UOL Esporte Futebol
 

Pedro Vilela/AE

No Mineirão, Atlético-MG encontrou dificuldades diante do Sport

30/08/2009 - 17h54

Atlético sofre para empatar, em casa, contra Sport, com gol de Renan Oliveira

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
ASSISTA AOS DOIS GOLS DA PARTIDA
Animado com a derrota do Avaí para o Coritiba, por 2 a 0, na véspera, que aumentava a esperança de retorno ao G-4, o Atlético-MG esperava encerrar o jejum com uma vitória sobre o vice-lanterna do Brasileiro. Mas faltou futebol ao anfitrião, que sofreu muito para empatar, em 1 a 1, na tarde deste domingo, no Mineirão. O jovem Renan Oliveira, que tinha sido o herói da última vitória atleticana sobre o Coritiba, garantiu a igualdade.

Apesar de ter buscado o empate, o resultado foi ruim para o Atlético-MG, que não vence há cinco jogos pelo Brasileiro, subiu a 34 pontos e não conseguiu sua intenção de retornar ao G-4. O final de jogo para o time atleticano teve um tom dramático, já que o zagueiro Welton Felipe se contundiu e não pôde ser substituído, permanecendo em campo na base do sacrifício. O alvinegro já tinha feito as três mudanças.

O Sport, por sua vez, chegou aos 17 pontos, e continua na penúltima colocação. Apesar de ter desperdiçado a chance de sua segunda vitória consecutiva, o rubro-negro pernambucano dá indícios de uma reação. O time do técnico Péricles Chamusca havia batido o Vitória, na rodada anterior, colocando fim a jejum de 10 jogos (oito derrotas e dois empates no período).

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
16min - Contra-ataque rápido do Sport. Luciano Henrique lançou Arce em diagonal, o atacante invadiu a área e bateu cruzado. A bola passou muito perto do gol de Bruno
28min - Wilson foi lançado por Luciano Henrique, aproveitou fala de Welton Felipe, avançou, mas errou o chute, batendo para fora
33min - Igor surgiu de surpresa no ataque, o zagueiro do Sport dominou a bola na entrada da área e bateu cruzado com a perna esquerda. A bola passou perto do gol atleticano
39min - O Sport desperdiça nova chance de gol. O meia Andrade chuta forte, Bruno faz a defesa parcial, no rebote o jogador pernambucano pegou mal e errou o alvo.
SEGUNDO TEMPO
1min - GOOOLLL DO SPORT!!! - Andrade cobrou falta, acertou a bola na trave atleticana e, no rebote, Arce colocou nas redes do goleiro Bruno.
5min - Thiago Feltri cruzou da esquerda e Diego Tardelli tocou com o pé direito na bola que bateu na trave.
30min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! - Evandro cobra o escanteio na área, Wilson afastou mal e a bola sobrou limpa para Renan Oliveira, que colocou para o gol com a perna direita
42min - Gol anulado do Sport. Dutra cobrou falta para a área, Bruno deixou a bola escapar e Juninho tocou para o gol vazio. O juiz havia parado o lance alegando falta no goleiro do Atlético
LEIA NOTÍCIAS DO ATLÉTICO
LEIA NOTÍCIAS DO CORITIBA
VEJA PÁGINA DO BRASILEIRO
MERCADO DA BOLA: LEIA MAIS

A última vitória do Atlético foi em 2 de agosto, sobre o Coritiba, por 3 a 2. Depois disso, jogando em casa ou como visitante, o time alvinegro colecionou resultados ruins. No Mineirão, empatou com o Palmeiras, em 1 a 1, com direito a pênalti perdido, e com o Avaí, em 2 a 2, depois de abrir 2 a 0. Longe do Mineirão, foram derrotas para Corinthians (2 a 0) e Grêmio (4 a 1). Neste domingo, saiu atrás dessa vez, mas buscou a igualdade.

Impulsionado pela necessidade de somar três pontos para projetar uma caminhada para fora da zona de risco, o Sport foi forte na marcação, mas, ao longo de todo o jogo buscou o contra-ataque, levando muito perigo ao adversário e dominando as ações em grande parte da partida, especialmente na etapa inicial.

