UOL Esporte Futebol
 
07/12/2009 - 23h22

Diego Souza é eleito o craque, e Fla tem apenas dois na seleção do Brasileiro

Raphael Raposo e Thales Calipo
No Rio de Janeiro

CONFIRA OS MELHORES DO BRASILEIRÃO

Craque do Brasileirão Diego Souza (Palmeiras)
Craque da Galera Conca (Fluminense)
Revelação Fernandinho (Barueri)
Goleiro Victor (Grêmio)
Lateral-direito Jonathan (Cruzeiro)
Zagueiro pela direita André Dias
(São Paulo)
Zagueiro pela esquerda Miranda
(São Paulo)
Lateral-esquerdo Júlio César (Goiás)
Volante pela direita Hernanes
(São Paulo)
Volante pela esquerda Guiñazu (Internacional)
Meia-direita Diego Souza (Palmeiras)
Meia-esquerda Petkovic (Flamengo)
Primeiro atacante Diego Tardelli (Atlético-MG)
Segundo atacante Adriano (Flamengo)
Técnico Andrade (Flamengo)
Árbitro Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Campeão nacional após 17 anos, o Flamengo saiu frustrado da entrega do prêmio Craque Brasileirão 2009, que escolheu os melhores da competição na noite desta segunda-feira, no Rio de Janeiro. O clube carioca teve apenas dois jogadores eleitos para a seleção do torneio e viu o meia Diego Souza, do Palmeiras, ser escolhido o craque da competição.

A categoria "Craque do Brasileirão", principal premiação da noite, tinha dois jogadores do Flamengo concorrendo. Mas Adriano e Petkovic acabaram superados por Diego Souza e tiveram que se contentar com os troféus em suas respectivas categorias. O Imperador foi escolhido o melhor segundo atacante, enquanto o sérvio venceu na meia-esquerda.

O técnico Andrade foi outro vencedor da premiação. O treinador, que assumiu o Flamengo durante o Brasileiro e conduziu o time ao título, superou Celso Roth, do Atlético-MG, e Silas, do Avaí, na disputa. Curiosamente, os concorrentes do treinador rubro-negro já mudaram de ares: Roth foi demitido, e Silas acertou com o Grêmio. Além disso, foi a primeira vez que o troféu não ficou com Muricy Ramalho, atual técnico do Palmeiras, que sequer constou entre os indicados.

Além da derrota na escolha do "Craque do Brasileirão", o Flamengo perdeu em outras seis categorias. O goleiro Bruno foi superado por Victor, do Grêmio, e ficou visivelmente desapontado com o resultado. O lateral-direito Léo Moura, o zagueiro Ronaldo Angelim e os volantes Maldonado e Willians foram vencidos por Jonathan (Cruzeiro), Miranda (São Paulo), Guiñazu (Internacional) e Hernanes (São Paulo), respectivamente.

Já na eleição de "Craque da Galera", Petkovic acabou superado pelo também meia Darío Conca, do Fluminense, que recebeu 51% da preferência dos torcedores.

Em compensação, a plateia formada em sua maior parte por torcedores do Flamengo teve outros motivos para comemorar. O time carioca recebeu o prêmio pela melhor média de público da competição e o capitão Bruno pôde finalmente erguer o troféu de campeão brasileiro, entregue pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. No último domingo, os jogadores fizeram a festa no gramado do Maracanã apenas com uma taça comemorativa.

Dono da melhor defesa do Brasileirão, o São Paulo teve dois de seus três zagueiros titulares agraciados. Além de Miranda, que superou Ronaldo Angelim (Flamengo) e Réver (Grêmio), seu companheiro André Dias foi o escolhido o melhor da posição pela direita, à frente de Danilo (Palmeiras) e Chicão (Corinthians). A campanha decepcionante do Palmeiras na reta final acabou refletida na premiação. Além da ausência do técnico Muricy Ramalho, o time paulista teve apenas Diego Souza escolhido para a seleção do campeonato, mas, como consolo, foi eleito o melhor jogador da competição.

A revelação do torneio foi o meia-atacante Fernandinho, do Barueri, que venceu Giuliano (Internacional) e Paulo Henrique Ganso (Santos). Diego Tardelli, como artilheiro e melhor primeiro atacante, e o lateral-esquerdo Júlio César, do Goiás, completaram a lista dos jogadores premiados. Entre os árbitros, Héber Roberto Lopes encerrou a hegemonia de Leonardo Gaciba, que havia vencido nas quatro edições anteriores.

A festa realizada no Rio de Janeiro também teve momentos de constrangimento. Inconformado com a derrota de seus candidatos favoritos, o público vaiou fortemente alguns dos vencedores. O zagueiro André Dias, ex-jogador do Flamengo, foi um dos mais vaiados, assim como o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, durante discurso após a entrega do troféu de campeão da Série B.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host