UOL Esporte Futebol
 

Andre Vicente/ Folha Imagem

Neymar saiu do banco de reservas para marcar dois gols na vitória do Santos

07/11/2009 - 20h28

Santos vence, espanta risco da queda e deixa Náutico perto da Série B

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Santos afastou qualquer risco de rebaixamento. Por outro lado, o descenso está mais próximo do Náutico. Com dois gols de Neymar, que retornou da seleção sub-17, a equipe de Vila Belmiro derrotou o rival nordestino por 3 a 1, no Pacaembu, encerrou jejum de cinco jogos e agora se preocupa apenas em assegurar uma vaga na Copa Sul-Americana. O time pernambucano, por outro lado, terá apenas quatro jogos para evitar sua queda à Série B.

O resultado é um alívio para o Santos. Luxemburgo sabia exatamente que não poderia falhar mais uma vez. Não havia vencido os últimos cinco compromissos e contabilizou apenas três pontos neste período. Diante disso, o discurso também mudou. Deixou de ser a conquista de vaga para a Copa Libertadores e, mesmo que discretamente, passou a ter um certo temor pela queda.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
10min - Paulo Henrique cobra falta e acerta o travessão do goleiro Gledson.
15min - Róbson recebe de Paulo Henrique e bate cruzado. A bola passa muito próxima da trave do rival pernambucano.
24min - Bruno Mineiro sobe mais alto que a defesa santista e cabeceia na trave, assustando o goleiro Felipe.
29min - GOOOOOLLLLL DO SANTOS!!! Michel derruba Róbson dentro da área. Pênalti. Kléber Pereira bate e faz o primeiro dos donos da casa.
38min - Felipe faz uma espécie de "milagre" em cabeçada de Fernando.
SEGUNDO TEMPO
10min - Zagueiro Adaílton desvia cobrança de falta e quase faz o segundo do time santista.
12min - Neymar mostra habilidade e toca no canto esquerdo de Glédson, que se estica toda para evitar o segundo.
13min - GOOOOOLLLLL DO SANTOS!!! Neymar recebe passe de Madson e faz o segundo dos paulistas.
22min - GOOOOOLLLLL DO NÁUTICO!!! Aílton cobra pênalti e diminui para os pernambucanos.
42min - Goleiro Felipe faz outro "milagre" e, com o pé", evita o empate.
43min - GOOOOOLLLLL DO SANTOS!!! Rápido contra-ataque do Santos. Madson rola para Neymar, que sela a vitória santista.
CLASSIFICAÇÃO INTERATIVA
LEIA MAIS DO SANTOS
LEIA MAIS DO NÁUTICO
Com a vitória, subiu para 45 pontos e espantou o risco de cair para a segunda divisão. No dia 15 de novembro, terá pela frente o Internacional, no Beira-Rio. Já o Náutico vê a queda mais próxima. A quatro rodadas para o encerramento, a equipe treinada por Geninho soma apenas 35 pontos e segue entre os piores. Daqui a oito dias, enfrenta o Flamengo, um dos melhores do Brasileiro, nos Aflitos.

Diante disso, o Santos pretendia aproveitar o desespero do adversário e adotou uma postura ofensiva desde início. Kléber Pereira desperdiçou duas boas oportunidades. Róbson quase balançou as redes. Paulo Henrique cobrou uma falta no travessão, aos 10min. Mas o Náutico também era perigoso. Aos 24min, Bruno Mineiro acertou a trave do goleiro Felipe. Apesar deste susto, o time santista estava melhor. E chegou ao seu primeiro gol.

Aos 29min, Michel derrubou Róbson dentro da área dentro da área. Kléber Pereira bateu o pênalti e fez o primeiro dos donos da casa. "Estávamos bem na partida até fazer o gol. Depois, nossa equipe recuou. Vamos procurar encontrar com mais seriedade. Precisamos ter mais atenção para voltar com mais determinação", comentou Kléber Pereira no intervalo.

E o Santos teve atenção. Além de encontrar um adversário nervoso, a entrada de Neymar deu mais rapidez ao ataque paulista, que dominou completamente a partida. Aos 12min, o atacante, que retornou da seleção brasileira sub-17, já mostrou toda sua habilidade e quase marcou. Luxemburgo "ouviu" a torcida e colocou Madson em campo. Logo em seguida, ele rolou para o próprio Neymar, que tocou no canto direito de Glédson. 2 a 0.

Só dava Santos. Aos 15min, Madson acertou a trave (o goleiro também tocou na bola). O Náutico dava sinais de que estava mais preocupado em evitar outros gols. No entanto, o árbitro Wagner Tardelli marcou pênalti para os visitantes, aos 22min. Aílton cobrou e diminuiu.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"O futebol pernambucano deve perder seus dois representantes"
BLOG DO JUCA KFOURI
O gol deu ânimo aos rivais, que quase empataram. Aos 29min, Ferreira, sozinho dentro da área, desperdiçou uma incrível chance e não evitou mais um revés. Aos 42min, o goleiro Felipe fez uma espécie de "milagre" com o pé. No contra-ataque, Madson rolou para Neymar, que selou a vitória santista. 3 a 1.

SANTOS 3 X 1 NÁUTICO

Santos
Felipe; Pará, Adaílton, Eli Sabiá e Léo; Rodrigo Souto, Rodrigo Mancha, Róbson (Madson) e Paulo Henrique; Jean (Neymar) e Kléber Pereira (Felipe Azevedo)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Náutico
Glédson; Marcio, Fernando ( e Anderson Santana; Patrick, Johnny, Aílton, Irênio (Mariano Torres) e Michel; Carlinhos Bala (Ferreira) e Bruno Mineiro
Técnico: Geninho

Data: 07/11/2009 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wagner Tardelli (SC)
Auxiliares: Alcides Zawaski Pazetto (SC) e Kléber Lucio Gil (SC)
Cartões amarelos: Rodrigo Souto, Léo e Róbson (Santos); Irênio, Anderson Santana, Márcio e Johnny (Náutico)
Gols: Kléber Pereira, aos 29min do primeiro tempo; Neymar, aos 13min e aos 43min, e Aílton, aos 22min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host