UOL Esporte Futebol
 

Nelson Almeida/UOL

Dagoberto e Washington lamentam chance perdida durante o duelo contra Atlético-MG

17/10/2009 - 20h24

Atlético-MG ignora Morumbi, bate São Paulo e 'rouba' vice-liderança

Alexandre Sinato
Em São Paulo
A força do São Paulo no Morumbi não foi suficiente diante do Atlético-MG. No "mata-mata" entre dois candidatos ao título do Brasileiro, a equipe alvinegra levou a melhor na noite deste sábado, venceu por 1 a 0 e "roubou" a vice-liderança. Para isso, precisou superar longa invencibilidade do rival em sua casa no campeonato. O único gol foi marcado por Diego Tardelli, ex-são-paulino.

O resultado levou o Atlético-MG aos 50 pontos e à segunda colocação. Para conservar a posição, o time de Celso Roth precisa torcer contra o Internacional neste domingo, diante do Fluminense. O São Paulo, por sua vez, segue com 49 pontos, cai para terceiro na tabela e pode ficar a oito pontos do líder Palmeiras, caso o arquirrival supere o Flamengo no domingo.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
1min - GOOOOOOLLLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Ricardinho cobra falta da direita, a bola passa por toda a defesa tricolor e para em Tardelli, que toca de primeira para o gol.
7min - Hernanes dispara de fora da área e Carini quase se complica, afastando parcialmente o perigo pela linha de fundo.
17min - Dagoberto cai na área e pede pênalti, mas o juiz não dá. Na sequência, ele recebe de Richarlyson e chuta cruzado, com perigo.
19min - Na trave! Washington recebe passe de Dagoberto pela direita da área e bate com força, carimbando a trave.
40min - Richarlyson levanta a bola da direita e Washington, sem marcação, perde a chance ao cabecear sobre o gol.
SEGUNDO TEMPO
7min - Dagoberto invade a área driblando, mas Carini sai precisamente do gol e desarma o atacante são-paulino.
19min - Oscar arrisca da intermediária e Carini fica só olhando a bola sair a sua direita, com perigo.
22min - Rogério Ceni salva o São Paulo com linda defesa em bola cabeceada por Rentería no canto direito.
CLASSIFICAÇÃO INTERATIVA
MAIS DO SÃO PAULO
MAIS DO ATLÉTICO-MG
VEJA FOTOS DA RODADA
Contestado pela torcida tricolor e vendido pelo São Paulo, Tardelli teve uma motivação extra na partida. "Tem um gosto especial esse gol. Na chegada ao estádio ouvi a torcida me xingando, então provo [meu valor] para eles dentro de campo", desabafou o atacante, empatado na artilharia do Brasileiro com Adriano (15 gols cada).

Pior para o São Paulo. O atual tricampeão nacional não perdia no Morumbi pelo Brasileiro havia 32 jogos, desde 15 de maio de 2008, quando caiu diante do Grêmio por 1 a 0. Na atual edição, o time de Ricardo Gomes acumula agora oito vitórias, seis empates e um revés. E deixou o campo vaiado após o resultado diante dos mineiros.

A noite de sábado começou da pior maneira possível para o São Paulo. Com pouco mais de um minuto de jogo, o time tricolor já estava perdendo. Em jogada de ex-jogadores do clube, Ricardinho cobrou falta e viu a defesa inteira vacilar. Diego Tardelli não vacilou e empurrou de primeira para o fundo da rede. Susto no Morumbi.

Apesar do golpe inesperado, o São Paulo não se abateu. E logo deu início a uma pressão sobre os mineiros. Hernanes, Dagoberto e Washington tiveram chances. A melhor foi do camisa 9: em chute pela direita da área ele acertou a trave de Carini.

Tardelli continuou levando perigo a Rogério Ceni. Já empatado com Adriano na artilharia do Brasileiro, o atacante atleticano por pouco não ampliou. A última boa chance do primeiro tempo foi de Washington, de cabeça. Ele, inclusive, começou a ouvir gritos da torcida pedindo a entrada de Borges antes mesmo do intervalo.

"Precisávamos ter feito pelo menos um gol, mas com certeza no segundo tempo a bola vai entrar", disse Washington, esperançoso. Ricardo Gomes, porém, preferiu escutar a torcida e colocou Borges no lugar do centroavante.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Ao que tudo indica a situação ficou preta para o São Paulo que, depois de muito tempo, passará um ano em branco"
BLOG DO JUCA KFOURI
Como esperado, o São Paulo recomeçou a partida tentando sufocar o Atlético e encontrou um rival cauteloso, pronto para explorar os contra-ataques. Insatisfeito, Ricardo Gomes decidiu deixar o time mais ofensivo e trocou o zagueiro Rodrigo pelo meia Oscar aos 15 minutos da etapa final. Marlos entrou pouco depois no lugar de Hugo.

As alterações e a postura tática deixaram o São Paulo com maior volume de jogo. No entanto, os erros ofensivos e a boa atuação da defesa atleticana complicaram a reação dos anfitriões. A torcida, que já estava impaciente, vaiou o time tricolor e lamentou bastante cada lance desperdiçado no ataque. O Atlético-MG, por sua vez, pôde comemorar a importante vitória no Morumbi.

SÃO PAULO 0 X 1 ATLÉTICO-MG

São Paulo
Rogério Ceni; Renato Silva, Rodrigo (Oscar) e Miranda; Jean, Richarlyson, Hernanes, Hugo (Marlos) e Junior Cesar; Dagoberto e Washington (Borges)
Técnico: Ricardo Gomes

Atlético-MG
Carini; Carlos Alberto, Jorge Luiz, Werley e Thiago Feltri; Jonílson, Correa, Márcio Araújo e Ricardinho (Evandro); Éder Luís (Rentería) e Diego Tardelli (Wellington Saci)
Técnico: Celso Roth

Data: 17/10/2009 (sábado)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Gilson Bento Coutinho (PR) e Claudemir Maffessoni (SC)
Público: 25.497 pagantes (total de 25.540)
Renda: R$ 665.095,00
Cartões amarelos: Richarlyson (SAO); Jonílson, Éder Luís, Jorge Luiz, Carlos Alberto, Ricardinho, Correa (ATL)
Gol: Diego Tardelli, a 1min do primeiro tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host