aconteça, no entanto, é pequena. O novo diretor de futebol do clube, Dimas Fonseca, revelou que o Cruzeiro está buscando um “técnico de ponta”, por considerar que não é o momento para recorrer a um iniciante.

Além disso, Joel Santana, treinador do Botafogo, informou que o Cruzeiro procurou a diretoria do clube carioca, para saber se poderia tentar a sua contratação. O treinador do time botafoguense agradeceu a lembrança, mas disse que preferia continuar o seu trabalho.

Emerson Ávila comandou a equipe profissional do Cruzeiro pela primeira vez em 2007. Ele foi chamado pela diretoria para assumir o cargo deixado por Paulo Autuori após goleada de 4 a 0 para o arquirrival Atlético-MG, sofrida no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro. Na segunda partida da decisão, o time celeste venceu por 2 a 0.

O treinador cruzeirense deste domingo assumiu que é chamado em momentos conturbados no clube. “Nessas situações que acontecem no clube, a gente que está aqui no dia a dia acaba sendo a solução, ainda que temporária, para esse tipo de situação”, observou.

Desta vez, Ávila comandará a equipe após o pedido de demissão de Adilson Batista depois do empate sem gols com o Santos na quarta-feira. O técnico interino já foi treinador do time profissional do então Grêmio Barueri, em 2008, do Ipatinga em 2007 e em 2009, e do Boavista-RJ, no Campeonato Carioca deste ano. Pelo Ipatinga, ele foi vice-campeão brasileiro da Série B e levou o time do Vale do Aço à primeira divisão.

Com a mesma idade do ex-treinador cruzeirense, Emerson Ávila não seguiu carreira como técnico devido a preocupações com a instabilidade do cargo no futebol brasileiro. “Por coincidência, eu e o Adilson temos a mesma idade (42 anos). Ele, com certeza, tem muito mais experiência. Mas eu estou aqui há bastante tempo. Tive uma oportunidade em 2007, fui para o Ipatinga e tive um ano bom, de conquistas. Fomos vice-campeões e tivemos acesso à primeira divisão do futebol brasileiro”, relembrou.

“Depois fui para o Barueri e fomos campeões paulistas do interior. Depois dei um breque na carreira, porque o ambiente é muito instável e achei que era melhor fica perto dos familiares”, complementou.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host