UOL Esporte Futebol
 

MARCOS MICHAEL/JC IMAGEM/AE

Fabiano, do Sport, acerta o rosto de Henrique, do Cruzeiro, em disputa de bola

07/11/2009 - 20h26

Cruzeiro vence o Sport, de virada, em Recife, e "dorme" no G-4

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
No domingo passado, no Mineirão, o Cruzeiro fez 2 a 0 sobre o Fluminense, mas perdeu o jogo, por 3 a 2. Na noite deste sábado, na Ilha do Retiro, no Recife, o time celeste deu o troco, novamente sobre o ocupante da lanterna do Brasileiro, e conseguiu a virada sobre o Sport, pelo mesmo placar. A equipe mineira viu o adversário pernambucano abrir também uma dupla vantagem, mas numa reação fulminante ganhou o jogo e o direito de "dormir" no G-4.

Para se manter no grupo das equipes que se classificarão para a Libertadores em 2010, o Cruzeiro terá de torcer, neste domingo, para que o rival Atlético-MG derrote o Flamengo, no Mineirão, e para que o Internacional pelo menos empate com o Grêmio Barueri, na casa do adversário.Caso essa combinação de resultados aconteça, o time celeste terminará a 34ª em 4º lugar.

"Vamos dar uma secada", afirmou o volante Fabrício. "Um empate está de bom tamanho", comentou Marquinhos Paraná, esquecendo-se, que se isso acontecer, o Flamengo voltará à quarta colocação.

Já o Sport, que deu grande alegria aos seus torcedores, quando fez 2 a 0 sobre o Cruzeiro, em 16 minutos da etapa inicial, se manteve na lanterna, com 30 pontos, e apesar de não estar ainda matematicamente rebaixado, só um milagre o fará escapar da série B em 2010.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
12min - GOOOLLL DO SPORT!!! Arce recebeu a bola livre na esquerda do seu ataque e cruzou para o meio da área, encontrando Wilson livre, que balançou as redes celestes.
16min - GOOOLLL DO SPORT!!! - Adriano Pimenta deu bom passé para Wilson, pela direita, que bateu cruzado. A bola tocou na trave, antes de entrar no gol cruzeirense.
20 min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Fabrício cobrou falta na lateral do campo. Houve um desvio de cabeça no meio da grande área e Thiago Ribeiro, de primeira, bateu para diminuir a vantagem do Sport
40min - Wellington Paulista pegou de primeira um cruzamento da direita, obrigando o goleiro Magrão a fazer difícilo defesa.
SEGUNDO TEMPO
7min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! - Gilberto cobrou falta do lado esquerdo e o zagueiro Leonardo Silva, de cabeça, empatou a partida.
16min - Wilson chegou livre na grande área e chutou rasteiro. No meio do gol, Fábio fez a defesa
20min GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! - Wellington Paulista cruzou rasteiro para Guerrón que, sozinho, empurrou a bola para o fundo do gol
37min - Wilson recebeu o cruzamento na grande área e tentou, de voleio. A bola passou, com perigo, à esquerda do gol de Fábio
LEIA NOTÍCIAS DO SPORT
LEIA NOTÍCIAS DO CRUZEIRO
VEJA PÁGINA DO BRASILEIRO
"É difícil. Vínhamos com o resultado, por 2 a 0, em casa, tivemos um pouco de desatenção e, infelizmente, saímos com a derrota. Agora, fica mais complicado ainda, mas somos profissionais, somos homens, pais de família e temos mais quatro jogos e vamos tentar encerrar com a cabeça erguida", disse Fininho.

O time pernambucano está a três pontos do vice-lanterna, o Fluminense, que ainda joga contra o Palmeiras. A diferença é de oito para o Botafogo, que está em 16º lugar e que pode abrir 11, faltando 12 em disputa, se ganhar do Coritiba, no Engenhão.

