UOL Esporte Futebol
 

Nelson Almeida/UOL

Ronaldo assistiu à partida perto do presidente Andrés Sanchez

16/08/2009 - 18h04

Ronaldo inspira ataque, Corinthians vence e se recupera sobre Atlético-MG

Alexandre Sinato
Em São Paulo
O Corinthians fez as pazes com a vitória e com o bom futebol. Após amargar jejum de cinco rodadas sem triunfo e vindo de apresentações ruins, o time se recuperou neste domingo ao bater o Atlético-MG por 2 a 0, no Pacaembu. Inspirado pela presença de Ronaldo nas arquibancadas, o setor ofensivo da equipe paulista desencantou e ajudou na exibição superior em relação às últimas partidas. A torcida gostou e vibrou no final: "o Coringão voltou".

A vitória desta tarde foi a oitava do Corinthians no Brasileiro, a sétima obtida no Pacaembu. Com o resultado, o time de Mano Menezes chegou aos 28 pontos e subiu na tabela, aparecendo em oitavo lugar. O Atlético-MG, por sua vez, permaneceu com 32 e caiu para a quinta colocação, com um jogo a menos (o Palmeiras lidera com 37).

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
3min - Felipe sai do gol para travar chute na entrada da área, Diego Tardelli aproveita a sobra e manda para o gol, mas Edu aparece quase sobre a linha para salvar.
22min - Bruno rebate chute de Jorge Henrique e, no rebote, Henrique cabeceia para o gol. O juiz, porém, anula o gol alegando falta do atacante corintiano.
26min - GOOOOOOLLLLL DO CORINTHIANS!!! Boquita domina na entrada da área e abre na esquerda para Dentinho. O atacante leva a jogada para o meio, chuta e conta com desvio para abrir o placar.
SEGUNDO TEMPO
2min - Após bela bola enfiada por Boquita, Moradei aparece em velocidade, mas finaliza mal e perde grande chance de ampliar.
5min - GOOOOOOLLLLL DO CORINTHIANS!!! Depois de erro na saída de bola do Atlético, Henrique rola para Boquita, que acerta um forte chute no ângulo direito para fazer um bonito gol.
8min - Dentinho é prensado em chute da direita e o rebote fica com Elias. De primeira, o volante bate cruzado, perto da trave.
17min - Jorge Henrique cruza pelo alto para Henrique. Ele cabeceia e Édson se estica para afastar o perigo.
48min - Marcinho recebe dentro da área, pela esquerda, mas o chute rasteiro para em defesa parcial de Édson.
CLASSIFICAÇÃO INTERATIVA
MAIS DO CORINTHIANS
MAIS DO ATLÉTICO-MG
Após mais de 540 minutos de "seca", o setor ofensivo corintiano voltou a fazer um gol. Último atacante que havia anotado neste Brasileiro (contra o Vitória), Dentinho abriu o placar sobre os mineiros. Entre fotos e autógrafos, Ronaldo viu das tribunas o companheiro desencantar.

"Um pouco antes do jogo fiquei sabendo que o Ronaldo vinha, fiquei feliz. Eu falei que ia fazer um gol para ele e deu certo", comemorou Dentinho.

Boquita, em dia inspirado, ampliou a vantagem corintiana. Antes dessa partida, o zagueiro Chicão havia marcado o último gol da equipe (diante do Santo André), o único dos últimos cinco jogos.

Quem não teve motivos para comemorar foi Celso Roth. Com nove desfalques, o treinador do Atlético-MG deixou o Pacaembu irritado com a quarta derrota de sua equipe, que deixou o G-4.

A nova formação escolhida por Mano, com três zagueiros e Jucilei na direita, mostrou desde o começo que daria maior força ofensiva ao Corinthians em relação aos últimos jogos. Mas o Atlético-MG tinha uma arma para tentar anular as investidas do adversário: marcação dura e poucos espaços.

Para escapar do bloqueio, Elias e Dentinho se movimentaram bastante no setor de armação e arriscaram algumas jogadas individuais. E foi o atacante quem conseguiu abrir o placar. Aos 26min, ele recebeu na esquerda, puxou a jogada para o meio e finalizou para o fundo da rede.

Bem posicionado na defesa, o Corinthians tomou um susto no primeiro tempo, quando Edu apareceu quase sobre a linha para evitar gol de Diego Tardelli. Depois disso, Felipe pouco trabalhou. A equipe paulista teve mais domínio no meio-campo, mas voltou a sofrer com erros no último passe e nas conclusões. "O Corinthians foi melhor e mereceu essa vitória no primeiro tempo", avaliou o defensor Alex Bruno.

Os dois times ainda reclamaram bastante da arbitragem de Leandro Vuaden. Celso Roth e Mano Menezes esbravejaram com frequência contra o juiz. Ambos os treinadores também perderam jogadores machucados na etapa inicial: o corintiano Edu e o atleticano Bruno precisaram ser substituídos.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O Corinthians, enfim, depois de cinco rodadas, ganhou.
BLOG DO JUCA KFOURI
Na volta do intervalo, o Corinthians conseguiu ser mais efetivo no ataque. Moradei, Elias e Henrique deram trabalho ao reserva Édson. Boquita foi além: acertou um chute no ângulo e fez 2 a 0. Com problemas na armação, o Atlético teve dificuldades para ameaçar a zaga corintiana.

Nem mesmo o artilheiro Diego Tardelli deu muitos problemas para Felipe. Nos minutos finais, o Corinthians recuou para apostar nos contra-ataques e dificultou as ações ofensivas dos mineiros. A estratégia dos anfitriões deu certo, e a equipe de Mano voltou a festejar uma vitória neste Brasileiro.

CORINTHIANS 2 X 0 ATLÉTICO-MG

Corinthians
Felipe; Chicão, William (Jean) e Diego; Jucilei, Edu (Moradei), Elias, Boquita (Marcinho) e Jorge Henrique; Dentinho e Henrique
Técnico: Mano Menezes

Atlético-MG
Bruno (Édson); Werley, Alex Bruno e Thiago Cardoso; Marcos Rocha, Renan, Tchô (Marcos), Júnior (Rafael Jataí) e Thiago Feltri; Éder Luís e Diego Tardelli
Técnico: Celso Roth

Data: 16/08/2009 (domingo)
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Paulo Ricardo Conceição (RS)
Público: 19.773 pagantes (total de 21.947)
Renda: R$ 602.707,00
Cartões amarelos: Diego (COR); Tchô, Alex Bruno, Marcos Rocha, Diego Tardelli (ATL)
Cartão vermelho: Renan (ATL)
Gols: Dentinho, aos 26min do primeiro tempo; Boquita, aos 5min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host