UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
27/05/2010 - 07h02

No triunfo sobre Botafogo, Fábio defende o 9º pênalti pelo Cruzeiro

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
  • Fábio defende pênalti durante o jogo em que o Cruzeiro venceu o Botafogo, pela quarta rodada do Brasileirão

    Fábio defende pênalti durante o jogo em que o Cruzeiro venceu o Botafogo, pela quarta rodada do Brasileirão

Para vencer o Botafogo na noite desta quarta-feira e encerrar um jejum de quatro jogos sem vitórias, o Cruzeiro contou com importante participação do goleiro Fábio. O arqueiro defendeu cobrança de pênalti cobrado por Renato Cajá no fim do primeiro tempo e garantiu a vitória por 1 a 0. Essa foi a nona penalidade máxima defendida pelo camisa 1 da equipe celeste.

Nesta temporada, Fábio defendeu pênalti diante da Caldense pelo Campeonato Mineiro. Curiosamente, na partida vencida pelo Cruzeiro por 2 a 0, em Poços de Caldas, o árbitro Emerson de Almeida Ferreira mandou voltar a cobrança do atacante Thiago Pereira defendida pelo goleiro cruzeirense. Em nova cobrança do mesmo jogador, o camisa 1 voltou a defender.

No Campeonato Brasileiro do ano passado, Fábio defendeu um pênalti cobrado por Juan logo na primeira rodada da competição, em que o time celeste venceu o Flamengo por 2 a 0, no Mineirão. O arqueiro evitou o gol rubro-negro no momento em que o Cruzeiro ficava com um jogador a menos em campo, já que Jancarlos foi expulso no lance da infração.

No Campeonato Brasileiro de 2009, Fábio defendeu ainda cobrança de Ronaldo, com direito à paradinha do Fenômeno, em jogo válido pelo primeiro turno. Apesar de ter perdido uma penalidade, o atacante colaborou para a vitória do Corinthians por 2 a 1 no Mineirão com um gol na partida que marcava seu reencontro com o Cruzeiro.

Também na última temporada, o goleiro cruzeirense defendeu um pênalti diante do Nacional, do Uruguai, em goleada por 4 a 1 na final do Torneio de Verão, competição amistosa disputada em Montevidéu. Já no ano anterior, Fábio evitou que Nilmar marcasse para o Internacional, em vitória do Cruzeiro por 2 a 0 no Mineirão.

Anteriormente, Fábio defendeu cobranças de pênalti diante do Paraná Clube em 2005, em derrota por 2 a 0 pelo returno do Brasileirão, e contra o Nacional, de Manaus, em vitória da equipe celeste por 5 a 2 pela primeira fase da Copa do Brasil.

O arqueiro que teve seu nome envolvido em especulações sobre uma possível transferência para o Sporting, de Portugal, reiterou sua satisfação em defender o clube mineiro. “Estou bastante feliz aqui no Cruzeiro, que é a minha casa”, disse.

Além do pênalti defendido na primeira etapa, Fábio teve intervenções determinantes na etapa final. A boa atuação do goleiro do Cruzeiro recebeu elogios dos companheiros de equipe. “O Fábio está mostrando que é o melhor goleiro”, comentou o volante Henrique.

O técnico Adilson Batista também elogiou Fábio. Embora tenha ressalvado que nos dois anos e meio em que está no clube foram poucos os jogos que o time tomou sufoco dos adversários, o treinador disse que sempre que exigido o camisa um celeste mostra a sua capacidade. “O Fábio está em grande fase, vivencia o Cruzeiro, gosta do clube”, ressaltou.

 

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host