UOL Esporte Futebol
 

AE

André lima (d) não marcou, mas o Botafogo conseguiu o empate

12/10/2009 - 17h57

Em tarde de confusão no Engenhão, Botafogo arranca empate com o Avaí

Pedro Ponzoni
No Rio de Janeiro

ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA

O início foi péssimo, com futebol limitado e confusão entre torcedores na porta do Engenhão [os portões tiveram de ser abertos], mas o final reconfortante para os alvinegros. Após sair perdendo por 2 a 0, o Botafogo viu brilhar a estrela de Victor Simões, que marcou duas vezes e assegurou o empate em 2 a 2 com o Avaí, nesta segunda-feira, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além do atacante e apesar do tumulto, a torcida da casa também merece destaque pela presença em massa.

Com o resultado, a equipe de General Severiano chegou a 32 pontos e segue na 16ª posição, portanto fora da zona de rebaixamento. Já a equipe de Santa Catarina, com 40, caiu para a 12ª colocação.

"Tivemos boas oportunidades, mas infelizmente saímos atrás no placar e tivemos quer correr para buscar o empate. Não era o resultado que queríamos, mas valeu pela nossa recuperação na partida", disse Lucio Flávio.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
8minAlessandro cruza na área, Reinaldo aparece bem e cabeceia com perigo, por cima do gol
10min - Após boa tabela na frente da área, Léo Silva emenda forte e obriga Eduardo Martini e realizar boa defesa.
37min - GOOOOLLLL DO AVAÍ!!!! Caio cobra falta na lateral da área e Emerson, de cabeça, toca no canto esquerdo do goleiro Jefferson
44min - GOOOOLLLL DO AVAÍ!!!! Caio chuta, a bola sobra e William aproveita a sobra para bater cruzado, rasteiro
SEGUNDO TEMPO
9min - Léo Gago bate da entrada da área e a bola passa rente à trave direita do goleiro Jefferson.
10min - Assis arrisca de longe e obriga Jefferson a realizar uma complicada defesa.
16min - GOOOOLLLL DO BOTAFOGO!!!! Após bola levantada na área, Victor Simões aproveita a sobra e emenda de primeira, diminuindo o placar
35min - GOOOOLLLL DO BOTAFOGO!!!! Victor Simões, oportunista, emenda após falhá do goleiro Eduardo Martini e empate a partida.
PÁGINA DO BOTAFOGO
PÁGINA DO AVAÍ
PÁGINA DA SÉRIE A
JUNINHO SUSPENSO
DIRETORIA ADMITE ERRO
ESTEVAM COMENTA O JOGO
Ambas as equipes voltam a campo pelo Brasileiro somente no fim de semana. O Avaí receberá o Goiás, na ressacada, já o Botafogo vai a Belo Horizonte para jogar contra o Cruzeiro, no Mineirão.

"O Botafogo é um time grande, por mais que esteja lutando contra o rebaixamento. Não podíamos ter vacilado. Eles empataram e não conseguimos sair do Engenhão com os três pontos", salientou Roberto.

Apesar do consistente sistema defensivo do Avaí, o Botafogo iniciou o jogo dando trabalho ao goleiro Eduardo Martini. Se o adversário era compacto, Jobson, Reinaldo e Lucio Flávio botavam em prática um toque de bola envolvente. Com 10 minutos, duas boas chances já haviam sido criadas.

Melhor organizado no setor ofensivo, o time da casa seguiu criando, mas não marcou e viu a boa atuação cair por terra em sete minutos. Aos 37, Leandro Guerreiro levantou o pé muito alto e atingiu a cabeça de Assis, dentro da área. O árbitro André Luiz de Freitas Castro avaliou de forma equivocada e marcou apenas falta.

A resposta ao Botafogo foi dolorosa. Caio levantou na cabeça de Emerson, que não perdoou e abriu o placar. Irritado, o técnico Estevam Soares explodiu, descontou sua ira na arbitragem e acabou expulso. O time alvinegro acusou o golpe e se deixou abater. O resultado foi fatal. Aos 44, William aproveitou a sobra e ampliou.

Na volta do intervalo, para tentar reverter o placar, Estevam Soares, que assistia ao jogo de uma cabine do Engenhão resolveu modificar o time: tirou o volante Léo Silva e colocou Victor Simões em campo. A alteração não poderia ter sido melhor. Apesar de um início inseguro e desorganizado, o time da casa logo se reencontrou em campo. Aos 16, o próprio Victor Simões emendou bonito, de primeira, para diminuir.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Um empate arrancado à forceps, depois que o Avaí fez 2 a 0 no primeiro tempo e o Botafogo empatou no segundo"
BLOG DO JUCA KFOURI
Daí em diante o que se viu foi uma repetição, em termos, do primeiro tempo. O Botafogo assumiu o controle do time, mas tinha dificuldades para entrar na área do Avaí. Eis que voltou a brilhar a estrela de Victor Simões. Após bola levantada na área, o atacante aproveitou a falha de Eduardo Martini e empatou o jogo. Revoltado com uma suposta falta no lance, Williams ofendeu o trio de arbitragem e acabou expulso.

BOTAFOGO 2 x 2 AVAÍ

Botafogo
Jefferson; Alessandro, Juninho, Wellington e Diego (Renato); Leandro Guerreiro, Léo Silva (Victor Simões) e Lucio Flavio; Reinaldo (Rodrigo Dantas), André Lima e Jobson.
Técnico: Estevam Soares

Avaí
Eduardo Martini; Rafael, Augusto e Emerson; Luiz Ricardo (Roberto), Ferdinando, Léo Gago, Caio (Marcus Vinicius), Assis (Fabinho Capixaba) e Uendel; William.
Técnico: Silas

Data: 12/10/2009 (segunda-feira)
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Altemir Hausmann (FIFA-RS) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Cartões amarelos Leandro Guerreiro, Léo Silva, Juninho e Wellington (BOT); Caio e Ferdinando (AVA)
Cartões vermelhos: William (AVA) e Juninho (BOT)
Público 33.641 pagantes
Renda: R$ 320.470, 00
Gols: Emerson, aos 37, e William, aos 44 minutos do primeiro tempo; Victor Simões, aos 16 e aos 35 minutos do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host