UOL Esporte Futebol
 

Vipcomm/Divulgação

Paulo Henrique marcou o segundo gol da vitória do Santos

30/08/2009 - 17h54

George Lucas e 'meninos da Vila' ajudam Santos a espantar trauma e bater Flu

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Santos contou com George Lucas e com os pratas da casa André e Paulo Henrique Ganso para reencontrar a vitória no Campeonato Brasileiro após dois tropeços seguidos na competição. Em casa neste domingo, o time alvinegro praiano superou o lanterna Fluminense por 2 a 0 graças a uma boa atuação do garçom lateral direito, que serviu os dois jovens promissores e manteve a equipe de Vanderlei Luxemburgo ainda vislumbrando uma vaga na Copa Libertadores da América. Os cariocas, enquanto isso, seguiram afundados na lanterna.

Após perder por 2 a 1 para o Goiás no último final de semana e ceder o empate por 3 a 3 para o Internacional quarta-feira na Vila Belmiro - depois de ter aberto 2 a 0 no primeiro tempo -, o Santos chegou neste sábado aos 32 pontos e ficou em décimo lugar, a cinco pontos do G-4. O Flu, que completou cinco partidas sem vencer no Brasileirão, seguiu por mais uma rodada na lanterna, com a metade da pontuação santista: 16.

LANCE A LANCE NA VILA
PRIMEIRO TEMPO
1min - Roni perde a bola na defesa para Léo, que toca para Madson. O meia cruza na área e André aparece nas costas da zaga e chuta por cima.
4min - Madson lança a bola na área, Emerson sobe livre para cabecear e Rafael, goleiro do Fluminense, se estica e espalma para fora.
8min - Madson cruza rasteiro dentro da grande área, André tenta finalizar e Rafael faz uma grande defesa, mandando a bola para a lateral do campo
44min - GOOOOLLL DO SANTOS! George Lucas levanta a bola na grande área, André aparece livre e cabeceia no canto direito do goleiro Rafael
SEGUNDO TEMPO
11min - O Fluminense assusta. Após bola alçada na área, Gum toca de cabeça para Kieza. A bola cruza a área e o atacante tricolor não alcança.
15min - O Fluminense pressiona, mas peca na finalização. Desta vez, Kieza invade a área e isola a finalização contra a meta de Felipe.
30min - GOOOOLLL DO SANTOS! George Lucas cobra falta dentro da grande área, Paulo Henrique sobe, sozinho, e cabeceia no canto esquerdo do goleiro do Fluminense
40min - Fluminense ainda tenta atacar nos últimos minutos. Ruy arrisca um chute de fora da grande área, mas a bola passa, sem perigo, à direita do gol de Felipe
TABELA COMPLETA DO BR
MAIS SOBRE O SANTOS
MAIS SOBRE O FLUMINENSE
Na partida em que o volante Émerson fez sua primeira atuação diante da torcida santista e começou o jogo como titular, o substituto do suspenso Kléber Pereira roubou a cena no primeiro tempo para abrir o caminho da vitória ao time mandante. Antes de marcar o primeiro gol da vitória santista aos 44min de jogo, o atacante André já havia sido o jogador mais perigoso em campo, mostrando bom entrosamento com Madson.

Com menos de dez minutos de jogo, o atacante de 18 anos já havia dado duas finalizações perigosas contra o gol tricolor após passes do pequenino meia alvinegro: a 1min, desviou para fora na pequena área, e aos 8 conseguiu dar trabalho ao goleiro Rafael após arremate próximo à marca do pênalti. Já Émerson havia aparecido com destaque no ataque aos 4min, obrigando o arqueiro do Flu a espalmar uma cabeçada ameaçadora.

Sob o sol forte na Baixada Santista, porém, a partida perdeu intensidade nos minutos derradeiros do primeiro tempo. O time carioca, embora encontrasse dificuldades para sair ao ataque, havia encaixado a marcação e dificultava as investidas do meio-de-campo alvinegro. Apenas nos instantes finais as jogadas ofensivas reapareceram.

Apesar de demonstrar solidez durante boa parte da fase inicial de jogo, a zaga tricolor falhou no último minuto da etapa. O lateral George Lucas cobrou falta da intermediária, a marcação do Fluminense parou e apenas observou André se posicionar na pequena área para resvalar de cabeça, inaugurando o placar da Vila neste domingo.

Sem Émerson na volta do segundo tempo, substituído por Alan Bahia, o Santos teve mais problemas para segurar o ímpeto dos visitantes. Mais ousados, os jogadores do Fluminense foram para cima e deixaram os pupilos de Luxemburgo acuados.

Depois de ver o Fluminense pressionar e pecar apenas na finalização, Luxemburgo resolveu mudar a equipe santista. O reserva do ex-capitão da seleção brasileira não agradou, e Alan Bahia foi substituído por Pará. André saiu aplaudido para a entrada de Neymar.

Logo depois das trocas, o Santos garantiu a vitória em mais uma bola parada cobrada por George Lucas aos 30min. O lateral colocou na área e o meia Paulo Henrique conseguiu um desvio sutil, capaz de tirar Rafael da jogada e assegurar o triunfo alvinegro diante da torcida.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O Santos fez sua obrigação e ganhou do condenado Fluminense
BLOG DO JUCA KFOURI
O Santos volta a campo pelo Brasileirão já nesta quarta-feira, para protagonizar o clássico da 23ª rodada contra o Corinthians, no Pacaembu, em partida agendada para as 21h50. Já o Fluminense tem uma semana para se recompor e receber o Náutico às 18h30 do próximo domingo, 6 de setembro, no Rio de Janeiro.

SANTOS 2 x 0 FLUMINENSE

Santos
Felipe; George Lucas, Domingos, Eli Sabiá e Léo; Émerson (Alan Bahia e depois Pará), Rodrigo Souto, Germano, Paulo Henrique e Madson; André (Neymar)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Fluminense
Rafael; Ruy, Gum, Luiz Alberto e João Paulo (Maicon); Fabinho, Diguinho (Marquinho), Diogo (Rafael Augusto) e Conca; Roni e Kieza
Técnico: Renato Gaúcho

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 30/08/2009 (domingo)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Altemir Hausmann (RS)
Cartões amarelos: Émerson, Madson, Alan Bahia, Rodrigo Souto (Santos); Luiz Alberto, Diguinho, Ruy
Gols: André, aos 44min do primeiro tempo; Paulo Henrique Ganso, aos 30min do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host