UOL Esporte Futebol
 

Correia Neto/AE

Náutico faz 3 no Atlético-PR, vence em casa pela 4ª vez seguida no Brasileiro

29/08/2009 - 20h24

Geninho reencontra Atlético-PR, Náutico vence e freia ascensão do rival

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Quase três meses atrás, Geninho pedia demissão do Atlético-PR após cinco rodadas do Campeonato Brasileiro. O elenco paranaense aparecia na lanterna. Hoje, os dois se reencontraram. E, novamente, os atleticanos saíram no prejuízo. Com três gols no primeiro tempo, o Náutico bateu o rival por 3 a 0, na noite deste sábado, no Recife, e já se aproxima da saída da zona de rebaixamento. O rival, por outro lado, tem freada sua ascensão e começa a ver novamente o fantasma do descenso.

Diante disso, o duelo era especial para Geninho. O treinador foi campeão brasileiro com o time paranaense em 2001 e conquistou o Campeonato Paranaense nesta temporada. Nunca negou sua paixão pelo clube da Arena da Baixada. Mas sua última passagem foi frustrante. Foi embora após uma goleada sofrida diante do Atlético-MG e com o time em último lugar. Agora vive uma situação não muito diferente. O Náutico continua entre os piores, mas dá sinais de recuperação.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
8min - Após cobrança de falta, Michel desvia e quase faz o primeiro do Náutico.
24min - Manoel cabeceia e exige a primeira complicada defesa de Glédson.
29min - Após bate-rebate dentro da área do Náutico, a bola sobra para Alex Mineiro, que toca fraco para o gol. Atento, Nílson salva quase em cima da linha.
32min - GOOOL DO NÁUTICO!!! Carlinhos Bala arrisca de longa distância e surpreende o goleiro Galatto. Um belo gol. 1 a 0.
37min - GOOOL DO NÁUTICO!!! Defesa do Atlético-PR não consegue afastar perigo em sua área. Michel enche o pé e amplia.
48min - GOOOL DO NÁUTICO!!! DErley faz fila na defesa rival e anota o terceiro dos donos da casa. Um belo gol 1 a 0.
SEGUNDO TEMPO
5min - Gilmar chuta dentro da área e exige difícil defesa de Gallato.
40min - Wallyson desperdiça uma das raras oportunidades dos atleticanos ao longo da etapa final.
CLASSIFICAÇÃO INTERATIVA
MAIS DO NÁUTICO
MAIS DO ATLÉTICO-PR
Com a vitória deste sábado, sobe para 24 pontos e só não vai dormir fora da zona de rebaixamento porque o Santo André (24 pontos), que caiu diante do Flamengo, tem saldo de gols superior ao dos pernambucanos. "Estamos em evolução e vamos atingir nosso objetivo [não ser rebaixado]", comentou Juliano. Já o Atlético-PR, que havia vencido cinco de suas últimas seis partidas e agora é treinado por Antonio Lopes, não consegue se desgarrar definitivamente da zona de descenso. Estaciona em 27 pontos.

Ou seja, a partida nos Aflitos era considerada como de "seis pontos". Mas a equipe treinada por Geninho não começou bem. A necessidade do resultado positivo atrapalhou muitos os donos da casa, que não conseguiram produzir boas jogadas. O Atlético-PR, por outro lado, demonstrava mais tranquilidade. E quase abriu, com Alex Mineiro, aos 29min. No entanto, bateu fraco na bola.

Não fez e ainda viu o Náutico "acordar" no jogo. Aos 32min, Carlinhos Bala arriscou de fora da área e fez um golaço. Após isso, a partida mudou completamente. O Atlético sentiu e não atacava mais. Já o Náutico aproveitava para marcar os gols. Aos 37min, Michel encheu o pé e fez 2 a 0. Nos acréscimos da etapa inicial, Derley fez bela jogada individual e ampliou.

"Vamos trabalhar com tranquilidade no segundo tempo e tentar ampliar o marcador. Se não der, o resultado estará de bom tamanha", comentou Carlinhos Bala ao Premiere FC. E foi justamente o que aconteceu. Com a vitória praticamente definida, o elenco pernambucano diminuiu a intensidade.

Sua melhor oportunidade ocorreu aos 5min, quando Gilmar bateu forte e exigiu outra complicada defesa de Gallato. Aliás, o atacante foi reintegrado ao elenco. Nos últimos dias, o Guingamp, da segunda divisão da França, dava como certa sua contratação. No entanto, o jogador não acertou as bases salariais. No domingo, viajará à Europa para definir seu futuro --provavelmente atuará no futebol holandês.

Na base da vontade, o Atlético-PR ainda tentou diminuir o prejuízo, mas falhava na finalização. Volta a jogar no dia 6 de setembro (domingo), diante do Flamengo, em Curitiba. No mesmo dia, o Náutico pega o também desesperado Fluminense, no Rio de Janeiro, em mais uma partida de "seis pontos".

NÁUTICO 3 X 0 ATLÉTICO-PR

Náutico
Glédson; Patrick, Claudio Luiz, Márcio e Michel; Nilson, Derley (Rudnei), Juliano e Acosta (Fernando); Carlinhos Bala e Gilmar (Aílton)
Técnico: Geninho

Atlético-PR
Galatto; Manoel, Nei e Chico; Wesley (Raul), Rafael Miranda, Renan, Marcinho e Márcio Azevedo (Alex Sandro); Wallyson e Alex Mineiro (Zulu)
Técnico: Antônio Lopes

Data: 29/08/09
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: estádio dos Aflitos, no Recife (PE)
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa/MG) e Janette Mara Arcanjo (MG)
Cartões amarelos: Márcio Azevedo, Manoel e Alex Sandro (Atlético-PR); Claudio Luiz (Náutico)
Gols: Carlinhos Bala, aos 32min, Michel, aos 37min, e Derley, aos 48min do primeiro tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host