UOL Esporte Futebol
 
27/09/2009 - 20h23

Sport bate Santo André na Ilha, reencontra vitória e respira

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A vitória do Fluminense sobre o Avaí no jogo das 16 horas deixou o Sport temporariamente na última colocação do Campeonato Brasileiro. A pressão, porém, não afetou a equipe rubro-negra na Ilha do Retiro, e os comandados de Péricles Chamusca venceram o embate com o Santo André por 2 a 1 e esboçaram uma reação contra o rebaixamento.

O resultado serviu para deixar o clube leonino mais próximo da 'superfície' da zona de rebaixamento. Embora ainda na penúltima colocação, o Sport deixou para trás uma série de duas derrotas consecutivas, chegou aos 23 pontos e encostou no arquirrival Náutico, 16º, com 26 pontos e fora da degola. Já o Santo André amargou a permanência na região de queda para a Série B de 2010, tendo somado 25 pontos até então no campeonato.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
5min - NA TRAVE! Fininho cruza pela esquerda, mas a bola encobre Neneca e bate no travessão do goleiro do Santo André.
22min - GOOOOLLL DO SPORT!!! Dutra faz o levantamento da esquerda para Arce marca. Ele pega mal, mas a bola, entretanto, desvia em Gustavo Nery e trai Neneca.
23min - Fininho pega rebote livre na área com o gol livre, mas decide enfeitar e chuta de calcanhar. Marcel tira em cima da linha e evita o gol.
34min - GOOOOLLL DO SANTO ANDRÉ!!!Júnior Dutra rouba a bola pela esquerda e cruza. Rodrigo Fabri, de peixinho, cabeceia cruzado e empata o jogo
44min - O Santo André pressiona, e Gustavo Nery chuta forte da entrada da área. Magrão espalma.
SEGUNDO TEMPO
22min - Luciano Henrique cobra falta colocada, mas Neneca se estica e defende de mão trocada
23min - GOOOOLLL DO SPORT!!! Vandinho é lançado pelo lado esquerdo da área, finta a marcação e marca de canhota.
30min - Nunes briga pela posse de bola na área, ganha e chuta de bico. A finalização sai fraca, e Magrão segura firme.
32min - Arce puxa contra-ataque, invade a area e arremata sem força. A bola sai à direita de Neneca
37min - NA TRAVE! Pablo Escobra cobra falta, a bola cruza a area sem ser desviada e bate na trave. No desespero, a zaga do Sport faz o corte.
MAIS NOTÍCIAS DO SPORT
LEIA MAIS SOBRE O S. ANDRÉ
CONFIRA A TABELA COMPLETA
Apesar de a primeira jogada de perigo da partida ter sido construída pelo Santo André, com o atacante Nunes chutando forte para a defesa de Magrão no 1º minuto, foi o Sport quem comandou a primeira etapa. O clube pernambucano, além de ter saído na frente, foi mais perigoso aos 5min, quando Fininho tentou cruzar, mas acertou o travessão do goleiro Neneca.

Depois de muito insistir, o Sport conseguiu comemorar aos 22min o primeiro gol em uma jogada inusitada. O lateral Dutra levantou da esquerda e Arce marcou. Após pegar mal na bola, o boliviano teve seu chute resvalado na perna do rival Gustavo Nery. O desvio enganou Neneca e morreu nas redes do goleiro andreense.

Os donos da casa tiveram a oportunidade de ampliar no minuto seguinte, em outro lance atípico. Após dividida na área entre Vandinho e Neneca, a bola sobrou na área para Fininho, completamente livre. O ex-corintiano, em vez de finalizar contra o gol vazio, tentou de calcanhar e facilitou para o corte de Marcel, em cima da linha.

O Santo André teve mais seriedade quando conseguiu alcançar a área rival e, aos 34min, conseguiu igualar o marcador do primeiro tempo. O meia Júnior Dutra cruzou da esquerda e a bola encontrou a cabeça do atacante Rodrigo Fabri, que mergulhou para garantir o empate.

Com o gol, a equipe paulista cresceu na partida e deu trabalho para o Sport no final do primeiro tempo. O empate do Santo André só não saiu porque o goleiro Magrão conseguiu fazer uma bela defesa em um chute forte de Gustavo Nery de fora da área.

A segunda etapa de jogo não começou tão acalorada como a primeira. Apenas aos 22min que um lance mais perigoso foi visto no gramado da Ilha do Retiro, graças a uma cobrança de falta de Luciano Henrique. Neneca, de mão trocada, espalmou para fora.

A jogada acordou o Sport na Ilha, e na sequência os donos da casa recuperaram a vantagem. Vandinho recebeu passe na entrada da área, tirou da marcação e bateu firme e cruzado, dando números finais ao confronto direto de dois candidatos ao rebaixamento. A melhor jogada do Santo André em busca do empate saiu aos 36min, quando Pablo Escobar cruzou área, a bola atravessou a área e parou na trave.

O Sport deixa a Ilha do Retiro na próxima rodada e vai até Porto Alegre para desafiar o Grêmio no estádio Olímpico, em jogo marcado para as 16 horas (de Brasília) de domingo. Já o Santo André entra em campo um dia antes, em casa, às 18h30 contra o Vitória.

SPORT 2 x 1 SANTO ANDRÉ

Sport
Magrão; Moacir, Igor, César e Dutra (Adriano); Hamilton, Andrade, Fininho e Luciano Henrique (Juliano); Arce e Vandinho (Lincom)
Técnico: Péricles Chamusca

Santo André
Neneca; Cesinha, Marcel e Gustavo Nery; Rômulo (Leandrinho), Fernando, Júnior Dutra (Osny), Pablo Escobar e Ávine; Rodrigo Fabri (Eduardo Ratinho) e Nunes
Técnico: Sérgio Soares

Data: 27/09/09 (domingo)
Local: Ilha do Retiro, no Recife
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (SC)
Assistentes: Marco Antônio Martins (SC) e Grisenildo Dantas (PB)
Cartões amarelos: Igor, Fininho, Arce (SPO); Gustavo Nery, Fernando, Júnior Dutra, Pablo Escobar, Rodrigo Fabri (SAD)
Gols: Arce, aos 22min; Rodrigo Fabri, aos 34min do primeiro tempo. Vandinho, aos 23min do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host