UOL Esporte Futebol
 

Folha Imagem

Washington marcou três vezes na goleada do São Paulo sobre o Sport no Morumbi

06/12/2009 - 18h57

São Paulo goleia Sport, vai à Libertadores e fica sem título após 5 anos

Carlos Padeiro
Em São Paulo (SP)
Com três gols de Washington e outro do goleiro Rogério Ceni, o São Paulo fez a sua parte e venceu o Sport por 4 a 0, no Morumbi. Porém, os resultados na rodada fizeram com que a equipe tricolor terminasse o Campeonato Brasileiro na terceira colocação, com 65 pontos, atrás de Flamengo e Internacional.

A última vez que o São Paulo fechou uma temporada sem títulos ocorrera em 2004. No ano seguinte, faturou o Paulista, a Libertadores e o Mundial. Em 2006, 2007 e 2008 foi tricampeão brasileiro. Agora, passou em branco.

Em compensação, pela sétima vez seguida o clube paulista garante vaga na Copa Libertadores. Como o rival Palmeiras não se classificou, o São Paulo se torna o time brasileiro com o maior número de participações na história da competição sul-americana - 15 vezes.

Todos os jogadores deixaram o campo aplaudidos e agradeceram os 30 mil torcedores que compareceram ao Morumbi, na tarde deste domingo.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
21min - Escanteio para o Sport, cruzamento na área e Durval, sozinho no segundo pau, chuta de primeira. Rogério Ceni defende
29min - Jorge Wagner recebe na área e chuta forte. Magrão espalma e faz uma grande defesa
32min - Hernanes bate falta em direção à área, ninguém desvia e Magrão se estica todo para espalmar
35min - GOOOOLLLL DO SÃO PAULO!!!! Washington tenta tabelar com Dagoberto. A bola sobra para o camisa 9, e ele chuta rasteiro, no canto esquerdo de Magrão
48min - Jorge Wagner chuta forte, cruzado, e quase marca o segundo. A bola passa, com muito perigo, à esquerda do gol de Magrão
SEGUNDO TEMPO
3min - Miranda curte uma de atacante, pedala, dribla o marcador na área e toca na saída de Magrão, mas a bola vai para fora
7min - GOOOOLLLL DO SÃO PAULO!!!! Rogério Ceni, em cobrança de falta, bate no ângulo esquerdo do gol de Magrão
12min - Cruzamento na área do São Paulo, Vandinho desvia e divide com Rogério Ceni. A bola sobra para Fabiano, e o meia do Sport chuta para fora
19min - GOOOOLLLL DO SÃO PAULO!!!! Hugo cruza na área, Washington domina no peito e chuta forte e de primeira. Um belo gol
44min - GOOOOLLLL DO SÃO PAULO!!!! Junior Cesar recebe na área e rola para Washington. O camisa 9 só toca para a rede, sem goleiro, e fecha a goleada
CLASSIFICAÇÃO INTERATIVA
MAIS SOBRE O SÃO PAULO
LEIA MAIS DO SPORT
"Fica o gostinho de quero mais. Por enquanto foi a despedida do ano. Agora vou sentar para ver meu futuro, avaliar as situações. A prioridade, como eu tinha dito, é sempre de continuar, mas não depende só de mim", comentou Washington, artilheiro da equipe paulista no Brasileirão, com 17 gols. Seu contrato se encerra agora e ele pode sair. A torcida gritou "Fica, W9".

Do outro lado, o Sport entrou em campo somente para cumprir tabela, pois já está rebaixado. Completou oito partidas sem vitória e acaba o Nacional com 31 pontos e a pior campanha.

O jogo
No primeiro tempo, as duas equipes erraram muitos passes e o duelo demorou para ganhar emoção. Tanto é que a maior manifestação da torcida aconteceu quando o placar anunciou o gol do Grêmio contra o Flamengo.

A primeira chance de gol foi do Sport, e Rogério Ceni fez uma boa defesa após Durval chutar de dentro da área.

Os donos da casa responderam com Jorge Wagner, que tabelou com Dagoberto e finalizou forte, de dentro da área. Magrão fez grande defesa.

Aos 33min, Moacir puxou Jorge Wagner pela camisa e foi expulso, pois já tinha o amarelo. Dois minutos depois, Washington abriu o placar. Ele tentou tabelar com Dagoberto, pegou a sobra e bateu rasteiro no canto.

Aos 39min, foi a vez da equipe paulista ter um atleta expulso. Renato Silva parou o lance no meio-campo e, como também já havia sido advertido, recebeu o segundo amarelo e o vermelho.

Com dez para cada lado, o time pernambucano tentou se arriscar mais no ataque, mas sem causar problemas a Ceni. "A gente não foi mal. Depois que o Renato foi expulso, esquecemos que estávamos com uma linha de dois zagueiros e eles chegaram um pouco mais", observou o beque André Dias, no intervalo.

O São Paulo dominou a etapa final e não demorou a ampliar a vantagem. Aos 7min, Dagoberto fez fila pelo meio e foi derrubado próximo à linha da grande área. A torcida gritou "Rogério", e o capitão atravessou o campo para bater a falta com perfeição.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"A hegemonia de cinco anos seguidos dos paulistas, felizmente, foi para o espaço"
BLOG DO JUCA KFOURI
Aos 19min, um golaço de Washington. O camisa 9 recebeu a assistência de Hugo, dominou no peito e bateu de primeira, sem chances de defesa.

Para garantir a goleada, aos 44min Junior Cesar recebeu na área e rolou para Washington. O centroavante só tocou para o gol, sem goleiro, e fechou 2009 com 32 tentos.

SÃO PAULO 4 X 0 SPORT

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias (Zé Luis) e Miranda; Jean, Arouca, Hernanes, Hugo (Junior Cesar) e Jorge Wagner; Dagoberto (Marlos) e Washington
Técnico: Ricardo Gomes

SPORT
Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Hamilton, Fabiano (Jonas), Fininho (Freire) e Dutra; Vandinho (Arce) e Wilson
Técnico: Levi Gomes

Data: 6/12/2009, domingo
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Ênio Ferreira de Carvalho e César Augusto de Oliveira Vaz (ambos do DF)
Público: 30.937 pagantes
Renda: R$ 1.136.575,00
Gols: Washington, aos 35min do primeiro tempo; Rogério Ceni, aos 7min, e Washington, aos 19min e 44min do segundo tempo
Cartões amarelos: Renato Silva (SP), Zé Luis (SP); Moacir (S), Vandinho (S), César
Cartões vermelhos: Moacir (S) e César (S); Renato Silva (SP)

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host