UOL Esporte Futebol
 

Folha Imagem

Ronaldo marcou o seu, mas não evitou a derrota do Corinthians para o Náutico

21/11/2009 - 21h29

Com um a menos, Náutico vence o Corinthians e respira na degola

Bruno Thadeu
Em São Paulo
O Corinthians entrou em campo neste sábado sem nenhuma pressão, a ponto de Mano Menezes lançar várias experimentações. O conforto alvinegro contrastava com o desespero do Náutico, ameaçado. Na despedida da equipe paulista do Pacaembu, o que se viu foi um jogo alucinante. O Corinthians chegou a virar o marcador, fazendo 2 a 1, mas quando tinha um jogador a mais em campo, cedeu virada ao Náutico, que venceu o jogo por 3 a 2, triunfo que mantém chances de seguir na elite.

O gol da virada do Náutico ocorreu aos 47 min do segundo tempo, com Aílton, em pênalti cometido por Escudero.

Apesar da necessidade de vencer para manter vivo o sonho de permanecer na Série A do Brasileiro, o Náutico tratou de se segurar no início do jogo, evitando se expor defensivamente, ameaçando pouco o Corinthians.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
14min - Ronaldo cobra falta de forma despretenciosa. Bola bate no travessão, assustando Glédson.
18min - Patrick faz boa jogada e cruza rasteiro. Rafael Santos intercepta.
34min - Jorge Henrique corta marcador na entrada da área e chuta desequilibrado. Bola passa perto do travessão.
39min - GOOOOOOOL DO NÁUTICO Cruzamento na área. Bruno Mineiro sobre mais que a zaga e cabeceia no canto direito de Rafael Santos.
46min - Bruno Mineiro tenta tirar Rafael Santos na área, mas erra finalização.
SEGUNDO TEMPO
4min - GOOOOOOOL DO CORINTHIANS - Dentro da área, Ronaldo de cabeça marcou. Glédson ainda tocou na bola, mas não evitou o gol.
6min - Ronaldo recebe na entrada da área, supera marcadores e chuta cruzado de esquerda. Bola passa perto da trave.
10min - Novamente Ronaldo. Chute na entrada da área passa perto do gol, no canto esquerdo de Glédson.
13min - Edno manda bomba no ângulo. Glédson faz linda defesa.
25min - GOOOOOOOL DO CORINTHIANS Ronaldo fingiu que jogaria a bola para área em cobrança de falta e deu leve toque para Elias, que mandou chute com força para o gol.
28min - Ronaldo abusa do preciosismo e desperdiça excelente chance. Cara a cara com Glédson, o camisa 9 tentou fazer por cobertura, mas sem sucesso.
40min - GOOOOOOOL DO NÁUTICO - Carlinhos Bala recebe dentro da área e toca no canto esquerdo de Rafael Santos, que ainda saltou para evitar o gol.
47min - GOOOOOOOL DO NÁUTICO - Com paradinha, Aílton converte cobrança de penalidade.
LEIA NOTÍCIAS DO CORINTHIANS
LEIA NOTÍCIAS DO NÁUTICO
VEJA PÁGINA DO BRASILEIRO
O ataque do time paulista, porém, não incomodava o goleiro Glédson. Ronaldo e Edno não acertavam tabelas e finalizações a gol.

As alterações e improvisações promovidas por Mano trouxeram instabilidade ao Corinthians no começo de jogo. Posicionado como ala-esquerda, Jorge Henrique criou, tentou dribles, mas o time não respondia.

O atacante Marcelinho foi testado na lateral-direita. De volta após sete meses afastado por lesão, o lateral argentino Escudero atuou pratiamente como um zagueiro.

Mais organizado no primeiro tempo, o time pernambucano chegou ao gol em sua primeira boa chance de gol. O atacante Bruno Mineiro aproveitou cruzamento e cabeceou no canto direito de Rafael Santos. No final da primeira etapa, o Náutico ainda desperdiçou excelente chance de ampliar, com Bruno Mineiro.

FÓRUM

Jogos completam a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro!
Insatisfeito com a produção do ataque, Mano decidiu aumentar efetivo no setor. Edu deu lugar a Souza. A mudança fez o Corinthians empurrar o Náutico. E o gol de empate não tardou. Explorando seu ponto fraco, como o próprio Ronaldo costuma dizer, o Fenômeno marcou de cabeça, igualando o marcador, aos 4 min do segundo tempo.

O gol animou o Corinthians, que iniciou pressão sobre o Náutico, algo que não ocorreu nos 45 min iniciais. Em duas belas jogadas, Ronaldo quase desempatou.

Acuado, o Náutico ainda sofreu com a perda de Bruno Mineiro, expulso após falta cometida em Marcelinho.

Isolado na área, Carlinhos Bala pouco fazia, sendo monitorado por Diego e Paulo André.

Com um a mais em campo, o Corinthians conseguiu a virada. Ronaldo fingiu que jogaria a bola para área em cobrança de falta e deu leve toque para Elias, que mandou chute com força para o gol.

Desde então, o jogo consistiu basicamente em ataque do Corinthians contra defesa do Náutico. Por preciosismo, Ronaldo desperdiçou chance de fazer 3 a 1. O castigo veio minutos depois.

Quando parecia entregue em campo, o Náutico ressurgiu, empatando a partida com Carlinhos Bala, algoz corintiano na Copa do Brasil de 2008. Mesmo com um a menos, o Náutico arrancou forças para tentar a virada, mas Rafael Santos impediu gol de Michel, em cobrança de falta no final do jogo.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Com um a menos, o Timbu virou e sobreviveu. Heroicamente."
BLOG DO JUCA KFOURI
O inimaginável ocorreu. No último lance do jogo, Escudero cometeu pênalti em Aílton. Na cobrança, Aílton marcou, sacramentando a vitória do Náutico, que depende de tropeços de outros times para seguir na elite.

CORINTHIANS 2 X 3 NÁUTICO

Corinthians
Rafael Santos; Diego, Paulo André e Escudero; Marcelinho (Dodô), Edu (Souza), Elias, Boquita e Jorge Henrique; Edno (Jadson) e Ronaldo.
Técnico: Mano Menezes

Náutico
Glédson; Patrick, Márcio, Asprilla (Michel) e Anderson (Anderson Lessa); Rudnei, Nilson, Aílton e Juliano (Wagner); Carlinhos Bala e Bruno Mineiro.
Técnico: Geninho

Data: 21/11/2009 (sábado)
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Alicio Pena Júnior (MG)
Auxiliares: Celso Luis da Silva e Marcos Vinícius Gomes (ambos de MG)
Cartões amarelos: Aílton e Juliano (NAU), Ronaldo, Diego e Escudero (COR)
Cartões vermelho: Bruno Mineiro (NAU)
Gols: Bruno Mineiro, aos 39 min do primeiro tempo; Ronaldo, aos 4 minutos do segundo tempo, Elias, aos 25min do segundo tempo; Carlinhos Bala, aos 40 min do segundo tempo; Aílton, aos 47 min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host