UOL Esporte Futebol
 

Marino Azevedo/Photocamera

Alan comemora ao marcar na vitória do Fluminense sobre o Avaí no Maracanã

27/09/2009 - 17h59

Flu bate Avaí e acaba com jejum de vitórias, mas segue na "degola"

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
O Fluminense deu um passo importante para impedir sua iminente queda para a Série B ao derrotar o Avaí neste domingo, no Maracanã, por 3 a 2, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Alan, duas vezes, e Fábio Neves marcaram para os cariocas. William e Muriqui fizeram para os catarinenses. Por mais que a caminhada ainda seja complicada, o Tricolor acabou com um jejum dos mais indigestos esta tarde.

A equipe não vencia um jogo há 11 partidas, somado oito jogos do Nacional e três da Copa Sul-Americana. O último triunfo tinha acontecido no dia 6 de agosto, quando goleou o Sport por 5 a 1. O dado curioso é que na oportunidade, o time então treinado por Renato Gaúcho acabou com o mesmo tabu.

"A vitória boa, sofrida e conseguimos vencer porque sempre acreditamos. Superamos todas as dificuldades, inclusive a equipe do Avaí que é boa. Eles tem jogadores de qualidade e experientes. Além disso, superamos o desgaste que foi a viagem para o Per porque jogamos na quarta e chegamos quinta à noite", analisou o capitão tricolor, Luiz Alberto.

Contudo, nem tudo são flores para o Fluminense porque a equipe, agora com 21 pontos, segue na temida zona de rebaixamento. Já o Avaí, viu seu sonho de encostar no G-4, ruir, ao permanecer com 37. Na próxima rodada, o Tricolor terá o clássico diante do Flamengo, domingo, às 18h30, no Maracanã, pela frente. Já o Leão catarinense, recebe o Cruzeiro, no mesmo dia e horário, na Ressacada, em Florianópolis.

"É difícil falar após uma derrota. Em minha visão, tínhamos condições de ganhar e bem, mas perdemos por conta de erros individuais. Porém,não crucificar os companheiros porque eles não querem errar", afirmou o atacante do Avaí, Muriqui.

Empolgado por sua torcida presente em bom número ao Maracanã, o Fluminense começou a partida tentando pressionar o Avaí. Mesmo de forma desordenada, o time da casa dominou as primeiras ações, mas tinha dificuldade para entrar na área catarinense. Porém, com apenas três toques na bola, o Tricolor criou a primeira boa chance da partida, aos cinco. Darío Conca, o jogador mais lúcido da equipe, recebeu de Ruy e rolou na medida para Marquinho. O meia, porém, na entrada da área adversária, finalizou por cima do gol de Eduardo Martini.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
8min -GOOOLLL DO AVAÍ!!! Muriqui recebe na frente, passa facilmente por Paulo César e rola para William abrir o placar.
15min -GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Fábio Neves passa por um zagueiro, cruza rasteiro no lado direito e Alan dá um leve toque para empatar o jogo.
31min -GOOOLLL DO AVAÍ!!! William tabela com Marquinho e o meia cruza para Muriqui marcar de cabeça.
43min -GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Darío Conca rouba a bola de Anderson, entra na área e passa para Fábio Neves deixar tudo igual no marcador.
SEGUNDO TEMPO
45seg -Com menos de um minuto, Marquinho cobrou falta no lado esquerdo e o goleiro tricolor Rafael fez o corte.
6min -Ferdinando cobra falta de longe e Rafael defende em dois tempos.
13min -GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Adeílson cruza pelo lado esquerdo, Eduardo Martini falha e Alan completa para o gol vazio.
22minApós cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, William desvia e Rafael impede o empate dos catarinenses.
PÁGINA DO FLUMINENSE
PÁGINA DO AVAÍ
PÁGINA DO BRASILEIRÃO
Entretanto, quando a fase não ajuda, o time é castigado mesmo nos momentos em que o torcedor começa a se empolgar. Três minutos depois, o Avaí abriu o marcador em seu primeiro ataque. Muriqui recebeu na frente, passou como quis por Paulo César e rolou no meio para William completar para a rede.

