UOL Esporte Futebol
 

Alexandre Durão/UOL

Jóbson marcou dois gols contra o São Paulo e acabou expulso por tirar a camisa

22/11/2009 - 19h05

Botafogo vence e evita zona da degola; São Paulo "seca" Fla e mantém topo

Do UOL Esporte
Em São Paulo *
Botafogo e São Paulo precisavam da vitória por objetivos distintos. A necessidade do êxito fez do duelo no Engenhão um encontro recheado de emoções e gols. Aos 44 min do segundo tempo, o Botafogo marcou o gol da vitória, por 3 a 2, gol que teve sabor amargo para o São Paulo, que desperdiçou chance de aumentar a vantagem na liderança.

Líder, o São Paulo segue dependendo de suas próprias forças para ser campeão. O Flamengo, segundo colocado, empatou com o Goiás, no Maracanã, 0 a 0.

O Botafogo respira aliviadamente. A equipe segue à frente do Fluminense, que derrotou o Sport. Derrota ou empate no Engenhão deixariam o Botafogo na zona de rebaixamento.

Os dois times adotaram posturas ofensivas no início de jogo. Sem Dagoberto, Hugo e Borges no ataque, todos suspensos, Marlos foi o escolhido para atuar ao lado de Washington.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
9min - Bomba de Juninho em cobrança de falta. Ceni espalma
15min - GOOOOOOOL DO BOTAFOGO - Jóbson avança pela esquerda, corta para dentro, na entrada da área e desfere uma bomba no ângulo. Golaço!
42min - Marlos corta para dentro da área e finaliza com o pé direito. Jefferson se estica para impedir o gol
45min - Dentro da área e sem marcação, Jóbson chuta cruzado, para fora do gol.
47min - Miranda avança e chuta. Bola bate na trave
49min - GOOOOOOL DO SÃO PAULO - Junior Cesar cruza. Washington, de cabeça, manda no canto direito de Jefferson.
SEGUNDO TEMPO
10min - GOOOLLL DO SÃO PAULO!!! Washington fez o pivô, tocando a bola para Jorge Wagner, que arrematou.
13min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Jóbson constroi a jogada dentro da area. Ele manda para a pequena área. Renato, em cima da linha, cabeceia para o gol.
28min - De fora da área, Hernanes chuta no travessão.
44min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Jóbson dispara em jogada de contra-ataque, dribla marcador e manda uma bomba, no meio do gol
MAIS SOBRE O BOTAFOGO
LEIA MAIS SOBRE O SÃO PAULO
Do outro lado, a dupla de ataque do time carioca, composta por Jóbson e Reinaldo, demonstrava sintonia. Em jogada dos dois atacantes, o Botafogo abriu o marcador aos 15 min da etapa inicial. Jóbson encarou Renato Silva, cortou o zagueiro e desferiu lindo chute, no ângulo, fora da área.

Movimentado na primeira etapa, o jogo sofreu pausa somente quando o árbitro Sandro Ricci concedeu tempo técnico para que os jogadores se hidratassem na lateral do campo.

No reinício, o São Paulo passou a ter total domínio desde então. Com pressa para tirar a desvantagem, a equipe paulista criticou a conduta dos gandulas no Engenhão, dizendo que eles estavam retardando a reposição de bola. Um gandula foi expulso pelo árbitro.

O Botafogo avançava basicamente em contra-ataques no final do primeiro tempo, perdendo gol incrível com Jóbson.

A pressão tricolor foi recompensada, e aos 49 min da etapa inicial, o São Paulo chegou ao empate. Junior Cesar cruzou na cabeça de Washington, que acertou no canto esquerdo de Jefferson.

No segundo tempo, o São Paulo manteve o ritmo deixado no final da etapa inicial. A virada ocorreu aos 10 min, com Jorge Wagner. Washington fez o pivô, tocando a bola para o camisa 7, que arrematou.

O Botafogo não ficou muito tempo atrás. Renato empatou aos 13 min, após mais uma boa jogada de Jóbson, que construiu todo o lance. O São Paulo reclamou, pedindo impedimento.

Os dois gols em sequência fervilharam o jogo. A vitória parcial do Fluminense sobre o Sport incomodava o Botafogo, que seguia para a zona de rebaixamento. Apressado, o Botafogo passou a ter mais um jogador em campo; Richarlyson foi expulso por falta em Victor Simões.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Estava ótimo para o Botafogo e para o...Flamengo"
BLOG DO JUCA KFOURI
Com dez em campo, o São Paulo investiu nos contra-golpes. E quando chegava, levava perigo a Jefferson. Hernanes chutou no travessão.

Bem em campo, Victor Simões ameaçava a defesa do São Paulo. O time paulista voltou a se igualar em número de jogadores. O zagueiro Juninho foi expulso após falta em Wellington. O nível da partida caiu nos minutos finais.

Porém, já aos 44 min da segunda etapa, Jóbson aproveitou contra-ataque e recolocou o Botafogo à frente no placar. O atacante comemorou tirando a camisa e recebeu cartão vermelho por isso.

BOTAFOGO 3 X 2 SÃO PAULO

BOTAFOGO
Jefferson; Alessandro, Wellington, Juninho e Diego; L. Guerreiro, Renato (Jônatas), Fahel (Rodrigo Dantas) e Lucio Flavio; Jóbson e Reinaldo (Victor Simões)
Técnico: Estevam Soares

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Renato Silva, Miranda e Richarlyson; Adrián González (Wellington), Arouca (Zé Luís), Hernanes, Jorge Wagner e Junior Cesar; Marlos (Henrique) e Washington
Técnico: Ricardo Gomes

Data: 22/11/2009 (domingo)
Local: estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Sandro Ricci (DF)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Alessandro Rocha de Matos (BA)
Cartões amarelos: Renato, Jóbson (BOT), Renato Silva, Richarlyson, Wellington, Miranda (SP)
Cartões vermelhos: Richarlyson (SP), Juninho, Jóbson, Dantas (BOT)
Gols: Jóbson, aos 15 min do primeiro tempo, Washington, aos 49 min do primeiro tempo; Jorge Wagner, aos 10 min do segundo tempo; Renato, aos 13 min do segundo tempo, Jóbson, aos 44 min do segundo tempo

* Texto atualizado às 21h32

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host