UOL Esporte Futebol
 
05/12/2009 - 21h29

Na despedida do Brasileiro, Avaí bate Náutico e supera campanha do maior rival

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em ritmo de férias, o Avaí se apegou ao objetivo de superar o rival Figueirense em sua melhor campanha no Campeonato Brasileiro e venceu o Náutico, por 1 a 0, em pleno estádio dos Aflitos, neste sábado. Em crise financeira e já rebaixado para a Série B, o time pernambucano se despediu da primeira divisão com mais uma derrota, a 20ª da competição.

O Avaí completa um dos anos mais vitoriosos de toda sua história. No primeiro semestre, conquistou o Campeonato Estadual, quebrando um jejum de 11 anos sem títulos. No Campeonato Brasileiro, o time catarinense conquistou a inédita vaga na Copa Sul-Americana.

O resultado deste sábado o levou ainda a superar o Figueirense em sua melhor campanha na competição nacional, que aconteceu em 2007, com 57 pontos, 15 vitórias e oito gols de saldo. Com a vitória, o Avaí alcançou os mesmo números de pontos e vitórias do rival, porém terminou com maior saldo de gols (nove).

Tal objetivo foi inclusive citado pelo meia Marquinhos, durante o intervalo, quando o time já estava à frente no placar. "Muitos falam que a gente não tem mais objetivo, mas é um jogo importantíssimo para nós, pois queremos terminar na frente do nosso rival e superar a campanha deles [Figueirense] no Brasileiro", analisou.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
14min -Mariano Torres espera ultrapassagem de Wellington e lança. O lateral-esquerdo cruza para Ferreira, que desvia com a ponta dos pés. A bola vai muito perto do travessão
16min -Nilson recebe pela direita, passa por dois marcadores e rola para trás. Ferreira chuta forte e a bola passa muito perto, à esquerda do gol
19min -O atacante Ferreira aproveita cruzamento preciso da direita e de dentro da área cabeceia em cima do goleiro Eduardo Martini
26min -Marquinhos deixa Cristian na cara do gol. O atacante, porém, tira muito do goleiro e desperdiça a chance. A bola passa à esquerda do goleiro Gledson
35min - GOOOOOLLLLL DO AVAÍ!!! Cristian toca para Eltinho que, de dentro da área, acerta um belo chute cruzado, sem chances para o goleiro Gledson
SEGUNDO TEMPO
8min - Medina avança pela direita, entra na área e bate forte. A bola vai na rede pelo lado de fora assustando o goleiro Gledson
33min - Marquinhos cobra falta da entrada da área. Gledson, bem posicionado, faz a defesa sem muito esforço
LEIA NOTÍCIAS DO AVAÍ
LEIA NOTÍCIAS DO NÁUTICO
VEJA PÁGINA DO BRASILEIRO
A equipe do Avaí não pôde contar com Silas no banco de reservas. O técnico, que esteve na Europa fazendo um estágio com Manuel Pellegrini, do Real Madrid, não conseguiu chegar a tempo no jogo. Com isso, seu irmão Paulo Pereira comandou o time na vitória sobre o Náutico. Silas, inclusive, praticamente já acertou sua transferência para o Grêmio.

Por outro lado, o Náutico vive momento de eleição e passa por uma situação complicada também fora de campo. O próprio presidente do clube, Maurício Cardoso, disse nesta semana que já existe o atraso de dois meses de salário dos funcionários, com risco de chegar ao terceiro. Depois de três anos, o time pernambucano volta a disputar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2010.

As duas equipes entraram em campo com muitos desfalques, alguns por necessidade, outros por mera opção. Pelo lado do Náutico, o goleiro Eduardo, o lateral-direito Sidny, os zagueiros Asprilla e Marcio e os meias Dinda e David já haviam ganho férias, assim como Caio e o Luiz Ricardo, pelo Avaí. Além disso, o volante Léo Gago, que já acertou sua transferência para o Vasco, não viajou com a equipe.

O jogo
O primeiro momento de perigo na partida aconteceu aos 14min, a favor dos donos da casa. O argentino Mariano Torres esperou a ultrapassagem de Wellington e lançou o lateral-esquerdo, que cruzou para Ferreira. O atacante desviou com a ponta dos dedos e a bola passou muito perto do travessão. O mesmo Ferreira perdeu outra boa oportunidade logo em seguida, cabeceando em cima do goleiro Eduardo Martini, de dentro da área.

Até o momento, assim como em todo primeiro tempo, Náutico e Avaí faziam uma partida bastante aberta. No lance seguinte, os visitantes responderam. O meia Marquinhos deixou Cristian na cara do gol. O atacante do Avaí, porém, tirou demais do goleiro e a bola passou à esquerda do gol.

A partir daí, o time pernambucano começou a controlar as ações ofensivas do jogo, empurrando o Avaí para seu campo. Patrick abusou do preciosismo e perdeu a chance de abrir o placar. E o gol fez falta. Em um lance de contra-ataque do clube catarinense, Cristian tocou para Eltinho que, de dentro da área, acertou um belo chute cruzado, sem chances para o goleiro Gledson.

Pouco antes do início do segundo tempo, o árbitro da partida, João Alberto Gomes Duarte, reuniu os 22 jogadores das duas equipes para anunciar sua despedida da profissão após 15 anos de carreira. Depois de um breve discurso, ele recebeu o cumprimento de todos que estavam em campo. Ao contrário do primeiro tempo, a etapa final foi pouco movimentada. Com poucas chances de gol, os jogadores abusaram de errar o alvo e a partida acabou mesmo com a vitória do Avaí.

Ao fim do jogo, o meio-campo Aílton, do Náutico, lamentou as chances desperdiçadas pela equipe e a derrota nos Aflitos. "Infelizmente mais um resultado que a gente não queria. Mas é o futebol, é assim, se você não aproveita as chances, o outro time vai lá e faz. Foi o que aconteceu", afirmou.

NÁUTICO 0 x 1 AVAÍ

Náutico
Gledson; Patrick, Vágner Silas (Cláudio Luiz), Onildo e Wellington (Michel); Nilson, Douglas Maia, Mariano Torres e Ailton; Carlinhos Bala e Ferreira (Kuki).
Técnico: Geninho

Avaí
Eduardo Martini; Rafael, Augusto e Emerson; Medina, Wendell, Ferdinando, Marquinhos, Muriqui (Gustavo) e Eltinho (Marcus Winícius); Cristian (Roberto).
Técnico: Paulo Pereira

Data: 05/12/2009 (sábado)
Local: estádio dos Aflitos, em Recife (PE)
Árbitro: João Alberto Gomes Duarte (RN)
Auxiliares: Lorival Cândido das Flores (RN) e Griselildo de Souza Dantas (PB)
Público: 2.830 pagantes
Cartões amarelos: Wendell (AVA), Nilson (NAU)
Gols: Eltinho, aos 35min do primeiro tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host