O Fluminense se desesperou e passou a dar campo para o Avaí quando avançava para o ataque. Em uma jogada dentro da área, aos 14, Rafael impediu que adversário ampliasse a vantagem. Após o lance, o torcedor tricolor presente nas arquibancadas inferiores passou a hostilizar os jogadores. Mas Alan tratou de dar um pouco de alegria. Fábio Neves, que realizava sua primeira partida como titular no time carioca fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou para o jovem atacante emendar para o gol, aos 15 minutos.

A equipe da casa, que tinha mais posse de bola naquele momento conseguiu se acalmar, mas as jogadas de ataque rareavam e a defesa demonstrou porque é uma das mais vazadas do Brasileirão. Em uma rápida troca de passes, o Avaí chegou facilmente ao segundo gol, aos 31. William tabelou com Marquinhos e o meia cruzou para Muriqui desempatar o confronto.

O torcedor voltou a vaiar o time, que respondeu em campo com jogadas isoladas do argentino Darío Conca e do jovem Alan. Nos cinco minutos finais da primeira etapa, o time cresceu e acabou premiado. Aos 43 minutos, Conca foi esperto roubar a bola do zagueiro Anderson, que é cria das divisões de base do Fluminense, e rolou para Fábio Neves empatar o jogo.

A equipe carioca voltou para o segundo tempo com duas mudanças. O lateral-esquerdo Paulo César, que pouco apoiou na primeira etapa deu lugar a Dieguinho. Já o meia Marquinho, saiu para a entrada do atacante Adeílson. Os catarinenses, por outro lado, voltaram com o mesmo time.

Mesmo sem mexer na equipe, os comandados do técnico Silas voltaram com outra atitude. Com dez minutos do segundo tempo, o Avaí já tinha chegado três vezes com perigo. As jogadas mais perigosas aconteceram em lances de bola parada. Marquinho e Ferdinando obrigaram Rafael a fazer boas defesas.

Aos poucos, o Fluminense mostrou que as substituições do técnico Cuca deram resultado. As jogadas pelo lado esquerdo que eram raras no primeiro tempo, passaram a acontecer com mais freqüência. O lateral Dieguinho e o atacante Adeílson, que se movimentava muito deixavam a zaga do Avaí preocupada. O segundo, aliás, acabou participando do gol da virada tricolor. Ele cruzou pelo alto, Eduardo Martini falhou e Alan empurrou a bola para a rede.

O Avaí sentiu um pouco o gol e Silas tratou de mudar. O zagueiro Anderson, que falhava muito, deu lugar ao meia-atacante Caio. A equipe visitante tentou imprimir seu ritmo e em lances isolados por pouco não chegou ao empate. Muriqui teve a chance mais clara, aos 26 minutos, ao ficar cara a cara com Rafael, que saiu com qualidade nos pés do atacante. O Fluminense, contudo, se segurou como pôde e acabou com o jejum de vitórias.

FLUMINENSE 3 X 2 AVAÍ

Fluminense
Rafael; Ruy, Luiz Alberto, Gum e Paulo César (Dieguinho); Diguinho, Urrutia, Marquinho (Adeílson) e Darío Conca; Alan (Fabinho) e Fábio Neves.
Técnico: Cuca

Avaí
Eduardo Martini; Anderson (Caio), Émerson e Augusto; Luiz Ricardo (Roberto), Ferdinando, Léo Gago, Marquinhos e Eltinho; Muriqui e William (Leonardo)
Técnico: Silas

Data: 27/09/2009 (domingo)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Público: 19.098 pagantes
Renda: R$ 113.819,50
Cartões amarelos: Eltinho, William e Luiz Ricardo (AVA); Marquinho, Diguinho e Gum (FLU)
Gols: William, aos oito, Alan, aos 15, Muriqui, aos 31 e Fábio Neves, aos 43 minutos do primeiro tempo; Alan, aos 13 minutos do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host