UOL Esporte Futebol
 
06/12/2009 - 19h14

Flu empata com o Coritiba, segue na elite e rebaixa paranaenses no ano do centenário

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
O Fluminense jogou para escanteio toda as previsões matemáticas. Ao empatar em 1 a 1 com o Coritiba, na tarde deste domingo, no Couto Pereira, o Tricolor, dado como virtual rebaixado, se manteve na elite do futebol nacional. Os paranaenses, que comemoravam o ano do seu centenário, terão que disputar a Série B em 2010. Marquinho fez o gol dos visitantes, enquanto Pereira marcou para os donos da casa.

Com o empate, o Fluminense terminou na 16ª posição, com 46 pontos, enquanto o Coritiba encerrou sua participação na Série A, na 17ª posição, com 45. No fim da partida, frustrados, os torcedores do Coxa Branca invadiram o gramado e tentaram agredir o árbitro Leandro Pedro Vuaden. A polícia tentou conter e uma grande briga aconteceu dentro de campo.

Antes de a bola rolar, uma cena inusitada no Couto Pereira. Como o Fluminense atrasou sua entrada em campo, o hino do Estado do Paraná e também do Brasil foram tocados apenas com o time do Coritiba e os árbitros perfilados. Quando entrou em campo, o Tricolor, obviamente, foi muito vaiado pelos torcedores do Coxa Branca, que gritaram: "Vergonha". Tudo isso retardou o início do jogo em 12 minutos.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
48seg - Marcelinho Paraíba cruza da esquerda, Rafael vacila, Renatinho chuta, a bola bate em Dalton e sobra limpa para Marcos Aurélio, que desperdiça uma chance incrível.
21min - Darío Conca bate escanteio, Dalton raspa de cabeça e a bola chega até Fred, que manda para o gol. Jéci salva em cima da linha. Os jogadores do Fluminense ficaram pedindo gol.
27min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Na cobrança de falta, Fred rola a bola para Marquinho, que manda uma "bomba" no canto esquerdo de Vanderlei.
35min - GOOOOLLLL DO CORITIBA!!! Marcelinho Paraíba cobra falta para dentro da área, Pereira sobe e cabeceia a bola para o fundo da rede.
SEGUNDO TEMPO
8min - Marcelinho Paraíba carrega a bola e chuta para a boa defesa de Rafael no canto direito.
32min - Carlinhos Paraíba cruza da esquerda, Rafael sai de soco, alivia e salva o Fluminense.
36min - Marcelinho Paraíba recebe a bola dentro da área, gira e chuta para a boa defesa de Rafael.
PÁGINA DO CORITIBA
PÁGINA DO FLUMINENSE
PÁGINA DO BRASILEIRÃO
Precisando da vitória para não depender do resultado do Botafogo contra o Palmeiras, o Coritiba, empurrado pela sua torcida, começou a partida pressionando o Fluminense. Logo aos 48 segundos, o time paranaense teve uma grande chance para abrir o placar.

O Fluminense, por sua vez, podendo empatar para seguir na elite do futebol nacional, iniciou o jogo de forma cautelosa. Porém, aos poucos, a pressão do Coritiba foi acabando e o Tricolor começou a se soltar mais na partida.

Nessas idas aos ataque, o Fluminense, aos 21, reclamou de um gol. A arbitragem considerou que Jéci salvou em cima da linha. Porém, seis minutos depois, Marquinho colocou o Tricolor em vantagem: 1 a 0.

Atrás no placar, o Coritiba se perdeu um pouco em campo. Só que aos 35 minutos, num lance de bola parada, Pereira deixou tudo igual. Com o empate do Botafogo com o Palmeiras em 0 a 0, os dois times foram para o intervalo garantidos na Série A em 2010.

O Fluminense usou a mesma artimanha de etapa inicial e demorou para retornar. Com isso, o intervalo, que dura 15 minutos, levou cerca de 20. Essa situação irritou o técnico do Coritiba, Ney Franco. "Eles não precisam disso. Isso precisa acabar no futebol brasileiro", reclamou.

O gol do Botafogo sobre o Palmeiras, logo no início do segundo tempo, deixou a partida entre Fluminense e Coritiba dramática. Isso porque, o resultado do Engenhão estava rebaixando os paranaenses. Porém, uma virada do Coxa Branca colocaria o Tricolor entre os quatro últimos do Campeonato Brasileiro.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Um 1 a 1 que valeu como uma goleada para o Fluminense"
BLOG DO JUCA KFOURI
Logo depois, o Botafogo fez o segundo sobre o Palmeiras. A partir daí, Coritiba e Fluminense, mais do que nunca, virou um confronto direto contra o rebaixamento. Precisando da vitória a qualquer custo, os paranaenses partiram para cima dos cariocas.

Com o passar do tempo, o jogo ficou ainda mais tenso. O Coxa Branca tentava, de qualquer maneira, o gol da salvação. O Fluminense, totalmente recuado, apenas se segurou e, mesmo passando um enorme sufoco, assegurou sua permanência na elite do futebol nacional em 2010. Os paranaenses, no ano do seu centenário, amargaram o rebaixamento.

CORITIBA 1 x 1 FLUMINENSE

Coritiba
Vanderlei; Rodrigo Heffner (Márcio Grabriel), Jéci, Pereira e Renatinho; Jaílton, Leandro Donizete, Pedro Ken (Carlinhos Paraíba) e Marcelinho Paraíba; Marcos Aurélio e Ariel (Rômulo).
Técnico: Ney Franco

Fluminense
Rafael; Gum, Dalton e Cássio; Mariano, Diogo, Maurício, Darío Conca e Marquinho (Dieguinho); Alan (Adeílson, depois Equi González) e Fred.
Técnico: Cuca

Data: 06/12/2009 (domingo)
Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG) e Paulo Ricardo Silva Conceição (RS)
Cartões amarelos: Leandro Donizete, Jaílton e Marcelinho Paraíba (Coritiba). Dalton, Rafael, Marquinho, Equi González e Darío Conca (Fluminense).
Gols: Marquinho, aos 27 minutos; e Pereira, aos 35 minutos do primeiro tempo. Fluminense completou o 'milagre' e garantiu sua permanência na Primeira Divisão

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host
    %>