UOL Esporte Futebol
 
22/11/2009 - 18h56

Convincente, Santos goleia Coritiba, afasta risco de queda e complica rival

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A vitória no duelo da Vila Belmiro tinha uma importância maior do que apenas a conquista de três pontos. Significava colocar ponto final em qualquer possibilidade de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. E o Santos atingiu seu objetivo. Com uma apresentação convincente e dois gols de Neymar, sendo um golaço, derrotou o Coritiba por 4 a 0 e afastou o risco de queda. Já o rival paranaense ainda convive com a ameaça do descenso.

O resultado é um alívio para os santistas. A duas rodadas para o encerramento, a equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo soma 48 pontos, seis a mais que o Fluminense, 17º e primeiro da zona degola. Na próxima rodada, pega o Avaí, em Florianópolis. "Conseguimos acabar com essa especulação [de queda]. Mostramos um bom futebol. Espero que isso ocorra nos últimos jogos", comentou Madson, um dos destaques da partida.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
8min - Pará cruza com perfeição para Paulo Henrique, que cabeceia e vê Vanderlei evitar o primeiro dos santistas.
17min - Pressão santista. Kléber Pereira recebe de Paulo Henrique e bate forte. A bola passa com muito perigo, assustando o goleiro Vanderlei.
22min - GOOOOOLLLLL DO SANTOS!!! Madson cobrou falta de longa distância. A bola quica dentro da área, passa por todo mundo e vai para o fundo da rede.
25min - GOOOOOLLLLL DO SANTOS!!! Kléber Pereira é lançado por Madson, domina no peito e faz o segundo dos paulistas.
33min - Neymar recebe passe preciso de Paulo Henrique, mas bate em cima do goleiro Vanderlei e desperdiça a chance de fazer o terceiro.
46min - Neymar lança para Pará que rola para Mádson na segunda trave. Na cara do gol e sem goleiro, Mádson manda a bola para fora.
SEGUNDO TEMPO
11min - Neymar cobra falta no canto esquerdo de Vanderlei, que faz complicada defesa e evita mais um do Santos.
19min - GOOOOOLLLLL DO SANTOS!!! Neymar recebe passe de Madson e toca para o fundo das redes. 3 a 0.
23min - Neymar mostra habilidade pelo lado esquerdo e é derrubado dentro da área. Pênalti. Kléber Pereira bate, mas Vanderlei defende e evita o quarto dos rivais.
43min - GOOOOOLLLLL DO SANTOS!!! Neymar toca por cima de Vanderlei e faz um golaço, selando a importante vitória do time santista.
CLASSIFICAÇÃO INTERATIVA
LEIA MAIS DO SANTOS
LEIA MAIS DO CORITIBA
O Coritiba, por outro lado, vive uma situação complicada. Soma 44 e depende apenas de si para se livrar do rebaixamento. Apesar disso, terá dois adversários complicados. No próximo domingo, terá pela frente o Cruzeiro, que lutar por uma vaga na Libertadores, em pleno Mineirão. Uma semana depois, pega o Fluminense, outro na briga contra a queda, em casa.

Diante disso, o triunfo era questão de obrigação. Mas parece que só o Santos encarou a partida como uma espécie de "decisão". Diferentemente do que ocorreu em boa parte do Brasileiro, o Santos mostrou um bom futebol. Tomou a iniciativa da partida e foi melhor desde os primeiros minutos. Neymar e Madson se movimentavam bastante. Além disso, marcava a saída de bola.

O que se viu foi um amplo domínio santista, que criou inúmeras chances. Paulo Henrique e Kléber Pereira poderiam ter aberto o marcador. De tanto insistir, chegou ao seu primeiro gol. Aos 22min, Madson cobrou falta de longa distância. Ninguém cortou, e a bola foi parar no fundo das redes. Apenas três minutos depois, Kléber Pereira foi lançado, dominou e ampliou.

O Coritiba não se encontrava em campo. E Ney Franco decidiu mexer em sua equipe. Sacou o zagueiro Pereira e colocou o atacante Marcos Aurélio. Nada disso adiantou. Os paranaenses continuaram dando espaços para o rápido ataque santista, que teve a oportunidade de ir para o vestiário com uma goleada. Desperdiçou uma série de oportunidades.

Na melhor, nos acréscimos do primeiro tempo, Pará fez bela jogada pela direita e encontrou Madson livre na pequena na área, mas, por incrível que pareça, o atacante errou. "Nossa equipe está jogando bem. Estamos marcando, pressionando e não estamos deixando o Coritiba jogar. Mas não podemos errar gols. Precisamos matar a partida", comentou o próprio Madson.

Foi justamente o que o Santos fez. Manteve a mesma ofensividade. Aos 19min, Neymar marcou o terceiro, após excelente jogada de Madson pelo lado esquerdo. E poderia ter ampliado. Aos 23min, Neymar foi derrubado dentro da área. Pênalti. Kléber Pereira bateu, mas viu o goleiro Vanderlei defender e evitar um placar mais elástico. No final, aos 43min, Neymar mostrou qualidade, fez um golaço e selou a goleada. 4 a 0.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Madson foi o nome do jogo"
BLOG DO JUCA KFOURI

SANTOS 4 X 0 CORITIBA

Santos
Felipe; Pará, Eli Sabiá, Adaílton e Léo (Triguinho); Rodrigo Mancha, Rodrigo Souto, Madson (Robson) e Paulo Henrique; Neymar e Kléber Pereira (Jean)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Coritiba
Vanderlei; Rodrigo Heffner, Pereira (Marcos Aurélio), Jeci e Luciano Amaral; Jaílton, Leandro Donizete, Makelele e Carlinhos Paraíba (Thiago Gentil); Marcelinho Paraíba e Rômulo (Bruno Fressato)
Técnico: Ney Franco

Data: 22/11/2009
Horário: 17h (de Brasília)
Local: estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG/Fifa)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG/Fifa) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Cartões amarelos: Madson e Léo (Santos); Pereira, Rodrigo Heffner e Jeci (Coritiba)
Gols: Madson, aos 22min, e Kléber Pereira, aos 25min do primeiro tempo; Neymar, aos 19min e aos 43min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host