UOL Esporte Futebol
 

Agência Estado

Jonas marcou dois gols, mas o Grêmio não venceu fora

30/08/2009 - 20h31

Botafogo e Grêmio empatam e seguem "estacionados" no Brasileiro

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Num jogo eletrizante, principalmente nos 15 minutos finais, Botafogo e Grêmio empataram em 3 a 3, na noite deste domingo, no Engenhão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado, entretanto, acabou sendo ruim para as duas equipes. O Alvinegro, com 23 pontos, na 18ª posição, segue na zona de rebaixamento. Já o Tricolor gaúcho, que foi a 32, na 9ª colocação, não se aproximou do G-4, grupo que se classifica para a Copa Libertadores da América 2010.

Os gols do Botafogo, que não vence há sete jogos, foram marcados por Reinaldo, Victor Simões e Leandro Guerreiro, este aos 43 minutos do segundo tempo. Para o Grêmio, que segue sem triunfar fora de casa (três empates e oito derrotas), os gols foram assinalados por Souza e Jonas (2). Num deles, o primeiro da equipe, foi digno de "comédia pastelão".

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio recebe o Vitória, no sábado, às 18h30, no Olímpico, em Porto Alegre. No mesmo dia e horário, o Botafogo encara o Sport, na Ilha do Retiro, no Recife. Porém, antes do Rubro-Negro pernambucano, o Alvinegro entra em campo nesta quarta-feira, às 21h50, para enfrentar o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela primeira fase da Copa Sul-Americana.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
5min - Reinaldo dribla Réver, fica na frente de Victor, mas o goleiro do Grêmio sai bem e salva o Grêmio.
12min - Juninho cobra falta com violência, Victor dá rebote, mas ninguém do Botafogo chega e o goleiro do Grêmio pega a bola novamente.
19min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! O Grêmio sai jogando errado. Michael rouba a bola e entrega para Lucio Flávio. O meia cruza para Reinaldo, que chuta para a defesa de Victor. O próprio atacante alvinegro pega o rebote e não desperdiça.
23min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!! Após falha de Wellington, Perea fica com a bola e cruza para Jonas. O atacante do Grêmio chuta na trave, ela volta na sua cabeça e toca no travessão. O próprio jogador pega o rebote e, enfim, marca.
SEGUNDO TEMPO
1min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Reinaldo lança Victor Simões, que aproveita falha de Rafael Marques e manda a bola para o fundo da rede.
12min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!! Mário Fernandes recebe de Souza e cruza para Jonas empatar. No lance, os jogadores do Botafogo reclamaram que a bola saiu pela linha de fundo.
27min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!! Souza bate falta pela esquerda, a bola passa por todo mundo e morre no fundo da rede.
43min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Leandro Guerreiro chuta de longe, a bola desvia num jogador do Grêmio e "mata" Victor.
45min - Ricardinho recebe livre, fica na cara de Victor, mas chuta para a grande defesa do goleiro do Grêmio, que manda a bola para escanteio.
PÁGINA DO BOTAFOGO
PÁGINA DO GRÊMIO
PÁGINA DO BRASILEIRO
Precisando da vitória para sair da zona de rebaixamento, o Botafogo entrou em campo bem ofensivo, com três atacantes: Reinaldo, Victor Simões e André Lima. E realmente o Alvinegro começou a partida pressionando. As melhores jogadas saiam dos pés de Reinaldo, que abriu o placar para os cariocas, aos 19 minutos.

Porém, a alegria do Botafogo durou apenas quatro minutos. Aos 23, numa falha de Wellington, Jonas empatou. Porém, o atacante quase perdeu o gol, lembrando um pouco o que ele desperdiçou contra o Boyacá Chicó-COL, em Tunja, pela Libertadores.

Com a igualdade no placar, o Botafogo caiu de produção. Os erros de passes foram se sucedendo. A torcida perdeu a paciência com alguns jogadores, principalmente, com Victor Simões. O Grêmio também não produziu mais nada e o primeiro tempo terminou mesmo 1 a 1.

O segundo tempo começou e o Botafogo desempatou. Logo com um minuto, Victor Simões recebeu na frente e tocou na saída do goleiro Victor: 2 a 1.

Porém, o Botafogo não aproveitou o baque do Grêmio e não pressionou o adversário gaúcho. Com isso, aos poucos, o Tricolor foi se reencontrando no segundo tempo, até chegar ao empate, com Jonas, aos 12 minutos. No lance, os jogadores alvinegros reclamaram que a bola, na hora do cruzamento, tinha saído pela linha de fundo.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O Botafogo não ganhou dentro, como virou hábito.
Mas o jogo foi sensacional
BLOG DO JUCA KFOURI
A partir daí, o Grêmio passou a ter um ligeiro domínio das ações. Já o Botafogo preferiu reclamar do árbitro Rodrigo Martins Cintra. Aos 18 minutos, os alvinegros pediram pênalti no chute de Thiaguinho que tocou na mão de Adilson dentro da área.

O ligeiro domínio do Grêmio foi suficiente para o Tricolor gaúcho, aos 27 minutos, desempatar por intermédio de Souza. O Botafogo, então, foi para cima. Porém, quando tudo indicava vitória dos visitantes, Leandro Guerreiro, aos 43, deixou tudo igual e deu números finais ao confronto.

BOTAFOGO 3 x 3 GRÊMIO

Botafogo
Castillo; Alessandro, Wellington, Juninho e Thiaguinho; Leandro Guerreiro, Michael (Jônatas) e Lucio Flávio; Reinaldo (Renato), Victor Simões (Ricardinho) e André Lima.
Técnico: Estevam Soares

Grêmio
Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Réver e Bruno Collaço (Lúcio); Túlio, Adilson, Souza e Tcheco; Perea (Herrera) e Jonas (Makelelê).
Técnico: Paulo Autuori

Data: 30/08/2009 (domingo)
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP)
Auxiliares: Márcio Luiz Augusto (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
Público: 10.031 (pagantes)
Renda: R$ 116.857,50
Cartões amarelos: Lucio Flávio e Alessandro (Botafogo). Souza e Mário Fernandes (Grêmio).
Gols: Reinaldo, aos 19 minutos; e Jonas, aos 23 minutos do primeiro tempo. Victor Simões, com 1 minuto; Jonas, aos 12 minutos; Souza, aos 27 minutos; e Leandro Guerreiro, aos 43 minutos do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host