UOL Esporte Futebol
 

Albari Rosa/Agência de Notícias Gazeta do Povo/AE

Leonardo Silva (e) marcou o gol de empate do Cruzeiro aos 45min do 2º tempo

21/11/2009 - 21h29

Cruzeiro empata com o Atlético-PR no final, mas não entra no G4

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Em meio à expectativa de uma definição do técnico Adilson Batista, prevista para a próxima terça-feira, sobre a sua permanência no clube em 2010 ou transferência para o Grêmio, o Cruzeiro não conseguiu vencer o Atlético-PR, na noite deste sábado, na Arena da Baixada. O empate, em 1 a 1, castigou as duas equipes, pois impediu o Cruzeiro de "dormir" no G4 e não foi suficiente para afastar definitivamente o risco de rebaixamento do rubro-negro paranaense.

O primeiro tempo foi frio e sem grandes lances. No segundo tempo, no entanto, a partida mudou e terminou de forma dramática e tumultuada. Aos 29min, Marcinho fez o gol que deixaria o Atlético-PR livre em relação ao rebaixamento, mas, aos 45min, o zagueiro Leonardo Silva empatou a partida.

Com o ponto somado diante do Cruzeiro, o Atlético-PR manteve-se na 15ª posição, com 44, a mesma pontuação de Vitória e Coritiba, que ainda jogarão pela 36ª rodada, contra Grêmio Barueri e Santos, respectivamente. O Botafogo, o último clube fora da zona de risco, receberá o São Paulo, no Engenhão, e se vencer o líder poderá se igualar ao rubro-negro paranaense.

O veterano Paulo Baier lamentou o gol cruzeirense no final da partida, que tirou uma vitória que parecia certa. "É jogo de campeonato, é bola para o mato. Infelizmente, eles vieram para cima com tudo, mas a gente sai de cabeça erguida e no próximo jogo temos condição e pedimos outra vez o apoio da torcida contra o Botafogo", observou.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
11min - Contra-ataque celeste. Wellington Paulista ajeita a bola para Thiago Ribeiro, que avançou, mas bateu fraco, facilitando a defesa do goleiro Galatto.
15min - Foi a vez do time da casa contra-atacar. Marcinho recebeu a bola pela esquerda, avançou e chutou forte, mas mandou a bola na rede pelo lado de fora.
21 min - Wesley chutou forte e de longe. O goleiro Fábio fez a defesa, desviando a bola para escanteio.
46min - Paulo Baier cobrou a falta, obrigando Fábio a fazer mais uma defesa importante.
SEGUNDO TEMPO
1min - Paulo Baier toma a bola de Marquinhos Paraná no meio-campo, liga o contra-ataque, tocando para Walyson, que chutou forte, mas errou o alvo.
6min - Nei recebeu a bola da direita, cruzou e Marcinho, livre, cabeceou de cima para baixo. A bola passou por cima do travessão.
29min GOOOLLL DO ATLÉTICO-PR!!! - Marcinho aproveitou cruzamento da esquerda e, dessa vez, acertou o alvo.
45min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!!Gilberto cobrou escanteio, da esquerda, e Leonardo Silva venceu os zagueiros adversários e empatou a partida.
LEIA NOTÍCIAS DO ATLÉTICO-PR
LEIA NOTÍCIAS DO CRUZEIRO
VEJA PÁGINA DO BRASILEIRO
O Cruzeiro, por sua vez, chegou aos mesmos 56 pontos de Internacional e Atlético-MG, quarto e quinto colocados e que se enfrentarão, neste domingo, no Mineirão, mas continua na sexta posição, por ter desvantagem no saldo de gols. O time celeste enfrentará na próxima rodada o Coritiba, no Mineirão, enquanto o Atlético-PR terá um confronto direto diante do Botafogo.

"Conseguimos com um gol de cabeça com o Leonardo, em um jogo muito disputado, o campo muito escorregadio. Agora, vamos esperar para ver o que vai acontecer no complemento da rodada. Está tudo indefinido ainda e teremos dois jogos que podem acontecer tudo", analisou o goleiro Fábio.