A partida, em sua maior parte, foi caracterizada pela ofensividade e pela fragilidade defensiva dos dois times. As zagas erraram muito. A virada do Cruzeiro foi facilitada pela expulsão do volante Andrade, aos 11 minutos do segundo tempo, logo depois que o adversário havia empatado o jogo. Dessa forma, o time da casa ficou com um jogador a menos.

Obrigados a vencer, por motivos diferentes, ambos se lançaram ao ataque, desde o primeiro tempo. Os 10 minutos iniciais foram marcados pela maior presença celeste no campo do adversário, especialmente pelo lado esquerdo, com os avanços do jovem lateral Diego Renan.

Aos poucos, no entanto, o Sport retomou o comando do jogo e fez a pressão que se esperava. Contando com falhas da defesa cruzeirense, o Sport conseguiu logo abrir dois gols de vantagem, por intermédio de Wilson, aos 12min e 16min. A partida era marcada pela intensa movimentação. Aos 19min, a equipe visitante conseguiu diminuir sua desvantagem, com um gol marcado por Thiago Ribeiro.

A partir daí, a situação se inverteu. O Cruzeiro passou a pressionar, em busca do empate, enquanto o Sport se fechou na defesa, posicionando-se de forma a tentar os contra-ataques, explorando os avanços dos laterais cruzeirenses Jonathan e Diego Renan. O time mineiro criou várias oportunidades, mas esbarrou na boa atuação do goleiro Magrão e também em falhas de finalização.

O Cruzeiro voltou sem modificação para o segundo tempo. Já o Sport teve uma alteração. O técnico Péricles Chamusca colocou o volante Zé Antônio na vaga de Fabiano. O cenário da partida não se modificou. O Cruzeiro continuou atacando mais, pressionando o adversário, e empatou a partida aos 7min, com o zagueiro Leonardo Silva, que voltou ao time após quatro jogos fora por causa de estiramento na panturrilha direita.

A torcida do Sport, que já vaiava o seu time, ficou ainda mais nervosa com a expulsão de Andrade, deixando os anfitriões com 10 jogadores em campo. Em vantagem numérica e melhor em campo, o técnico Adilson Batista tirou o lateral-esquerdo Diego Renan, colocando o meia-atacante Guerrón, em campo.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"O Cruzeiro fez com o Sport, na Ilha do Retiro, aquilo que o Fluminense fez com ele, no Mineirão"
BLOG DO JUCA KFOURI
E foi o equatoriano que desempatou a partida, aos 20 minutos, concretizando a virada, por 3 a 2. A partir daí o desespero tomou conta definitivamente do rubro-negro pernambucano, que não se encontrava. Já o Cruzeiro, em vez de pressionar para ampliar a vantagem, optou por administrar o placar e segurar a importante vitória e o nono jogo de invencibilidade como visitante no Brasileiro.

SPORT 2 x 3 CRUZEIRO

Sport
Magrão; Moacir, César, Durval e Fininho; Hamilton, Adriano Pimenta (Izael), Andrade e Fabiano (Zé Antônio); Arce (Ciro) e Wilson
Técnico: Péricles Chamusca

Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Gil e Diego Renan (Guerrón); Fabrício (Fabinho), Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista (Athirson)
Técnico: Adilson Batista

Data: 7/11/2009 (sábado)
Local: Estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Paulo Henrique Bezerra (SC)
Auxiliares: Ângelo Rudimar Bechi (SC) e Claudemir Mafessoni (SC)
Público: 11.458 pagantes
Renda: R$ 27.230
Cartões amarelos: Andrade, Fininho, Fabiano (Sport); Wellington Paulista, Gil (Cruzeiro)
Cartões vermelhos:Andrade, Amílton (Sport)
Gols: Wilson, aos 12min e 16min, Thiago Ribeiro, aos 19min do primeiro tempo; Leonardo Silva, aos 7min, Guerrón, aos 20min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host