UOL Esporte Futebol
 

Bruno Miani/Vipcomm/Divulgação

Dagoberto (e) e Hugo marcam e garantem a vitória do São Paulo no Morumbi

12/09/2009 - 20h25

Com formação mais ofensiva, São Paulo vence Avaí e pressiona líderes

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O São Paulo colocou à prova uma formação mais ofensiva, com Jorge Wagner de segundo volante e o jovem Marlos na criação das jogadas. E a experiência deu certo neste sábado. A equipe tricolor venceu o Avaí por 2 a 0, no estádio do Morumbi, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, e pressiona os líderes Palmeiras e Internacional, que jogam no domingo.

Com a vitória, o São Paulo chega aos mesmos 43 pontos do segundo colocado Inter, que enfrenta o Cruzeiro, no Beira-Rio. A equipe comandada por Ricardo Gomes também diminui para apenas um ponto a distância para o líder Palmeiras, que visitará o Vitória. Dono da maior série invicta da competição (11 jogos), o Avaí soma a terceira derrota consecutiva e permanece com 34 pontos.

Esta foi a terceira vez que Ricardo Gomes escalou Jorge Wagner ao lado de Marlos no time titular. A primeira experiência ocorreu na derrota para o Coritiba e a segunda resultou na vitória sobre o Grêmio Barueri. Neste tira-teima, o esquema com um meio-campo mais veloz demorou a funcionar, mas deu resultado.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
12min - Jorge Wagner cobra o escanteio, Renato Silva desvia na primeira trave e Miranda toca. Borges ainda tenta desviar e a bola passa a direita do gol do Avaí.
13min - Muriqui tabela com Leonardo, aparece livre na área, toca na saída do são-paulino Rogério Ceni, que consegue a defesa.
37min - Em cobrança de falta pela esquerda, Émerson cabeceia, Rogério defende, mas Augusto aproveita a sobra para marcar. O gol do Avaí é anulado em impedimento duvidoso.
44min - O Avaí chega pela direita. Em cruzamento, a bola atravessa a área são-paulina sem desviar em ninguém levando perigo para os anfitriões.
SEGUNDO TEMPO
1min - GOOOOOLLLLL DO SÃO PAULO!!! Júnior César cruza pela esquerda, a zaga afasta, Marlos tenta e a bola sobra para Dagoberto, que gira para marcar.
5min - Novo cruzamento, agora pela direita, a defesa do Avaí desvia e o árbitro anula gol contra alegando impedimento.
8min - Renato Silva desvia cobrança de escanteio e o goleiro do Avaí, Eduardo Martini faz boa defesa.
32min - Roberto recebe lançamento, vê Rogério Ceni adiantado e tenta de cobertura. A bola passa perto da trave.
39min - GOOOOOLLLLL DO SÃO PAULO!!! Dagoberto cruza na cabeça de Hugo, a bola ainda desvia na mão de Eduardo Martini e entra.
CLASSIFICAÇÃO INTERATIVA
LEIA MAIS DO AVAÍ
MAIS DO SÃO PAULO
Com a formação mais ofensiva, Jorge Wagner teve que atuar um pouco mais recuado e formou a dupla de volantes com Arouca. Os dois, no entanto, sofreram para dar o primeiro combate e a defesa são-paulina ficou exposta. Embora tenha entrado com apenas um atacante, o Avaí conseguiu manter uma postura ofensiva.

A equipe catarinense dominou o meio-campo, avançou seus meias e levou mais perigo ao gol de Rogério Ceni no primeiro tempo. O São Paulo dependia das raras bolas paradas e de jogadas individuais para assustar Eduardo Martini.

Promovidos a titulares após marcarem os gols da vitória sobre o Cruzeiro, Marlos e Borges não fizeram um bom primeiro tempo. A bola chegava com dificuldade ao atacante, que até tentava proteger e girar. Habilidoso, o jovem meia conseguia a infiltração, mas pecava no passe final.

Com os erros de passes são-paulinos, os comandados de Silas tiveram as melhores oportunidades de abrir o placar no primeiro tempo, mas não aproveitaram as chances de contra-ataque. Na única vez que o time catarinense vazou Ceni, o árbitro marcou impedimento em um lance duvidoso.

"A gente está sentindo um pouco de dificuldade quando os volantes deles saem para o jogo. Precisamos posicionar bem certinho e acertar a marcação, porque nosso ataque não é muito de voltar", alertou Jorge Wagner no fim do primeiro tempo. E o Avaí pagou pela ineficiência de setor ofensivo.

As equipes mal se posicionaram em campo na volta do intervalo e Dagoberto marcou seu sexto gol no Campeonato Brasileiro. Júnior César cruzou pela esquerda, a defesa do Avaí afastou parcialmente, Marlos tentou ajeitar e a bola sobrou para o camisa 25, que girou e superou o goleiro Eduardo Martini.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Tem sido assim: Ricardo Gomes bota para jogar e o cara faz gol.
BLOG DO JUCA KFOURI
O São Paulo acertou o posicionamento de seus jogadores de meio e pressionou. Aos 5min, os anfitriões ampliaram em gol contra, anulado pela arbitragem por impedimento. O Avaí ainda tentou equilibrar as forças e chegou a assustar, mas o clube do Morumbi chegou ao seu segundo gol.

O técnico Ricardo Gomes novamente contou com jogadores que estavam no banco de reservas para definir a partida. A exemplo do que ocorreu na última rodada - em que Borges e Marlos entraram para garantir a vitória -, o meia Hugo substituiu justamente o camisa 16 e marcou de cabeça, após cruzamento de Dagoberto.

SÃO PAULO 2 X 0 AVAÍ

São Paulo
Rogério Ceni; Renato Silva, Rodrigo, Miranda; Jean, Arouca, Jorge Wagner, Marlos (Hugo), Júnior César; Dagoberto (Zé Luís) e Borges (Washington)
Técnico: Ricardo Gomes

Avaí
Eduardo Martini; Émerson, Augusto, Rafael; Luiz Ricardo (Fabinho Capixaba), Ferdinando, Léo Gago (Roberto), Marquinhos, Muriqui, Eltinho; Leonardo (Caio)
Técnico: Silas

Data: 12/09/2009 (sábado)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
Público: 29.496 pagantes
Renda: R$ 727.097,50
Cartões amarelos: Luiz Ricardo (AVA)
Gols: Dagoberto, a 1min, Hugo, aos 39min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host