UOL Esporte Futebol
 

 Divulgação/VIPCOMM

Com cinco vitórias em seis jogos, Fla consolida arrancada e chega forte pelo título

08/11/2009 - 17h56

Com gol olímpico de Pet, Fla bate Atlético-MG e assume o 3º lugar

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
O meia sérvio Petkovic, que ano passado teve discreta passagem pelo time anfitrião, foi decisivo na vitória do Flamengo sobre o Atlético-MG, por 3 a 1, na tarde deste domingo, no Mineirão. Ele fez um gol olímpico, aos 9min na etapa inicial, abrindo o caminho para o triunfo rubro-negro, concretizado com outros gols de Maldonado e Adriano. Com esse resultado a equipe carioca assumiu a terceira colocação, ultrapassando o time atleticano e ficou a dois pontos do líder São Paulo.

Ao sofrer sua terceira derrota no Mineirão neste Brasileiro, o Atlético-MG desperdiçou a oportunidade de voltar à liderança da competição, situação que perdeu na 15ª rodada. O resultado negativo do alvinegro mineiro foi ruim também para o rival Cruzeiro, que havia entrado no G4, após sua vitória sobre o Sport, em Recife, por 3 a 2, mas que deixou o grupo de classificação à Libertadores, após o triunfo flamenguista.

"Ganhamos de um grande time, como o Galo, que tem grande torcida, que hoje apareceu, a nossa também veio, foi bom jogo, estamos de parabéns e agora o Flamengo entra na briga pelo título", ressaltou Petkovic. O atacante Adriano, que igualou-se a Diego Tardelli na artilharia, com 18 gols, também considera que a equipe pode chegar ao título. "Temos possibilidade, mas não há nada definido", destacou.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
9min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! - Petkovic bateu escanteio da esquerda, de perna direita e venceu o goleiro Carini, marcando um gol olímpico.
30min - Correa fez lançamento longo para Tardelli, o goleiro Bruno saiu da área e tirou a bola, que sobrou para Éder Luís. O atacante atleticano tentou encobrir o goleiro, mas tocou a bola por cima do travessão.
39min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! Em contra-ataque, o time visitante ampliou o marcador. Zé Roberto tocou para o volante Maldonado, que bateu forte para colocar a bola nas redes.
45min - Éder Luís recuperou a bola pela direita, cruzou rasteiro para trás, mas Correa, livre, bateu por cima do travessão.
SEGUNDO TEMPO
5min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Thiago Feltri cruzou da esquerda, Evandro desviou a bola e Ricardinho tocou para as redes.
15min - Contra-ataque do Flamengo, Zé Roberto deu arrancada pela esquerda, passou por três adversários e chutou. A bola foi para fora, mas com perigo.
25min - No bate e rebate, o meia Evandro girou e bateu forte, mas a bola saiu, com perigo para Bruno.
36min -GOOOLLL DO FLAMENGO!!! Adriano, de cabeça, escorou cruzamento da direita e fez o terceiro gol.
LEIA NOTÍCIAS DO ATLÉTICO
LEIA NOTÍCIAS DO FLAMENGO
VEJA PÁGINA DO BRASILEIRO
Foi uma partida definida nos contra-ataques. No primeiro, o Atlético teve mais posse de bola, mas o Flamengo foi muito mais objetivo e abriu dois gols de vantagem, com Petkovic e o chileno Maldonado fazendo o segundo. Na etapa final, logo aos 5min, Ricardinho fez o gol atleticano, alimentando a esperança de uma reação.

A partir daí, o time da casa pressionou muito, enquanto o Flamengo se defendia e demonstrava pouca pressa, procurando paralisar o jogo a todo momento. Mas, novamente na base do contra-ataque, o rubro-negro chegou ao seu terceiro gol, arrancando gritos de "o campeão voltou, o campeão voltou" e motivando a saída de grande parte dos torcedores do time mineiro.

A exemplo do que aconteceu em momentos importantes na década de 80, quando a rivalidade entre os dois clubes foi criada, o Flamengo conseguiu surpreender o Atlético no Mineirão, calando a torcida da casa. Em 1987, por exemplo, isso aconteceu em uma semifinal, com vitória carioca por 3 a 2.

Tanto dentro de campo, como fora, o jogo foi disputado em clima de tranquilidade. Na etapa inicial, por exemplo, nenhum cartão amarelo foi aplicado, e apenas oito faltas marcadas por Leonardo Gaciba, cinco pelo Flamengo e três pelo Atlético. Antes da bola rolar, apenas um incidente mais grave quando um policial militar foi ferido com uma pedrada, em um início de confronto entre PMs e flamenguistas.

