UOL Esporte Futebol
 

AE

Nunes comemora um dos gols da vitória do Santo André sobre o Botafogo no Engenhão

19/08/2009 - 21h28

Botafogo perde para Santo André, entra na "degola" e vê rival respirar no BR-09

Raphael Raposo*
No Rio de Janeiro
ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
CONFIRA MAIS IMAGENS DA RODADA
Logo na estreia de Estevam Soares como técnico do Botafogo no Engenhão, o Alvinegro foi derrotado pelo Santo André por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado complicou a vida da equipe alvinegra, que segue com 20 pontos, e agora dentro da zona de rebaixamento, em 17º. Já o Ramalhão, que encerrou um jejum de oito partidas sem vencer, foi para 21, em 16º, e deu uma respirada na competição.

Júnior Dutra e Nunes fizeram o gol do Santo André, enquanto André Lima, de pênalti, marcou para o Botafogo. Assim que o jogo encerrou, a torcida alvinegra, muito irritada, vaiou o time.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
4min - GOOOLLL DO SANTO ANDRÉ!!! Cicinho rola para Júnior Dutra, que dribla Emerson e chuta na saída de Flávio.
13min - Rômulo recebe pela esquerda e chuta cruzado. A bola "tira tinta" da trave esquerda do goleiro Flávio.
15min - GOOOLLL DO SANTO ANDRÉ!!! Juninho vacila e perde a bola na disputa com Júnior Dutra, que invade a área e rola para Nunes aumentar o placar.
18min - Batista sai jogando errado, Júnior Dutra rouba a bola e lança para Cicinho. O lateral-direito invade a área e chuta para a grande defesa de Flávio.
41min - GOOOOLLLL DO BOTAFOGO!!! André Lima recebe dentro da área e cai na disputa de bola com Vinícius Orlando. O próprio atacante bate o pênalti e converte para o Alvinegro.
SEGUNDO TEMPO
2min - Após falta cobrada pela direita, Victor Simões cabeceia para a sensacional defesa de Neneca, salvando o Santo André.
4min - Victor Simões recebe dentro da área e chuta para a defesa de Neneca, que dá rebote. Batista fica com a sobra, mas manda a bola por cima do travessão.
28min - Juninho bate falta no canto direito, mas Neneca cai bem e pega a bola.
30min - A bola é levantada para dentro da área e ajeitada para Reinaldo, que emenda à esquerda de Neneca.
PÁGINA DO BOTAFOGO
PÁGINA DO SANTO ANDRÉ
PÁGINA DO BRASILEIRO
Na próxima rodada, o Botafogo vai até São Paulo enfrentar o Corinthians, no domingo, às 16h, no Pacaembu. Já o Santo André, no sábado, recebe o Coritiba, às 18h30, no Bruno José Daniel.

O Botafogo entrou em campo na expectativa de voltar a vencer na competição e começar se afastar da zona de rebaixamento. Porém, logo com quatro minutos, o Santo André, que também precisava se recuperar no Brasileiro, abriu o placar através de Júnior Dutra.

A desvantagem deixou o Botafogo atordoado. André Lima até teve a chance de empatar, mas o Santo André era melhor e ainda aproveitava as falhas dos alvinegros. Numa delas, aos 15 minutos, Juninho bobeou e Nunes anotou o segundo do Ramalhão.

A partir daí, a torcida do Botafogo perdeu a paciência com o time e começou a vaiar alguns jogadores, entres eles Emerson, Eduardo, Juninho e Batista. O Santo André era melhor e criou boas oportunidades para chegar aos terceiro gol.

Quando tudo já levava para o placar de 2 a 0 no primeiro tempo, o árbitro Renato Cardoso da Conceição viu pênalti de Vinícius Orlando em cima de André Lima. O próprio atacante, aos 41 minutos, bateu e diminui, mantendo a esperança alvinegra para a etapa final.

O Botafogo voltou para o segundo tempo com uma alteração: Reinaldo na vaga de Jônatas. Com isso, o time saiu do 3-5-2 para o 4-3-3. Bem ofensivo, o Alvinegro teve um início eletrizante, desperdiçando duas ótimas oportunidades em apenas quatro minutos.

Porém, aos poucos, a "blitz" do Botafogo foi caindo de ritmo. Mesmo assim, com o Santo André todo recuado e explorando as jogadas de contra-ataque, o Alvinegro continuava em cima para, pelo menos, tentar o gol de empate.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Noite de vitórias para os santos
BLOG DO JUCA KFOURI
Neste jogo de ataque contra defesa, a situação ficou facilitada para o Botafogo com a expulsão do zagueiro Vinícius Orlando, que já tinha cartão amarelo, aos 26 minutos, após cometer falta em André Lima. Porém, apesar da pressão, nada foi alterado e o placar terminou mesmo 2 a 1 para o Santo André.

BOTAFOGO 1 x 2 SANTO ANDRÉ

Botafogo
Flávio; Emerson, Juninho e Eduardo (Thiaguinho); Alessandro, Leandro Guerreiro, Batista, Jônatas (Reinaldo) e Michael (Rodrigo Dantas); Victor Simões e André Lima.
Técnico: Estevam Soares

Santo André
Neneca; Cicinho (Elvis), Cris, Vinícius Orlando e Arthur; Fernando, Sidney, Gustavo Nery e Júnior Dutra (Cesinha); Rômulo e Nunes (Malaquias).
Técnico: Alexandre Gallo

Data: 19/08/2009 (quarta-feira)
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Renato Cardoso da Conceição (MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG) e Janette Mara Arcanjo (MG)
Público: 6.524 (pagantes)
Renda: R$ 88.596,50
Cartões amarelos: Eduardo, Victor Simões e Batista (Botafogo). Júnior Dutra e Vinícius Orlando (Santo André).
Cartão vermelho: Vinícius Orlando, aos 26 minutos do segundo tempo (Santo André).
Gols: Júnior Dutra, aos 4 minutos; Nunes, aos 15 minutos; e André Lima (pênalti), aos 41 minutos do primeiro tempo.

Atualizada às 23h57

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host