UOL Esporte Futebol
 

Nelson Almeida/UOL

Em posição ilegal, Washington desvia de Felipe para decretar o empate no clássico

27/09/2009 - 17h57

Camisas 9 brilham, e São Paulo e Corinthians empatam no Morumbi

Bruno Thadeu
Em São Paulo
São Paulo e Corinthians traçavam uma vitória no Morumbi para fortalecer o sonho de conquista do Brasileirão. Ronaldo e Washington absorveram a importância do clássico e anotaram os gols do jogo. O empate por 1 a 1 neste domingo, entretanto, acabou agradando ao líder Palmeiras, que se afastou dos dois rivais na classificação.

Com o empate no Morumbi, o São Paulo soma 45 pontos na tabela, cinco a menos que o Palmeiras. O Corinthians chegou a 38 pontos.

O clássico começou quente antes mesmo da partida. O ônibus do Corinthians foi apedrejado na entrada do Morumbi. Nenhum jogador foi ferido.

O titular do São Paulo, Rogério Ceni foi vetado minutos antes do clássico, devido a dores na coxa. Bosco o substituiu.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
5min - Hernanes dribla Mattos e cruza na cabeça de Jorge Wagner. Felipe defende.
13min - Paulo André cabeceia em jogada de escanteio. Bosco se estica para tirar a bola do ângulo .
20min - GOOOLLL DO CORINTHIANS!!! André Dias e Bosco não se entenderam no recuo de bola. Ronaldo aproveita vacilo da zaga tricolor e toca a bola para o gol, sem dificuldade.
25min - Hernanes tabela com Borges e chuta. Bola explode na trave.
SEGUNDO TEMPO
8min - Hernanes arremata de fora da área, mas sem direção.
18min - Dentinho marca, mas juiz anula o gol, anotando falta de Ronaldo no lance.
25min - GOOLL DO SÃO PAULO - Hernanes encontra Washington se infiltrando na área. Camisa 9 recebe o passe e tira Felipe da jogada.
28min - Moradei recebe passe de Bill dentro da área, mas isola a bola.
46min - Hugo chuta de longa distância, mas sem força.
MAIS SOBRE O SÃO PAULO
MAIS SOBRE O CORINTHIANS

A partida marcou a estreia de Defederico. O argentino aumentou o efetivo do Corinthians no ataque, mas deixou vazios no meio-campo. Sem um típico meia, o time alvinegro iniciou o jogo explorando jogadas da defesa para o ataque ou pelos lados, com Dentinho e Jorge Henrique, mas esbarravam no trio de zaga tricolor.

O São Paulo tinha maior domínio de jogo, chegando com frequência à área corintiana em lances articulados por Hernanes. Felipe, porém, executava boas defesas.

O então apagado Ronaldo brilhou. Em uma falha grotesca de André Dias e Bosco, que não se entenderam no recuo de bola, o Fenômeno aproveitou a bobeada e invadiu a área, tocando para o gol sem qualquer marcação, aos 20 min.

Em desvantagem, o São Paulo tratou de pressionar o Corinthians. A trave salvou o Corinthians aos 25 min do primeiro tempo em chute desferido por Hernanes. Em outra jogada do São Paulo, Dagoberto entrou na área, mas a arbitragem assinalou impedimento, revoltando o camisa 25, que recebeu amarelo pela reclamação.

A equipe do Parque São Jorge controlou o ímpeto tricolor e intensificou jogadas no ataque no final do primeiro tempo, mas sem incomodar Bosco. Vigiado pelo trio defensivo do São Paulo, Ronaldo pedia maior apoio do ataque corintiano e arriscava dribles para superar a marcação rival.

Com Washington no banco, as jogadas aéreas do São Paulo nos 45 min iniciais eram desperdiçadas.

A segunda etapa apresentou duas equipes muito mais dispostas em conseguir o gol. O São Paulo buscava o empate de inúmeras maneiras. Explorava jogadas pelo alto, tabelas pelo meio e infiltrações. A conclusão, porém, era falha. O Corinthians deixava de ser previsível quando Ronaldo assumia o controle da bola.

No ataque, o São Paulo era "parado" pela arbitragem, que assinalava impedimento em lances com Borges.

O árbitro Ricardo Marques Ribeiro, aliás, gerou contestações dos dois lados. O Corinthians reclamou do gol de Dentinho, anulado pelo juiz, que anotou falta de Ronaldo em Renato Silva no lance do gol.

Com a entrada de Washington, o São Paulo centralizou suas ações ofensivas pelo alto. Mano Menezes decidiu reforçar a marcação. Sacou Defederico para a entrada de Moradei.

A pressão tricolor fez efeito. Washington se infiltrou na área em posição irregular e tirou Felipe da jogada, aproveitando belo passe de Hernanes, aos 25 min do segundo tempo.

O Corinthians se retraía nos avanços do São Paulo, deixando Ronaldo isolado no ataque. O camisa 9 deixou o campo durante a segunda etapa.

O outro camisa 9, Washington, também foi embora antes do apito final, mas desta vez por reclamação. O atacante já tinha um cartão amarelo, sendo novamente advertido após contestar decisão do árbitro em jogada de ataque. Foram dois amarelos antes de Washington receber o vermelho, aos 44 min do segundo tempo.


SÃO PAULO 1 X 1 CORINTHIANS

Data: domingo; 27/09/2009
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Junior e Emerson Augusto de Carvalho (SP)
Público:
Renda:
Cartões amarelos: Defederico, Jorge Henrique, William (COR), Dagoberto, Richarlyson, Washington (dois) (SP)
Cartões vermelhos: Washington (SP)
Gols: Ronaldo, aos 20 minutos do primeiro tempo, Washington, aos 25 min segundo tempo

SÃO PAULO
Bosco; Renato Silva, André Dias e Miranda; Jean, Richarlyson (Marlos), Hernanes, Jorge Wagner (Hugo) e Junior Cesar; Borges (Washington) e Dagoberto
Técnico: Ricardo Gomes

CORINTHIANS
Felipe; Alessandro, William, Paulo André e Marcinho; Marcelo Mattos, Jucilei e Defederico (Moradei); Jorge Henrique (Souza), Dentinho e Ronaldo (Bill)
Técnico: Mano Menezes

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host