UOL Esporte Futebol
 

EDU ANDRADE/AE

O Grêmio, de Souza (d), conquistou o empate no final do jogo com o Vitória

05/09/2009 - 20h30

Grêmio falha muito, mas busca empate no final contra o Vitória

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
Em tarde de novidades, o Grêmio não conseguiu manter seu bom desempenho em casa, mas com gol no final empatou com o Vitória, 1 a 1, neste sábado, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na partida em que o meia e capitão Tcheco começou como reserva e Fábio Rochemback estreou, a equipe falhou muito e só não perdeu uma invencibilidade de um ano graças ao artilheiro Jonas.

A última vez que o clube gaúcho foi batido no Olímpico foi dia 13 de setembro de 2008 (2 a 1 para o Goiás, pelo Nacional). Bastava empatar neste sábado para confirmar um ano invicto. Depois de sair atrás, o time teve fraca atuação, mas Jonas, que fez seu 11º gol na competição, garantiu a permanência do tabu.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
8min - Souza serva Jonas na área, que ajeita para a canhota, chuta e Viáfara segura.
16min - Souza cobra falta na meia, Réver cabeceia e o goleiro defende no canto direito.
32min - Adílson erra uma bola atrasada, Neto Berola intercepta, toca para Roger, que chuta para o gol e Mário Fernandes salva.
41min - GOOOLLL DO VITÓRIA!!!
Réver deixa a bola passar, Neto Berola ganha de Mário na velocidade e na saída do goleiro toca no canto direito.
SEGUNDO TEMPO
25seg - O Vitória sai jogando numa rápida troca de passes, Leandro Domingues entra na área e chuta cruzado, no poste esquerdo.
4min - Cruzamento da esquerda, Neto Berola bate de primeira e a bola bate no poste.
17min - Tcheco cobra falta, Réver sobe no segundo pau e cabeceia no travessão.
41min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!!
Tcheco cruza da direita, Jonas pega de primeira e acerta o canto direito.
LEIA MAIS SOBRE O GRÊMIO
LEIA MAIS DO VITÓRIA
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
Subindo para 33 pontos, o Tricolor permanece em zona intermediária a tabela, quatro atrás do G-4. Já o Vitória, que só não conseguiu o resultado porque teve Magal expulso e com um a menos não suportou a pressão, vai para 30, ficando em 11º.

O Grêmio entrou em campo com uma mudança significativa na escalação. O capitão Tcheco começou no banco, dando lugar para Douglas Costa. Sem dificuldade, a equipe assumiu controle da partida e aparecia com frequência no ataque. O Vitória conseguia se segurar bem atrás, e tentava aproveitar os erros do adversário.

Conforme o tempo passava o time baiano equilibrava o confronto, e só não abriu o placar aos 32 porque Mário Fernandes salvou um chute de Neto Berola, em lance que Marcelo Grohe já estava batido. As falhas do Tricolor eram constantes, e aos 41min Réver foi enganado pelo quique da bola, Neto Berola aproveitou, arrancou em velocidade e tocou no canto direito: 1 a 0, placar do primeiro tempo.

Réver, que errou na jogada do gol, pedia mais efetividade na frente na busca da recuperação. "Fui com muita vontade, passei da bola e ele fez o gol. Hoje o time está deixando a desejar. Falta o último passe", comentou.

Desconcentrado, o Grêmio contou com a sorte no início da etapa complementar. Leandro Domingues e Neto Berola acertaram o poste antes dos cinco minutos. Passado o susto, os anfitriões foram para a pressão. Aos 24 Magal cometeu falta dura em Adílson, e como já tinha amarelo, levou cartão vermelho.

Encurralado atrás, o Vitória, com um homem a menos, abdicou de atacar, preferindo valorizar a posse de bola, segurando o resultado. E quando tudo parecia decidido, Tcheco conseguiu um cruzamento para o meio da área, Jonas chutou de primeira e deixou tudo igual: 1 a 1, resultado que garante um ano de invencibilidade da equipe em casa.

GRÊMIO 1 X 1 VITÓRIA

Grêmio
Marcelo Grohe; Túlio (Joílson), Mário Fernandes, Réver e Lúcio; Adilson, Fábio Rochemback, Douglas Costa (Tcheco) e Souza; Jonas e Perea (Herrera)
Técnico: Paulo Autuori

Vitória
Viáfara; Apodi, Fábio Ferreira, Wallace, Robinho; Uelliton, Vanderson, Magal, Leandro Domingues (Marco Aurélio); Neto Berola (Jackson) e Roger (Carlos Alberto)
Técnico: Vágner Mancini

Data: 5/9/2009 (sábado)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Público: 20.901 pessoas
Renda: R$360.641,00
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa/MG) e Carlos Berkenbrock (Fifa/SC)
Cartões amarelos: Uelliton, Magal, Robinho, Wallace, Vanderson (Vitória); Lúcio, Herrera (Grêmio)
Cartão vermelho: Magal (Vitória)
Gols: Neto Berola, aos 41min do primeiro tempo. Jonas, aos 41min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host