Antes do jogo, a situação de Adilson Batista concentrou as atenções. Na sexta-feira, ele admitiu ter recebido proposta do Grêmio, mas disse que só definirá seu futuro na terça-feira que vem, após ouvir a opinião de sua família. Antes do jogo deste sábado, o presidente celeste, Zezé Perrella, manifestou confiança na permanência do treinador. "Posso dizer que tem 95% de chances de o Adilson ficar", estimou o dirigente.

Adilson Batista, por sua vez, não quis comentar essa situação, antes do início da partida. "O objetivo é aqui, vamos pensar só no jogo", ressaltou. Com a bola rolando, o Cruzeiro enfrentou dificuldades diante de um Atlético-PR, que necessitava da vitória para se livrar da ameaça de queda para a série B, que ainda insiste em rondar o clube.

Gols no 2º tempo

O primeiro tempo começou, como se esperava, com pressão atleticana, procurando utilizar prioritariamente o lado direito de seu ataque, com o veterano Paulo Baier caindo pelo setor, tentando aproveitar os avanços do jovem lateral-esquerdo Diego Renan. A equipe celeste se posicionou mais atrás, marcando forte e tentando explorar os contra-ataques.

Foi assim que Thiago Ribeiro desperdiçou boa chance, ao receber passe de Wellington Paulista, mas chutou fraco, permitindo a defesa do goleiro Galatto. Foi a única finalização a gol do time visitante, ao longo dos 45 minutos, que não foram caracterizados por muitas chances de gols. A maior parte do período teve pressão paranaense, mas sem muitas oportunidades.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O Furacão não está livre do rebaixamento e o Cruzeiro começa a depender de milagre para ir à Libertadores
BLOG DO JUCA KFOURI
Nas vezes em que o Atlético-PR conseguiu concluir, na maioria das vezes de longe, o goleiro Fábio mostrou segurança e fez as defesas. A partida foi disputada, em sua primeira etapa, em ritmo lento. Além disso, o jogo foi truncado, com muitos chutões e "bola para o mato". Ofensivamente, os dois times ficaram devendo no tempo inicial.

Após o término do primeiro tempo, o experiente camisa 10 celeste, Gilberto, resumiu bem o que aconteceu no primeiro tempo na Arena da Baixada. "O Atlético teve muita posse de bola, mas não conseguiu penetrar e, por outro lado, nós não conseguimos colocar a bola no chão, tocar, como normalmente a gente faz", analisou.

O lateral-direito atleticano Nei ressaltou a proposta ofensiva do time da casa de marcar à frente para concluir a gol. "Estamos jogando com os dois laterais avançados, o time está bem e esperamos chegar ao gol", ressaltou o jogador do Atlético-PR.

FÓRUM

Jogos completam a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro!
O panorama do segundo tempo não mudou muito. O Cruzeiro mais se defendia do que qualquer outra coisa, aceitando, na maior parte do tempo, a pressão do time da casa, que criou boas oportunidades. Aos 29, Marcinho, de cabeça, fez o gol do Atlético-PR.

O Cruzeiro partiu para a busca do empate, e conseguiu marcar aos 45min, também de cabeça, por meio de Leonardo Silva. Na sequência, Gilberto, que cruzou a bola para o seu companheiro, foi expulso. Isso revoltou não apenas o veterano jogador, mas também os seus colegas, que cercaram o árbitro Paulo César Oliveira.

ATLÉTICO-PR 1 x 1 CRUZEIRO

Atlético-PR
Galatto; Manoel, Bruno Costa e Rhodolfo; Nei, Valência, Paulo Baier, Marcinho (Fransergio) e Alex Sandro; Wesley (Marcelo) e Walyson (Alex Mineiro)
Técnico: Antônio Lopes

Cruzeiro
Fábio; Jonathan (Athirson), Leonardo Silva, Gil e Diego Renan; Fabrício (Eliandro), Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista (Leandro Lima)
Técnico: Adilson Batista

Data: 21/11/2009 (sábado)
Local: Estádio Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Márcio Luiz Augusto e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP)
Cartões amarelos: Leonardo Silva, Gil, Gilberto, Henrique (Cruzeiro); Amaral, Valência, Alex Mineiro (Atlético-PR)
Cartões vermelhos: Gilberto (Cruzeiro)
Gols: Marcinho, aos 29 minutos, Leonardo Silva, aos 45min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host