Depois de começar o primeiro tempo dando a impressão que iria pressionar muito o adversário, o Atlético-MG, jogando no 3-5-2, ficou apenas na promessa. Ao término dos 45 minutos iniciais, o time da casa não havia conseguido finalizar uma única vez a gol, contra quatro dos visitantes, que criaram, nos contra-ataques, as chances de abrir o marcador, o que só não aconteceu na etapa inicial pela má pontaria do time pernambucano.

"Está difícil entrar ali, estamos procurando trabalhar a bola, mas não conseguiu criar nada, não tivemos oportunidade, não demos nenhum chute a gol", comentou Diego Tardelli, após o término da etapa inicial. Para o meia Evandro, o Atlético não teve posse de bola, mesmo jogando em casa. "O time deles está tocando bem a bola", acrescentou o jogador, ao deixar o gramado para o intervalo.

O Sport dominou o primeiro tempo acuando o Atlético em alguns momentos e fazendo com que a torcida alvinegra ficasse impaciente e ensaiasse vaias e reclamações. O técnico Celso Roth reconheceu a apresentação ruim, quando aos 37 minutos da primeira etapa, fez uma modificação. Ele tirou Tchô e colocou o jovem lateral-direito júnior Felipe, passando Carlos Alberto para o meio-campo, mas mantendo o 3-5-2.

Como o Atlético seguiu dominado pelo Sport, que teve uma grande chance com Andrade, aos 38min, o técnico atleticano tirou Alex Bruno colocou o colombiano Rentería, abrindo mão dessa forma do esquema com três zagueiros e adotando o trio de atacantes. Logo no primeiro minuto da segunda etapa, no entanto, o Sport acertou o pé e fez o seu gol.

Andrade cobrou falta de longe, mandando a bola na trave atleticana, mas no rebote Arce não desperdiçou dessa vez e tocou para as redes. Surpreendida, a torcida atleticana tentou alguns tímidos gritos de apoio. Em campo, aos 5min, Diego Tardelli finalizou pela primeira vez em toda a partida para o Atlético, ao se antecipar ao goleiro Magrão, mas a bola bateu na trave.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O Galo parou, o Leão quer reagir
BLOG DO JUCA KFOURI
A exemplo do que aconteceu na etapa inicial, o Sport desperdiçou oportunidades de marcar gols. Na base do "quem não faz, leva" o Atlético empatou o jogo, aos 30min, por meio de Renan Oliveira, que havia substituído a Éder Luís. Mas, quando a torcida atleticana esperava uma virada, foi o Sport que pressionou em busca do segundo gol, que não saiu por pouco. O zagueiro Werley salvou no último momento.

Na próxima quarta-feira, o Atlético enfrenta o Internacional, no estádio Beira-Rio, em partida adiada, e no domingo, joga contra o Santo André, no ABC paulista. Já o Sport recebe o Botafogo, em Recife, no próximo sábado.

ATLÉTICO-MG 1 x 1 SPORT

Atlético-MG
Bruno; Welton Felipe, Werley e Alex Bruno (Rentería); Carlos Alberto, Renan, Tchô (Felipe), Evandro e Thiago Feltri; Éder Luís (Renan Oliveira) e Diego Tardelli
Técnico: Celso Roth

Sport
Magrão; Moacir, Igor e Durval; Dutra, Hamilton, Andrade (Juliano), Sandro Goiano e Luciano Henrique (Juninho); Arce (Ciro) e Wilson
Técnico: Péricles Chamusca

Data: 2/8/2009 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Nilson de Souza Monção (SP)
Público: 19.783 pagantes
Renda: R$ 262.519
Cartões amarelos: Alex Bruno, Evandro, Felipe, Carlos Alberto (Atlético-MG); Hamilton, Moacir, Sandro Goiano (Sport)
Gols: Arce, a 1min do segundo tempo; Renan Oliveira, aos 30min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host