UOL Esporte Futebol
 

Edson Ruiz/Footpress

Vitória encontrou dificuldades, mas conseguiu superar o Náutico no Barradão

18/10/2009 - 20h29

Vitória bate o Náutico de virada e segue sonhando com um lugar no G-4

Do UOL Esporte
Em Salvador
As previsões do técnico Mancini se confirmaram e o Náutico acabou criando enormes dificuldades para o Vitória na noite deste domingo, no Barradão. E foi a duras penas que o time rubro-negro conseguiu derrotar a equipe pernambucana por 3 a 1, de virada.

O resultado mantém a esperança do Vitória de brigar por uma vaga na zona de classificação da Libertadores. O Vitória subiu do 11º para o nono lugar, com 44 pontos, cinco a menos que o quarto colocado, o São Paulo. Já o Náutico segue na zona de rebaixamento: é o 18º colocado, com 29 pontos.

No próximo sábado o Vitória enfrenta o vice-líder Atlético-MG no Mineirão. No mesmo dia, o Náutico recebe o Barueri nos Aflitos.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
11min - Nino Paraíba cruza da direita, Ramon cabeceia no primeiro pau e Gledson defende.
17min - Gledson! Goleiro se atira no canto direito e defende o pênalti batido por Roger.
29min - Viáfara! Carlinhos Bala recebe livre de marcação, avança até e meia-lua e chuta. O Colombiano defende com os pés.
32min - Carlinhos Bala arrisca de fora da área. A bola bate no morrinho artilheiro e dificulta a defesa de Viáfara.
38min - Na trave! Nino lança na área, Gledson sai catando borboleta e Roger carimba o travessão. No rebote, Gláucio tenta de cabeça e Vagner Silva salva o Náutico.
SEGUNDO TEMPO
2min - GOOOOOLLLL DO NÁUTICO!!! Irênio lança Bruno Mineiro, que chuta duas vezes antes de vencer Viáfara e mandar a bola no barbante.
13min - Cartão vermelho! Vagner Silva comete falta violenta em Ramon e recebeu o cartão vermelho.
16min - GOOOOOLLLL DO VITÓRIA!!! Nino Paraíba cruza na area e Leandrão, de cabeça, empata o jogo.
36min - GOOOOOLLLL DO VITÓRIA!!! Jackson toca para Leandrão, que com um toque sutil faz o gol da virada.
46min - GOOOOOLLLL DO VITÓRIA!!! Leandrão retribui o presente e deixa Jackson na cara do gol. Ele toca entre as pernas de Gledson e corre para o abraço.
PÁGINA DO VITÓRIA
PÁGINA DO NÁUTICO
PÁGINA DO BRASILEIRÃO
O primeiro tempo foi um festival de gols perdidos. A primeira chance desperdiçada foi aos 17min, quando Nino Paraíba foi atropelado na linha lateral da grande área por Michel. Pênalti que Roger bateu fraco e rasteiro, facilitando a defesa de Gledson.

Aos 29min foi a vez de Carlinhos Bala desperdiçar uma chance incrível para o Náutico. Ele recebeu a bola livre de marcação, avançou até a entrada da área e bateu na saída de Viáfara, que salvou o Vitória com os pés.

Bala quase surpreendeu Viáfara aos 32min, ao arriscar de fora da área. A bola bateu no "morrinho artilheiro" e quase engana o colombiano, que desviou a escanteio.

Roger também teve a chance de se redimir aos 38min, quando Gledson falhou no cruzamento de Nino Paraíba e o atacante rubro-negro, de cabeça, carimbou o travessão. No rebote foi a vez de o zagueiro Vagner Silva salvar o Náutico após cabeçada de Gláucio.

"O mérito foi do Viáfara. Tentei tirar, mas ele deixou o pé e fez a defesa", disse Carlinhos Bala, ao final do primeiro tempo, que, para ele, deveria ter terminado com o placar de 1 a 1. "Perdemos pênalti, tivemos bola na trave, mas o time está bem. Se continarmos com a mesma pegada com certeza vamos fazer o gol", previu o zagueiro Fábio Ferreira.

Mas quem marcou foi o Náutico, e logo no segundo minuto da etapa final. Irênio foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Bruno Mineiro bater na saída de Viárafa. O goleiro conseguiu amortecer o chute, mas a bola sobrou novamente para Bruno Mineiro, a um passo da linha do gol, balançar a rede.

Aos 12min, o técnico Vagner Mancini fez duas substituições: colocou os atacantes Neto Berola e Leandrão nos respectivos lugares de Vanderson, que saiu aplaudido, e Roger, que deixou o campo debaixo de vaias.

No minuto seguinte, o zagueiro Vagner Silva cometeu falta violenta em Ramon no meio-de-campo e recebeu o cartão vermelho. Foi a quarta expulsão do zagueiro no Brasileirão.

O efeito da expulsão foi imediato. Aos 16min, Nino Paraíba avançou pela direita e cruzou na área. Leandrão ganhou no alto de Cláudio Luiz e, de cabeça, marcou seu primeiro gol com a camisa rubro-negra.

O técnico Geninho agiu rápido para recompor o sistema defensivo, trocando Patrick por Márcio. E mesmo com um homem a menos, o Náutico praticamente não deu chance para o Vitória. Até que, aos 35min, Mancini fez a alteração que mudaria a história do jogo: trocou o meia Gláucio pelo veterano Jackson, que em sua primeira participação no jogo, cruzou rasteiro para Leandrão dar um leve toque de perna direita. A bola ainda tocou no pé da trave esquerda antes de morrer no fundo das redes de Gledson.

Aos 46min, Leandrão retribuiu o presente e deixou Jackson livre na frente do goleiro. E ele tocou entre as pernas de Gledson, fechando o marcador em 3 a 1.

VITÓRIA 3 x 1 NÁUTICO

Vitória:
Viáfara, Nino Paraíba, Wallace, Fábio Ferreira e Leandro; Vanderson (Neto Berola), Uelliton, Willian e Ramon; Gláucio (Jackson) e Roger (Leandrão).
Técnico: Vagner Mancini

Náutico:
Gledson, Vagner Silva, Asprilla e Cláudio Luiz; Patrick (Márcio), Derley (Tuta), Rudinei (Johnny), Irênio e Michel; Carlinhos Bala e Bruno Mineiro.
Técnico: Geninho

Data: 18/10/2009 (domingo)
Local: Estádio Manoel Barradas, em Salvador
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Marco Antônio de Mello Moreira (GO)
Cartões amarelos: Aspilla, Michel, Rudinei, Cláudio Luiz (N); Nino Paraíba, Ramon, Vanderson, Leandrão, Uelliton, Wallace (V)
Cartões vermelhos: Vagner Silva
Gols: Bruno Mineiro, aos 2min, e Leandrão, aos 16min e aos 36min, e Jackson, aos 46min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host