UOL Esporte Futebol
 
15/11/2009 - 21h24

Goiás vira, encerra jejum e deixa o Santo André perto do rebaixamento

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Após oito rodadas e muita pressão, o Goiás reencontrou o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro. Pior para o Santo André. Com dois gols de Fernandão e outro de Iarley, o time de Hélio dos Anjos venceu de por 3 a 1, na noite deste domingo, no Serra Dourada, e, de quebra, deixou o rival do ABC paulista bem próximo do rebaixamento.

Para o Santo André, o resultado é desastroso. A três rodadas para o encerramento, estaciona em 35 pontos, seis a menos que o Botafogo, o primeiro fora da zona da degola. Ou seja, depende de um "milagre" para permanecer na elite. No próximo domingo, terá pela frente o Avaí, que se aproximou do G-4, no estádio Bruno José Daniel.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
6min - Rômulo arrisca de longa distância e exige a primeira complicada defesa de Harlei.
11min - GOOOOOLLLLL DO SANTO ANDRÉ!!! Marcelinho Carioca foi lançado, dominou com categoria e tocou no canto esquerdo de Harlei. 1 a 0.
21min - Após cruzamento da direita, Nunes aparece livre, mas erra o alvo e desperdiça outra chance para o Santo André.
42min - Marcelinho Carioca cobra falta e encontra Wanderley, que cabeceia e quase faz o segundo dos visitantes.
47min - Após rápido contra-ataque, Camilo aparece livre, porém bate para fora.
SEGUNDO TEMPO
3min - GOOOOOLLLLL DO GOIÁS!!! Iarley, que entrou na etapa final, cruza para Fernandão cabecear e deixar tudo igual.
9min - Outra chance do Goiás. Após outro cruzamento de Iarley, Léo Lima cabeceia e vê Neneca evitar o segundo.
17min - Léo Lima faz bela jogada dentro da área e deixa um defensor no chão. Mas bate em cima do goleiro Neneca.
19min - GOOOOOLLLLL DO GOIÁS!!! Iarley cobra escanteio na área, e Fernandão, mais uma vez, cabeceia para o fundo das redes.
27min - GOOOOOLLLLL DO GOIÁS!!! Melhor em campo, Iarley aproveita rebote de Neneca e faz o terceiro.
CLASSIFICAÇÃO INTERATIVA
LEIA MAIS DO GOIÁS
MAIS DO SANTO ANDRÉ
Já o Goiás respirou. Não sabia o que era ganhar um duelo desde o dia 27 de setembro (2 a 1 diante do Grêmio). De lá para cá, deixou de sonhar com uma vaga na Copa Libertadores após uma série de oito tropeços consecutivos. Com o triunfo deste domingo, assumiu o 8º lugar, com 50 pontos. Daqui a uma semana terá pela frente o vice-líder Flamengo, no Rio.

O objetivo do Goiás era colocar ponto final na péssima imagem deixada nas últimas rodadas. Além disso, acalmar sua torcida. Mas seu objetivo não foi alcançado no primeiro tempo. Jogou mal, quase não assustou o goleiro Neneca e viu seus torcedores vaiarem bastante. "Estamos num mau momento. A torcida tem razão. Precisamos voltar com mais determinação", alertou o atacante Felipe.

O Santo André aproveitou toda essa apatia do adversário. Parecia que jogava em casa. Tomou a iniciativa da partida e criou inúmeras oportunidades. Logo aos 11min, fez o seu primeiro gol. Marcelinho Carioca foi lançado, dominou com categoria e tocou no canto esquerdo de Harlei. Neste instante, a paciência dos poucos torcedores que foram ao Serra Dourada já havia acabado.

E a situação goiana poderia ter ficado ainda pior não fosse à péssima finalização do Santo André, que entrou em campo como dono do pior ataque do Brasileiro. Nos acréscimos, por exemplo, Camilo apareceu livre, após rápido contra-ataque. Teve tempo para escolher o canto, mas falhou na finalização. "Estamos jogando bem, mas precisamos matar o jogo. Temos que fazer os gols", alertou o técnico Sérgio Soares.

Ele tinha razão. As chances desperdiçadas fizeram muita falta. O técnico Hélio dos Anjos colocou em campo Iarley e Douglas nos lugares de Romerito e Julio César, respectivamente. As mudanças deram certo. Aos 3min, o atacante cruzou com perfeição para Fernandão cabecear e deixar tudo igual. Foi uma espécie de balde de água no Santo André, que não se encontrou mais em campo.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"O 3 a 1 quem fez foi Iarley, para livrar um pouco a cara do Esmeraldino e afundar o Ramalhão"
BLOG DO JUCA KFOURI
Diante disso, o Goiás passou a pressionar em busca do segundo gol, que aconteceu aos 19min. E novamente com a dupla formada por Iarley e Fernandão. Após cruzamento do primeiro, o atacante, mais uma vez, "usou a cabeça" para virar. O nervosismo tomou conta dos visitantes, que tiveram Renato Dias expulso. Aos 27min, Iarley, um dos melhores em campo, anotou o terceiro, selando a vitória do Goiás.

GOIÁS 3 X 1 SANTO ANDRÉ

Goiás
Harlei; Vitor, Rafael Tolói, Ernando e Julio César (Douglas); Rithelly, Fernando, Léo Lima (Ricardo) e Romerito (Iarley); Fernandão e Felipe
Técnico: Hélio dos Anjos

Santo André
Neneca; Rômulo, Cesinha, Vinícius e Élvis (Arthur); Ricardo Conceição, Ricardo Goulart, Marcelinho Carioca e Camilo (Rodriguinho); Nunes (Renato Dias) e Wanderley
Técnico: Sérgio Soares

Data: 15/11/2009 (sábado)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Pericles Bassols Cortez (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Marco Aurélio Pessanha (RJ)
Cartões amarelos: Julio César, Romerito, Fernando e Fernandão (Goiás); Nunes, Renato Dias e Marcelinho Carioca (Santo André)
Cartão vermelho: Renato Dias
Gols: Marcelinho Carioca, aos 11min do primeiro tempo; Fernandão, aos 3min e aos 19min, e Iarley, aos 27min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host