UOL Esporte Futebol
 

Vipcomm

Neymar foi titular do Santos contra o Botafogo, mas não evitou o empate

20/09/2009 - 20h33

Santos bobeia na Vila, empata com Botafogo e despenca para 12º

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A 25ª rodada do Campeonato Brasileiro abriu a possibilidade para o Santos assumir a sétima posição da tabela: após derrotas de Corinthians e Barueri, bastava a equipe de Vanderlei Luxemburgo derrotar em casa o Botafogo neste domingo. Entretanto, o time praiano não passou de um empate por 0 a 0 com o rival carioca ameaçado pelo rebaixamento e despencou no torneio.

Com apenas um ponto conquistado na Vila neste domingo, o Santos chegou aos 36 no Brasileirão e se afastou da zona de classificação para a Copa Libertadores da América, caindo para o 12º lugar. O Botafogo, enquanto isso, atingiu sua décima partida sem vitória no campeonato e desperdiçou a chance de deixar a região de rebaixamento: com 25 pontos, o clube de General Severiano tem a 18ª colocação - a dois do Náutico, 16º.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
18min - Pará cruza na grande área, Neymar cabeceia no cantinho direito do gol de Jefferson. O goleiro do Botafogo estica-se e espalma a bola para a linha de fundo
21min - Fabão escorrega e deixa caminho livre para Gabriel avançar pela esquerda, invadir a área e bater cruzado, para fora.
34min - Bola na área, Fabão sobe e cabeceia para o chão. A bola quica e sobe, passando com muito perigo por cima do gol de Jefferson
40min -André Lima arrisca de fora da área. Felipe tenta segurar, mas a bola molhada escorrega das luvas do goleiro, que quase leva um frango, mas faz a defesa.
SEGUNDO TEMPO
4min - NO TRAVESSÃO! Fabão solta a bomba em cobrança de falta perto da grande área e carimba o travessão de Jefferson
26min - Juninho bate falta da intermediária. O chute sai forte e rasteiro, e o goleiro Felipe mergulha para espalmar para escanteio
40min - Mádson faz uma bela jogada, dribla Leandro Guerreiro e invade a grande área chutando forte para o gol. Jefferson espalma a bola para a linha de fundo
43min -Lúcio Flávio levanta a bola na grande área, André Lima sobe sozinho e cabeceia. Felipe, atento, faz uma ótima defesa
VEJA TABELA COMPLETA
MAIS SOBRE O SANTOS
MAIS SOBRE O BOTAFOGO
Apesar do placar sem gols, o primeiro tempo foi bastante equilibrado na Vila Belmiro. Depois de uma queda de energia que apagou parte dos refletores do estádio e atrasou o início do jogo em 12min, cada equipe construiu duas oportunidades mais claras que assustaram a defesa rival.

O Santos assustou com uma cabeçada de Neymar aos 18min e outra de Fabão, aos 34. Já o Botafogo viu Gabriel concluir para fora um bom contra-ataque aos 21min e André Lima quase surpreender Felipe com um arremate de fora da área, aos 40min.

Para dar mais força ao ataque santista em casa, Luxemburgo trocou o volante Germano pelo meia Mádson, que não expressou mágoa por ter começado o confronto no banco. "Isso [reserva] faz parte do futebol, estou aqui para ajudar. Agora, vou tentar ajudar no lado esquerdo, podemos melhorar por lá", sinalizou.

A entrada do meio-campista, porém, não representou muita vantagem para o Santos, que assustou apenas em uma cobrança de falta do zagueiro Fabão, no travessão aos 4min. Em um jogo repleto de erros de passe e com escassez de criatividade, restava à torcida alvinegra na Vila comemorar a goleada do Goiás por 4 a 1 sobre o Corinthians a cada anúncio do sistema de alto-falantes do estádio.

O meia Alan Patrick e o atacante André entraram no lugar dos meio-campistas Robson e Rodrigo Souto, respectivamente, mas o panorama do jogo não se alterou. Entre muitas divididas e erros de passe de ambas as equipes, três lances assustaram antes do apito final de Leonardo Gaciba.

O Botafogo quase surpreendeu aos 26min, com uma cobrança de falta de Juninho - Felipe se esticou para espalmar. Os visitantes ainda chegaram aos 43min com André Lima, que cabeceou livre da área e o arqueiro santista fez uma bela defesa.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Santos e Botafogo faziam um jogo fraco
BLOG DO JUCA KFOURI
O Santos, enquanto isso, teve sua única oportunidade aos 41min. Mádson, pela direita, fez boa jogada no ataque, driblou Leandro Guerreiro e chutou forte para o gol. Jéfferson caiu e espalmou para fora.

Agora, as duas equipes têm uma semana até entrarem em campo pela 26ª rodada do Brasileirão. O Santos deixa a Vila Belmiro e viaja a Belo Horizonte, para enfrentar o Atlético-MG no Mineirão às 18h30 de domingo. Nos mesmos dia e horário, o Botafogo abre as portas do Engenhão para recepcionar o Vitória.

SANTOS 0 x 0 BOTAFOGO

Santos
Felipe; Pará, Fabão, Eli Sabiá e Léo; Émerson, Rodrigo Souto (André), Germano (Mádson) e Róbson (Alan Patrick); Neymar e Kleber Pereira
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Botafogo
Jefferson; Juninho, Wellington e Émerson; Thiaguinho, Leandro Guerreiro, Jônatas (Renato), Lúcio Flávio (Marquinho) e Gabriel; Reinaldo (Ricardinho) e André Lima
Técnico: Estevam Soares

Data: 20/09/2009 (domingo)
Local: estádio Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (RS)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Altemir Hausmann (RS)
Cartões amarelos: Germano (SAN); Juninho, Thiaguinho, Gabriel, André Lima (BOT)

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host