UOL Esporte Futebol
 

Daniel Zappe/Vipcomm/Divulgação

Léo Moura marcou um dos gols da vitória do Flamengo no Maracanã

29/08/2009 - 20h34

Comandado por Pet, Fla encerra jejum e bate o Santo André no Maracanã

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Após cinco partidas sem vencer [três derrotas no Brasileiro e dois empates pela Sul-Americana], o Flamengo já pode respirar aliviado. A equipe rubro-negra derrotou com facilidade o Santo André por 3 a 0, neste sábado, no Maracanã, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Denis Marques, Leonardo Moura e Zé Roberto anotaram os gols. Mas os destaques ficaram por conta de Petkovic, com ótimos passes, e uma estreia segura do zagueiro Álvaro.

"É muito importante ganhar em casa. Estamos começando a jogar bem e estamos muito bem taticamente. Demos uma resposta e a nossa torcida apoiou o tempo todo", avaliou o meia Petkovic.

Pelo lado do Santo André, lamentações. "Nós sofremos o primeiro gol muito rápido e o Nunes ficou isolado na frente. Este esquema com três zagueiros é novo e requer um tempo para assimilar", disse Marcelinho Carioca.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
3min - Depois de bela jogada de Zé Roberto, Fierro invade a área e chuta cruzado para fora.
8min - GOOOOLLLL DO FLAMENGO!!!! Pet levanta na área, Airton ganha na cabeçada e Denis Marques, na pequena área, completa de voleio.
13min - Zé Roberto recebe na entrada da área e chuta forte para uma excelente intervenção de Neneca.
49min - GOOOOLLLL DO FLAMENGO!!!!! Leonardo Moura cobra mal pênalti sofrido por Zé Roberto e amplia.
SEGUNDO TEMPO
6min - Em troca de passe dentro da área, Marcelinho toca para Júnior Dutra, que ajeita para Nunes emendar para fora.
10min - Ávine avança pela esquerda, passa facilmente por Leonardo Moura e bate à esquerda de Bruno..
17min - Petkovic recebe na entrada da área e acerta um bom chute para boa defesa de Neneca.
47min - GOOOOLLLL DO FLAMENGO!!!! Petkovic faz bela jogada, acerta a trave e na sobra Zé Roberto só empurra para a rede..
PÁGINA DO FLAMENGO
PÁGINA DO SANTO ANDRÈ
PÁGINA DA SÉRIE A
Com o resultado, o Rubro-Negro chegou a 30 pontos e assumiu a décima colocação. O Santo André, com 24, segue muito ameaçado pelo rebaixamento e, dependendo de uma combinação, pode terminar a rodada na 'degola'. Ambas as equipes voltam atuar no próximo dia 6. O Rubro-Negro vai a Curitiba enfrentar o Atlético-PR, às 16h, na Arena da Baixada. Já o time do ABC paulista joga em casa, no Estádio Bruno José Daniel, contra o Atlético-MG, às 18h30.

Diante da necessidade de um resultado positivo, o Flamengo tomou a iniciativa. Com boas descidas de Zé Roberto e Petkovic explorando muito as jogadas aéreas, o Rubro-Negro dominou o início do jogo. E justamente numa bola alçada pelo sérvio, Denis Marques aproveitou a sobra e abriu o placar. Apesar da vantagem, os donos da casa continuaram pressionando e por pouco não ampliaram com Zé Roberto.

A partir dos 15 minutos , o Santo André começou a igualar a partida. Com maior toque de bola, o time do ABC passou a rondar a grande área de Bruno. Aos 24 minutos, porém, um incidente atrapalhou a reação. Alguns refletores do Maracanã se apagaram, paralisando o embate por 11 minutos.

"Essa parada foi interessante para gente. Eles melhoraram e nós recuamos. Pude dar alguns conselhos para o Everton, que avançava demais. Ele precisa receber a bola mais recuado", analisou o técnico Rubro-Negro, Andrade.

Quando os refletores voltaram a brilhar, o jogo ficou bastante truncado no meio campo. O Santo André tinha maior presença no ataque, mas o Flamengo, ao retomar a bola, era mais perigoso. Após erro na saída, os visitantes permitiram um contra-ataque. Nunes tocou errado e Petkovic encontrou Zé Roberto sozinho. O atacante invadiu a área e foi derrubado por Neneca. Na cobrança, Leonardo moura bateu mal, mas conseguiu vencer o arqueiro do time visitante.

O segundo tempo começou com o Santo André tentando reverter a situação. Com a entrada de Malaquias e Marcelinho Carioca, a equipe paulista saiu do esquema com três zagueiros e se lançou ao ataque com mais um homem de frente. O time aumentou o volume de jogo e criou duas boas situações, mas sem sucesso.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O Flamengo, mais uma vez, não jogou bem
BLOG DO JUCA KFOURI
Daí pra frente, o jogo foi perdendo em qualidade técnica. Alexandre Gallo ainda tentou melhorar o toque de bola colocando o veterano Rodrigo Fabri. Aos 47, após bela jogada de Petkovic, Zé Roberto aproveitou a sobra e fechou o placar.

FLAMENGO 3 x 0 SANTO ANDRÉ

Flamengo
Bruno; Leonardo Moura (Rafael Galhardo), Álvaro, Ronaldo Angelim e Everton; Airton (David), Lenon (Maldonado), Fierro e Petkovic; Zé Roberto e Denis Marques.
Técnico: Andrade

Santo André
Neneca; Rogério, Cris (Malaquias) e Arthur; Ricardo Conceição, Fernando, Sidney, Ricardo Goulart (Marcelinho Carioca) e Ávine; Júnior Dutra (Rodrigo Fabri) e Nunes.
Técnico: Alexandre Gallo

Data: 29/08/2009 (sábado)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Erich Bandeira (DF) e Marco Antônio Martins (DF)
Cartões amarelos:Álvaro, Fierro, Leonardo Moura e Denis Marques (FLA); Cris, Neneca (STA)
Gols: Denis Marques, aos 8, Leonardo Moura, aos 49 minutos do primeiro tempo; Zé Roberto, aos 47 minutos do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host