UOL Esporte Futebol
 

Washington Alves/VIPCOMM

Cruzeiro manteve boa sequência em casa, mas não conseguiu subir na classificação

18/10/2009 - 20h26

No sufoco, Cruzeiro vence Botafogo e confirma sequência no Brasileiro

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
O Cruzeiro confirmou neste domingo a reação nesta reta final do Campeonato Brasileiro, ao bater o Botafogo por 1 a 0 e obter sequência de três vitórias no Mineirão. Porém o time mineiro, que foi bastante pressionado no final da partida, não conseguiu avançar na tabela, mas ficou a quatro pontos do G4 (grupo de acesso à Libertadores 2010). Já o time carioca encerrou série invicta de três jogos, mas se manteve fora da zona de rebaixamento.

A sequência do Cruzeiro começou com os 3 a 0 sobre o Goiás e foi mantida com a vitória no clássico com o arquirrival Atlético-MG, por 1 a 0, na segunda-feira 12. Com nove pontos somados, o time mineiro ampliou a série invicta para cinco jogos. Com 45 pontos, a equipe celeste permaneceu em sétimo lugar, porém segue em busca da vaga á Libertadores.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
17min - Diego Renan faz bola jogada pela esquerda de cruza para a area. Leandro Lima toca de primeira, mas Jefferson, atento, faz a defesa
21min - Thiago Ribeiro recebe em velocidade, invade a área, mas é desarmado por Jefferson
37min - Thiago Ribeiro tabela com Guerrón, mas Jefferson sai bem do gol e alivia o perigo
40min - Victor Simões recebe de Alessandro na area e bate para a defesa de Fábio
SEGUNDO TEMPO
7min - Leandro Lima recebe de Henrique na entrada da area e bate por cima do travessão
17min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Jonathan faz boa assistência e deixa Thiago Ribeiro livre para tocar na saída de Jefferson
19min - Bola para André Lima na direita. Ele domina e chuta cruzado. Fábio se estica todo e faz grande defesa
47min - Depois de cruzamento da direita, Rodrigo Dantas pega de primeira, mas Fábio faz boa defesa
LEIA NOTÍCIAS DO CRUZEIRO
LEIA NOTÍCIAS DO BOTAFOGO
VEJA PÁGINA DO BRASILEIRO
Com a derrota, o Botafogo permaneceu em 16º lugar com 32 pontos. A equipe carioca segue uma posição acima da zona de rebaixamento, com três pontos a mais do que o Santo André, que abre o grupo dos quatro que caem para a Série B do Brasileiro. O time carioca vinha de duas vitórias (Goiás e Atlético-MG) e um empate em casa com o Avaí.

O Cruzeiro entrou em campo desfalcado de Wellington Paulista, artilheiro do time no Brasileiro com 11 gols, e do zagueiro e capitão Leonardo Silva e do meia Gilberto, ambos suspenso. Além disso, o volante Fabrício foi vetado antes da partida e aumentou as ausência no time mineiro.

Sem Fabrício, o técnico Adilson Batista optou por escalar três zagueiros - Gil, Cláudio Caçapa e Thiago Heleno - contra o esquema 4-3-3 do Botafogo, que voltou a utilizar três atacantes - Jóbson, André Lima e Victor Simões. O time carioca não contou com sua dupla de zaga titular, Wellington e Juninho.

Apesar dos desfalques, o Cruzeiro partiu para a pressão sobre o adversário e criou oportunidades. Porém parou nas boas defesas do goleiro Jefferson. Com dificuldade para chegar ao gol celeste, o Botafogo conseguiu melhorar no final do primeiro tempo, mas já era tarde. O placar não saiu do zero.

A partida recomeçou equilibrada com as duas equipes buscando o gol. Aos 17min, o Cruzeiro abriu o placar com o atacante Thiago Ribeiro, que recebeu bom passe de Jonathan e tocou na saída de Jefferson para marcar. O gol reanimou a torcida celeste, que estava apreensiva com a atuação da equipe.

Aos 32min, Soares leva pancada na cabeça em disputa de bola com Batista e caiu no gramado. O atacante chegou a desmaiar, foi socorrido pelos médicos, mas deixou o campo de ambulância.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Cruzeiro está chegando cada vez mais perto do G4"
BLOG DO JUCA KFOURI
No final da partida, o Botafogo pressionou bastante o Cruzeiro, que com um jogador a menos recuou e segurou o resultado. Fábio fez boas defesas e ajudou a garantir a vitória suada no Mineirão.

Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o Corinthians domingo (25) no Pacaembu, às 18h30. No mesmo dia e horário, o Botafogo fará o clássico com o embalado Flamengo.

CRUZEIRO 1 x 0 BOTAFOGO

Cruzeiro
Fábio; Gil, Cláudio Caçapa e Thiago Heleno; Jonathan, Henrique (Fabinho), Marquinhos Paraná, Leandro Lima (Fernandinho) e Diego Renan; Thiago Ribeiro e Guerrón (Soares)
Técnico: Adilson Batista

Botafogo
Jefferson; Alessandro, Teco, Emerson e Diego (Rodrigo Dantas); Leandro Guerreiro, Fahel (Batista) e Lúcio Flávio; André Lima, Jóbson e Victor Simões (Reinaldo)
Técnico: Estevam Soares

Data: 18/10/2009 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa/RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Javel Silveira (RS)
Público: 28.504 pagantes
Renda: R$ 415.258,81
Cartões amarelos: Marquinhos Paraná, Fernandinho, Fabinho (Cruzeiro); Jóbson, Batista (Botafogo)
Gols: Thiago Ribeiro, aos 17min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host