UOL Esporte Futebol
 

Marino Azevedo/Photocamera/Divulgação

Sem tirar o zero do placar, Botafogo e Fluminense seguem na zona do rebaixamento

13/09/2009 - 20h23

Botafogo e Fluminense empatam e seguem "desesperados" no Brasileiro

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
No clássico dos desesperados, a situação ficou complicada para o Botafogo e muito delicada para o Fluminense, após o empate em 0 a 0, na noite deste domingo, no Engenhão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro, com 24 pontos, está na 18ª posição, enquanto o Tricolor, que segue na última colocação, chegou aos 18.

"Foi um clássico e o empate não chegou a ser ruim. Mas, é claro, a vitória seria fundamental para a gente sair desta situação ruim no Campeonato Brasileiro", destacou o goleiro Jefferson.

Na próxima rodada, o Fluminense pega o Grêmio, no domingo, às 16h, no Olímpico. No mesmo dia, mas no horário das 18h30, o Botafogo encara o Santos, na Vila Belmiro. Porém, antes, o Alvinegro tem compromisso pela Copa Sul-Americana, quando duela com o Atlético-PR, nesta quarta-feira, às 21h50, no Engenhão.

"Foi um empate e não podemos descartá-lo. Agora é pensar no Grêmio, lá no Olímpico. Será uma partida complicada, mas podemos vencer. Ainda faltam 14 rodadas", salientou o zagueiro Luiz Alberto.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
11min - Adeílson faz boa jogada pela esquerda e cruza para Equi González, que chuta a bola no travessão de Jefferson.
16min - Lucio Flávio recebe a bola direita e cruza na cabeça de André Lima, que manda, com perigo, por cima do travessão.
31min - Contra-ataque do Fluminense. Darío Conca lança para Alan. O atacante chuta, Jefferson faz ótima defesa e manda a bola para escanteio.
39min - Eduardo recebe livre e chuta para a grande defesa de Rafael, que dá rebote. O próprio Eduardo pega a sobra, mas arremata muito mal e desperdiça ótima chance.
SEGUNDO TEMPO
13min - Lucio Flávio bate falta para dentro da área, a bola passa por todo mundo, menos pelo goleiro Rafael, que pega com segurança.
24min - Darío Conca bate falta para dentro da área, Gum raspa de cabeça e a bola vai à direita de Jefferson.
35min - Kieza fica livre para marcar, mas chuta para a grande defesa de Jefferson, que salva o Botafogo.
PÁGINA DO BOTAFOGO
PÁGINA DO FLUMINENSE
PÁGINA DO BRASILEIRO
Na zona de rebaixamento, Botafogo e Fluminense entraram em campo pensando única e exclusivamente na vitória. O Alvinegro tomou a iniciativa da partida, mas o Tricolor era perigoso, principalmente nos contra-ataques.

A primeira grande oportunidade da partida foi do Fluminense, com Equi González acertando o travessão de Jefferson. O Botafogo respondeu com André Lima e o clássico ficou naquele "lá e cá".

O jogo seguiu equilibrado, apesar de faltoso em alguns momentos. Aos 32 minutos, o Fluminense reclamou de um pênalti de Fahel na cabeçada de Luiz Alberto. A bola pegou na mão do volante alvinegro, mas o árbitro Rodrigo Nunes de Sá não considerou o lance como irregular.

No fim do primeiro tempo, aos 39 minutos, Eduardo teve ótima chance de deixar o Botafogo em vantagem para a etapa final, mas o lateral-esquerdo alvinegro desperdiçou na frente de Rafael.

O segundo tempo começou equilibrado, mas muito amarrado no meio-de-campo. Para mexer um pouco no panorama do clássico, os dois técnicos fizeram substituições. Aos 18, Kieza e Tartá entraram nos lugares de Alan e Equi González, respectivamente. Três minutos depois, Estevam Soares sacou Alessandro e colocou Thiaguinho. Logo depois, aos 23, o treinador alvinegro trocou Reinaldo por Ricardinho.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
E, no Engenhão, nada vi porque não sou masoquista
BLOG DO JUCA KFOURI
As alterações do Fluminense surtiram mais efeito. O Tricolor passou a ter mais posse de bola, mesmo sem incomodar muito o goleiro Jefferson. Para tentar arrumar o meio-campo do Botafogo, Estevam Soares tirou Lucio Flávio e colocou Renato.

O sangue novo no meio não adiantou e o Fluminense continuou dominando o clássico na reta final. Aos 35 minutos, Kieza perdeu a chance de dar a vitória ao Tricolor. No fim, já na base do "tudo ou nada", Cuca colocou Roni na vaga de Paulo César. O Tricolor pressionou, mas o jogo terminou mesmo 0 a 0.

BOTAFOGO 0 x 0 FLUMINENSE

Botafogo
Jefferson; Emerson, Juninho e Fahel; Alessandro (Thiaguinho), Leandro Guerreiro, Jônatas, Lucio Flávio (Renato) e Eduardo; Reinaldo (Ricardinho) e André Lima.
Técnico: Estevam Soares

Fluminense
Rafael; Ruy, Gum, Luiz Alberto e Paulo César (Roni); Diogo, Diguinho, Equi González (Tartá) e Darío Conca; Alan (Kieza) e Adeílson.
Técnico: Cuca

Data: 13/09/2009 (domingo)
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Marco Aurélio dos Santos Pessanha (RJ)
Cartões amarelos: André Lima, Lucio Flávio, Eduardo e Fahel (Botafogo). Equi González, Gum e Diguinho (Fluminense).

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host