UOL Esporte Futebol
 

AE

Adriano garantiu a vitória que manteve o Flamengo na disputa pelo título brasileiro

25/10/2009 - 20h27

Flamengo vence, entra na briga pelo título e deixa Botafogo na "degola"

Cauê Rademaker e Pedro Ponzoni
No Rio de Janeiro
O público no Engenhão ficou longe do esperado. No entanto, quem não foi perdeu um clássico emocionante e mais um triunfo rubro-negro no Brasileirão. Ao vencer o Botafogo por 1 a 0 com gol de Adriano, na noite deste domingo, o Flamengo ampliou a sua invencibilidade e se manteve colado ao G-4. De quebra, deixou o rival, que perdeu um pênalti, na zona do rebaixamento.

Com 32 pontos, o Botafogo está atrás de Santo André e Náutico, que venceram na rodada e têm a mesma pontuação do Alvinegro, mas levam a melhor nos critérios de desempate. Com isso, o time de General Severiano é o 18º e sofreu sua segunda derrota em clássicos contra rivais cariocas dentro da sua "casa" em sua história.

Alheio ao desespero adversário, o Flamengo, que tem 100% de aproveitamento quando atua no Engenhão, manteve o embalo no Campeonato Brasileiro. A equipe dirigida por Andrade alcançou dez jogos sem perder, sua maior série na história dos pontos corridos.

"Primeiramente vem o grupo. Temos que conquistar os três pontos. Depois penso em ser o artilheiro", limitou-se a dizer Adriano, que divide a lista de goleadores da competição, com Diego Tardelli, do Atlético-MG.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
3min - Juan chega bem pelo fundo e levanta no meio da área. Fierro bate de primeira e manda raspando a trave direita de Jefferson.
4min - Zé Roberto recebe em ótimas condições pela esquerda da grande área. O meia-atacante ajeita o corpo e bate colocado, mas a bola sai à esquerda da meta alvinegra.
8min - O troco do Botafogo: Lucio Flavio bate escanteio na marca do pênalti e Reinaldo cabeceia com perigo, por cima do travessão.
20min - Linda enfiada de André Lima para Diego. O lateral invade a área sozinho, mas, na hora do chute, se atrapalha e cede tiro de meta.
23min - Toró bate fraco de fora da área e Adriano domina na grande área. O Imperador chuta rasteiro, livre, mas Jefferson defende.
31min - GOOOLLL DO FLAMENGO! Adriano disputa a bola com dois alvinegros na área. Na força, o Imperador leva a melhor na disputa, passa por ambos e chuta forte, de esquerda.
38min - Pet puxa contra-ataque e mete linda bola para Fierro, ainda no meio-campo. O chileno toca para Zé Roberto, que devolve. Fierro, então, entra sozinho na área e bate para fora.
SEGUNDO TEMPO
3min - Lucio Flavio cobra a falta na primeira trave para André Lima. O atacante, livre, desvia de primeira, mas para fora.
5min - De novo André Lima. O atacante agora recebe livre pela direita da grande área e chuta cruzado, rasteiro. Bruno espalma.
26min - André Lima disputa no alto com Airton e cai. O árbitro marca pênalti. Lucio Flavio cobra no canto esquerdo de Bruno, a meia-altura. O goleiro espalma e vibra muito.
34min - Lucio Flavio escapa pela esquerda e cruza rasteiro. Jobson faz o corta-luz e André Lima recebe sem marcação. No entanto, o atacante chuta por cima do travessão.
PÁGINA DO BOTAFOGO
PÁGINA DO FLAMENGO
PÁGINA DO BRASILEIRO
O único ponto negativo da rodada para os rubro-negros foi o fato de Atlético-MG, Internacional e São Paulo também terem vencido na rodada. Com isso, o clube segue na quinta posição, um ponto atrás do G4, com 51. Porém, ao menos diminuiu a diferença para o líder Palmeiras, que agora é de apenas três pontos.

Esse foi o primeiro clássico entre Botafogo e Flamengo no Engenhão. A expectativa era de estádio lotado, o que não ocorreu. Os incidentes do lado de fora se limitaram a brigas entre a torcida do Flamengo - duas facções do clube se estranharam dentro e nos arredores do estádio e a polícia foi obrigada a usar gás de pimenta para conter o ânimo.

Adriano faz gol na raça e Bruno pega pênalti
Quando a bola rolou, o Botafogo foi a campo com três atacantes, com o volante Batista na vaga de Léo Silva. No Flamengo, Fabrício substituiu Ronaldo Angelim, suspenso, enquanto Fierro entrou no lugar do também suspenso Willians.

Foi o chileno quem perdeu a primeira oportunidade do jogo, logo aos 3min, ao bater de primeira para fora. A partir daí, as chances se sucederam de ambos os lados, com os times deixando a desejar na marcação pelos flancos. Aos 19min, lance duvidoso em disputa de bola entre Lucio Flavio e Maldonado. Os alvinegros pediram pênalti, mas o árbitro ignorou.

A rede só balançou aos 31min, com Adriano. Depois de perder gol feito aos 23min, quando chutou fraco, nas mãos de Jefferson, o Imperador não perdoou. Bem ao seu estilo, ganhou na força de dois zagueiros e desta vez o arremate foi forte, preciso.

Depois disso, o Botafogo se desarrumou e o Flamengo aproveitou para explorar os contra-ataques. Aos 38min, Pet iniciou contra-ataque que terminou com bola para fora batida por Fierro.

O segundo tempo começou com André Lima tentando duas vezes o empate, sem sucesso. Aos 13min, Estevam Soares deixou o time com quatro atacantes: tirou o volante Batista e colocou Victor Simões. Em seguida, Andrade sacou Petkovic e lançou Gil, que fez sua estreia pelo Flamengo.

Aos 25min, um lance polêmico. André Lima caiu em disputa no alto com Airton e o árbitro desta vez marcou pênalti, para revolta dos jogadores rubro-negros. Entretanto, Bruno brilhou e defendeu a cobrança de Lucio Flavio, para desespero alvinegro e delírio flamenguista.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Libertadores está próxima e o título está longe de ser só um sonho
BLOG DO JUCA KFOURI
O lance desperdiçado arrefeceu o time mandante, que seguiu pressionando, mas sem objetividade. Bem fechado, o Flamengo se defendeu bem e pouco explorou os contra-ataques.

Os dois times voltam a jogar nesta quarta-feira. O Botafogo novamente atua no Engenhão, às 19h30, contra o Náutico. Já o Flamengo encara o Barueri na Arena Barueri, às 21h50.

BOTAFOGO 0 x 1 FLAMENGO

Botafogo
Jefferson; Alessandro, Juninho, Wellington e Diego (Renato); Leandro Guerreiro, Batista (Victor Simões) e Lucio Flavio; Reinaldo (Jônatas), André Lima e Jobson
Técnico: Estevam Soares

Flamengo
Bruno; Leonardo Moura, Airton, Fabrício e Juan (Wellinton); Maldonado, Toró, Fierro (Lenon) e Petkovic (Gil); Zé Roberto e Adriano
Técnico: Andrade

Data: 25/10/2009 (domingo)
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Luis Antonio Silva dos Santos (RJ)
Auxiliares: Marco Aurélio Pessanha e Ediney Guerreiro Mascarenhas (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Lucio Flavio, Jobson (B), Fierro, Juan, Petkovic, Airton (F)
Gol: Adriano, aos 31min do primeiro tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host