UOL Esporte Futebol
 

Gaspar Nóbrega/Vipcomm/Divulgação

Petkovic balançou as redes e comandou a vitória do Flamengo no Palestra Itália

18/10/2009 - 18h01

Petkovic brilha, Flamengo vence e aumenta série negativa do Palmeiras

Bruno Thadeu
Em São Paulo
O Palmeiras teve duas oportunidades de ampliar a vantagem na liderança do Brasileiro, mas tropeçou contra Avaí e Náutico. Na terceira chance de ficar mais perto do título, o algoz alviverde desta vez foi o Flamengo, que dentro do Parque Antarctica venceu os donos da casa por 2 a 0, neste domingo, encostando no G-4 do Brasileirão.

O triunfo do Flamengo em São Paulo foi orquestrado por Petkovic, autor de dois gols. O segundo gol, comemorado por Pet como se fosse dele, primeiro foi dado pelo árbitro para Ronaldo Angelim, mas Sandro Ricci voltou atrás e confirmou o gol para Pet. Com essa vitória, a equipe rubro-negra ratifica o bom momento no Nacional. São nove jogos invictos na competição, com 48 pontos ganhos.

Apesar do terceiro tropeço seguido (somou apenas um ponto em nove disputados), o Palmeiras segue absoluto na liderança do Brasileiro, com 54 pontos.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
2min - Cruzamento na área. Diego Souza sobe mais e cabeceia. Bola passa rente a trave
20min - Armero levanta para área. Robert cabeceia para o chão. Bola sobe e passa sobre o gol, assustando Bruno
23min - GOOOOOOOOL DO FLAMENGO -Petkovic invade a área, supera dois adversários e chuta no ângulo. Sem chance a Marcos
28min - Cleiton Xavier cobra escanteio. Danilo sobe alto e cabeceia com perigo para Bruno
34min - Love gira o corpo na entrada da área e manda bomba com pé esquerdo. Bruno faz defesa espetacular
SEGUNDO TEMPO
3min - Contra-ataque do Flamengo, Leo Moura fica frente a frente com Marcos, mas cai no momento do chute. Goleiro tira a bola com o pé
17min - GOOOOOOOOOL DO FLAMENGO!!!!!!!!!!! Angelim engana a defesa alviverde e muda trajetória da bola em chute de Pet, mas o árbitro deu o gol para o meia
25min - Diego Souza cobra falta da intermediária e Bruno tem dificuldades para defender
42min - Por cima! Love cobra mal o pênalti, mandando para longe a bola
MAIS SOBRE O PALMEIRAS
MAIS SOBRE O FLAMENGO
PÁGINA DO BRASILEIRÃO 2009
Palmeiras e Flamengo adotaram posturas cautelosas no início de jogo. Os goleiros Marcos e Bruno assistiam ao duelo basicamente como espectadores nos 20 min iniciais de partida.

Artilheiro do Brasileirão, Adriano era seguido de perto pelo zagueiro Maurício. Com Adriano vigiado, o Flamengo recorreu a Petkovic em sua primeira chance de gol. A calmaria no setor defensivo do Palmeiras foi quebrada aos 23 min. Pet foi letal: invadiu a área, driblou dois marcadores e chutou no ângulo. Golaço.

Em desvantagem, o Palmeiras tratou de empurrar o Flamengo, atacando principalmente pelo lado esquerdo, com Armero. A pressão aumentava à medida que os minutos passavam. Vagner Love quase empata aos 34 min do primeiro tempo, mas parou em Bruno, que saltou para impedir o gol.

O 1 a 0 fez com que o Flamengo recuasse em campo, deixando Adriano mais à frente e explorando os contra-golpes. Com amplo espaço no meio-campo, Petkovic ligava o ataque rubro-negro, incomodando a zaga alviverde.

Do outro lado, Diego Souza vencia a forte marcação adversária na etapa inicial, com passes e chutes. No entanto, as jogadas ofensivas do Palmeiras ora paravam no goleiro Bruno ora eram cortadas pela defesa do Flamengo.

O equilíbrio permanecia na segunda etapa. O Flamengo se aproveitava do desespero do Palmeiras e cadenciava o jogo. Em tarde inspirada, Petkovic novamente brilhou. Em cobrança de escanteio, o camisa 43 anotou o segundo gol do Flamengo. Ronaldo Angelim deu leve toque na bola, mudando a trajetória da bola em cobrança de escanteio de Petkovic. O árbitro Sandro Ricci deu gol a Angelim, depois voltou atrás e deu para Petkovic.

Perdendo por 2 a 0, o Palmeiras se aventurava no ataque sem qualquer criação. Recorria a cruzamentos na área, mas era parado pela defesa adversária. O Flamengo mantinha a postura de administrar o jogo, explorando Adriano e Pet para manter a bola longe da defesa rubro-negra.

Consciente em campo, o Flamengo passou a ficar mais perto do terceiro gol a 15 minutos do fim, ameaçando com Zé Roberto, em chute no travessão. Sentindo a queda de rendimento do Palmeiras durante a segunda etapa, a torcida entoou o grito de apoio "Raça, Verdão. Você é campeão!".

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Mengo obteve uma vitória para mudar a cara do Brasileirão"
BLOG DO JUCA KFOURI
A torcida rubro-negra respondia com gritos de "Olé".

O Palmeiras tentou o último respiro aos 41 min do segundo tempo, ao conseguir um pênalti. Vagner Love, entretanto, chutou por cima do gol, acertando a bola no Parque Aquático do clube.

A torcida rubro-negra ironizou o atacante: "ão, ão, ão...o Love é do Mengão!", em referência ao fato de Love ter torcido para o Flamengo quando criança.

PALMEIRAS 0 X 2 FLAMENGO

PALMEIRAS
Marcos; Wendel, Maurício, Danilo e Armero; Edmilson, Souza, Diego Souza e Cleiton Xavier; Robert (Ortigoza) e Vagner Love
Técnico: Muricy Ramalho

FLAMENGO
Bruno; Leonardo Moura, Airton, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Toró (Fierro) e Petkovic (Welliton); Zé Roberto (Lenon) e Adriano
Técnico: Andrade

Data: 18/10/2009 (domingo)
Local: estádio Parque Antarctica, em São Paulo
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Enio Ferreira de Carvalho (DF) e Roberto Braatz (PR)
Cartões amarelos: Toró, Angelim, Willians (FLA), Diego Souza, Edmilson (PAL)
Gols: Petkovic, aos 23 min do primeiro tempo, Petkovic aos 17 min aos do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host