UOL Esporte Futebol
 

Nabor Goulart/Agência Free Lancer/AE

Avaí venceu por 2 a 1, de virada, e impediu tentativa do Goiás de voltar ao G-4

17/10/2009 - 20h22

Avaí vira no segundo tempo, reencontra vitória e frustra ascensão do Goiás

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Um segundo tempo inspirado salvou o Avaí de mais um tropeço no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, a equipe catarinense conseguiu virar sobre o Goiás no estádio da Ressacada pela 30ª rodada, derrotou os esmeraldinos por 2 a 1 e impediu o time de Hélio dos Anjos de retornar ao grupo dos quatro primeiros colocados.

Depois de um revés e três empates consecutivos, o Avaí contou com gols de Léo Gago e Marquinhos para chegar aos 43 pontos e disparar na tabela de classificação. Os alvicelestes, provisoriamente, subiram cinco colocações na tabela e ganharam o direito de virar a noite no sétimo posto. Já o Goiás, que poderia regressar ao G-4, estendeu seu jejum de vitórias para quatro partidas e continuou com 46, em quinto.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
16min - GOOOLLL DO GOIÁS!!! Léo Lima bate escanteio da direita e Leandro Euzébio cabeceia para o gol. Émerson tenta salvar em cima da linha, mas não evita o gol.
36min - Luís Ricardo invade a área pela direita e chuta de canhota. Harlei se estica e espalma para escanteio
37min - Após escanteio do Avaí, Émerson cabeceia e Léo Lima tira em cima da linha.
42min - Cruzamento de Eltinho pela esquerda e Leonardo cabeceia. Harlei faz boa defesa e salva o Goiás.
SEGUNDO TEMPO
7min - GOOOLLL DO AVAÍ!!! - Léo Gago faz o levantamento pela direita, mas pega mal na bola. O cruzamento, porém, engana Harlei e encobre o goleiro esmeraldino, morrendo nas redes.
12min - Luís Ricardo dribla Harlei duas vezes, mas perde o ângulo para o chute e toca para Léo Gago. O volante chuta para o gol e Leandro Euzébio salva com o peito.
17min - GOOOLLL DO AVAÍÍÍ!!! - Jogada de contragolpe do clube catarinense com Leonardo, que avança pela esquerda e encontra Marquinhos no meio. O camisa 10, com calma, finaliza rasteiro na saída de Harlei e vira o jogo.
27min - Eltinho avança pela esquerda e cruza na área. A zaga do Goiás corta e, no rebote, Leonardo isola o chute.
40min - Leandro Euzébio cruza da direita e Fernandão cabeceia. A bola passa perto do travessão de Eduardo Martini.
TABELA DO BRASILEIRÃO
PÁGINA DO AVAÍ
PÁGINA DO GOIÁS
VEJA FOTOS DA RODADA
O Goiás encara na próxima rodada o Fluminense, em confronto marcado para o Serra Dourada às 16 horas de domingo, 25 de outubro. No mesmo dia, mas às 18h30, o Avaí abre novamente as portas da Ressacada para duelar com o Sport.

O jogo

Em casa, o Avaí tentava acuar o Goiás e dominava a posse de bola no campo do adversário, apesar da marcação truncada no meio-de-campo. Contudo, os anfitriões não conseguiram transformar esse volume de jogo em oportunidades de gol.

No entanto, foi o Goiás quem conseguiu abrir o marcador na única oportunidade que teve na primeira etapa. Depois de cruzamento de Léo Lima em cobrança de escanteio, o zagueiro Leandro Euzébio ganhou no ar dos marcadores avaianos e cabeceou forte da marca do pênalti. A bola quicou no gramado molhado, ganhou velocidade e dificultou o corte de Émerson, em cima da linha.

O Avaí, entretanto, continuou impondo seu domínio em campo e só não conseguiu a igualdade na etapa inicial por conta de boas defesas do goleiro Harlei, em finalizações de Luís Ricardo e Rafael, e do meia Léo Lima, que salvou sob o travessão uma cabeçada de Émerson.

Mas na segunda etapa um lance de sorte do volante Léo Gago resultou no empate dos donos da casa aos 7min. O meio-campista fez as vezes de ala pela direita e cruzou. A bola, porém, saiu na direção do gol e Harlei, desprevenido, não se recuperou a tempo de fazer a defesa e os catarinenses igualaram com um golaço.

O empate motivou o Avaí, que seguiu com lucidez na frente e concretizou a virada em uma jogada de contra-ataque aos 15min. O atacante Leonardo comandou o contragolpe pela esquerda e rolou para Marquinhos, que entrou na área e tocou na saída de Harlei.

Os visitantes só conseguiram se recuperar na partida depois dos 25min, após a entrada do atacante Fernandão na vaga do zagueiro Henrique. Mesmo assim, o Goiás continuou exposto aos contra-ataques e seguiu passando por alguns sustos na partida.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Dando sequência à sua bela campanha, o Avaí derrotou o Goiás de virada"
BLOG DO JUCA KFOURI
Apenas nos últimos minutos o Goiás conseguiu a melhor oportunidade de gol no segundo tempo. Leandro Euzébio cruzou na área e Fernandão subiu para desviar de cabeça, tirando tinta do travessão aos 40min.

Já nos acréscimos, Léo Lima mergulhou para cabecear de peixinho para o fundo das redes de Eduardo Martini. A auxiliar Márcia Caetano, porém, sinalizou posição irregular do jogador esmeraldino e invalidou o gol. O placar, assim, não se alterou nos minutos finais e o Avaí festejou o reencontro com a vitória.

AVAÍ 2 x 1 GOIÁS

Avaí
Martini; Rafael, Augusto e Émerson; Luís Ricardo (Carlos Eduardo), Ferdinando, Léo Gago, Marquinhos e Eltinho; Assis (Medina) e Leonardo (Cristian)
Técnico: Silas

Goiás
Harlei; Ernando, Leandro Euzébio e Henrique (Fernandão); Vítor, Amaral, Everton, Léo Lima e Romerito; Iarley e Felipe (Bruno Meneghel)
Técnico: Hélio dos Anjos

Data: 17/10/2009 (sábado)
Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (PE)
Assistentes: Márcia Lopes Caetano (RO) e Ubirajara Ferraz Jota (PE)
Cartões amarelos: Émerson (AVA); Leandro Euzébio, Henrique (GOI)
Gols: Leandro Euzébio, aos 16min do primeiro tempo. Léo Gago, aos 7min; Marquinhos, aos 15min do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host