O primeiro tempo foi caracterizado pelo confronto entre a posse de bola e a objetividade. O Atlético-MG, empurrado por sua torcida, que lotou o Mineirão, tentou pressionar desde o início da partida , mas esbarrou na forte marcação rubro-negra, que, por sua vez, levava perigo ao gol de Carini, nos contra-ataques. Foi assim, que o Flamengo conseguiu, aos 9min, o seu segundo escanteio no jogo.

Na cobrança, Petkovic marcou um gol olímpico, quando bateu com a perna direita, do lado esquerdo. "Foi um gol importante e bonito", afirmou Petkovic. "O importante é que o time está jogando muito bem, está de parabéns", salientou o sérvio, ao deixar o gramado para o intervalo.

A torcida atleticana se calou e foi a vez dos torcedores rubro-negros fazerem barulho. Em campo, o Atlético tentou demonstrar que não sentiu o golpe. Voltou a ter maior tempo de posse de bola e criou suas oportunidades, mas faltou o que sobrou do outro lado: objetividade e acerto nas finalizações.

ANÁLISE DE NETO
Neto
"A boa vitória do Flamengo colocou o rubro-negro de vez na briga pelo título"
BLOG DO NETO
O Flamengo seguia em sua toada, marcando forte, mas chegando ao ataque com perigo. Numa bola retomada em sua defesa, o time carioca fez a bola chegar a Zé Roberto, que em vários momentos apareceu livre pelo lado esquerdo do seu ataque, tocou para o volante Maldonado, que veio de trás, livrou-se de um marcador e bateu firme para fazer seu 1º gol no Brasileiro.

Esse gol voltou a calar a torcida atleticana, que em alguns momentos anteriores havia ensaiado um pedido de "raça" e viu o seu time desperdiçar outras oportunidades. Na melhor delas, aos 45min, Éder Luís deu bom cruzamento para Correa, livre, bater a bola para fora. "Só erra, quem está ali. Bati consciente", afirmou o volante atleticano, que cobrou mais atenção do time. "Não podemos tomar gol olímpico, especialmente em uma decisão", lamentou.

O Atlético-MG voltou com o meia Evandro no lugar do volante Renan. A substituição teve a intenção de tornar a equipe mais ofensiva e logo aos 5min, o alvinegro conseguiu o seu gol, por meio de Ricardinho, aproveitando cruzamento feita da esquerda por Thiago Feltri. O gol no início do segundo tempo acendeu a torcida. O Flamengo recuou mais ainda, procurando garantir a vantagem e tentando os contra-ataques.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Vitória irretocável do Flamengo"
BLOG DO JUCA KFOURI
O Atlético ensaiou uma pressão, que foi esfriada pelo comportamento flamenguista de interromper o jogo sempre que possível, com queda de jogadores. Em cada substituição, o time visitante procurava ganhar preciosos minutos. Aos poucos, o Flamengo começou a encaixar contra-ataques e consolidou a sua vitória, aos 32min, quando Adriano escorou de cabeça, um cruzamento da direita.

"Não deu, a torcida fez o papel dela, a gente está triste, mostramos um pouco mais de vontade no segundo tempo. Tomamos gols que não estamos acostumados a tomar, mas, infelizmente hoje não deu", lamentou o atacante Diego Tardelli, que passou em branco.

ATLÉTICO-MG 1 x 3 FLAMENGO

Atlético-MG
Carini; Carlos Alberto, Benitez, Werley e Thiago Feltri; Jonílson, Renan (Evandro), Correa (Serginho) e Ricardinho; Éder Luís (Rentería) e Diego Tardelli
Técnico: Celso Roth

Flamengo
Bruno; Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Airton (Toró), Maldonado, Willians e Petkovic (Fierro); Zé Roberto (Wellinton) e Adriano
Técnico: Andrade

Data: 8/11/2009 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa-RS)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Altemir Hausmann (Fifa-RS)
Público: 63.285 pagantes
Renda: R$ 984.112
Cartões amarelos: Evandro, Serginho (Atlético-MG); Juan, Willians (Flamengo)
Gols: Petkovic, aos 9min, Maldonado, aos 39min do primeiro tempo; Ricardinho, aos 5min, Adriano, aos 32min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host