UOL Esporte Futebol
 

Felipe Dana/Foto Arena/AE

Na estreia de Ney Franco (d), Marcelinho Paraíba (e) marca dois na vitória do Coritiba

16/08/2009 - 18h01

Coritiba vence o Flu, sai da "degola" e afunda ainda mais o Tricolor

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
No confronto direto na luta para deixar a zona de rebaixamento, o Coritiba impôs seu melhor futebol e derrotou o Fluminense por 3 a 1, no Maracanã, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os paranaenses deixaram a turma da degola. Já os cariocas permanecem no seu calvário na competição nacional. Marcelinho Paraíba, duas vezes, e Marcos Aurélio marcaram para os visitantes. Kieza descontou para o time da casa.

"Resultado ruim, não jogamos e perdemos o jogo e para uma equipe que luta com a gente contra o rebaixamento. Mas agora é tentar se recuperar diante do São Paulo", salientou o zagueiro Luiz Alberto.

Na próxima rodada, o Fluminense visita o São Paulo, quarta-feira, às 21h50, no Morumbi. Já o Coritiba, que atua no mesmo dia e horário, recebe o Palmeiras, no estádio Couto Pereira, na capital paranaense.

O jogo começou com as duas equipes tentando estudar o adversário com cuidado e, assim, conseguir uma brecha para abrir o placar. Após os primeiros minutos, o Coritiba descobriu que o mapa da mina estava no lado direito. O lateral-esquerdo Augusto pouco conseguia conter os ataques da equipe paranaense armados por Pedro Ken e Márcio Gabriel.

"Fizemos uma grande partida e conseguimos uma vitória importante. Terminamos o primeiro turno fora da zona de rebaixamento e agora é crescer na competição e brigar pro posições melhores", destacou o atacante Marcelinho Paraíba.

E foi exatamente em uma jogada organizada pelos dois atletas que o time visitante abriu o marcador. Márcio Gabriel fez a roubada de bola e rolou para Pedro Ken. O meia cruzou pelo alto e Marcelinho Paraíba cabeceou sozinho para fazer 1 a 0 para o Coritiba, aos 11 minutos. O gol mexeu com os paranaenses, que passou a ter mais contra-ataques por conta dos espaços dados pelos cariocas.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
11min -GOOOLLL DO CORITIBA!!! Pedro Ken cruza pelo alto no lado direito e Marcelinho Paraíba completa de cabeça para abrir o marcador.
18min -Bruno Batata recebe dentro da área tricolor e chuta com perigo. Fernando Henrique faz boa defesa.
32min -Roni acha Kieza na área e o jovem atacante acerta a trave direita de Édson Bastos.
39min -Marcelinho cobra falta na intermediária tricolor e Fernando Henrique faz fácil defesa.
SEGUNDO TEMPO
11min -O Fluminense erra na saída de bola, Marcelinho Paraíba avança e chuta com perigo. A bola passa rente à trave direita de Fernando Henrique.
14min -GOOOLLL DO CORITIBA!!! Marcelinho Paraíba dribla Luiz Alberto duas vezes, passa por Fernando Henrique e toca para o gol vazio.
31min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Kieza ganha da zaga adversária e toca no canto direito de Édson Bastos.
48minGOOOLLL DO CORITIBA!!! Marcelinho Paraíba acha Marcos Aurélio dentro da área e o atacante marca para fechar a vitória os paranaenses.
PÁGINA DO FLUMINENSE
PÁGINA DO CORITIBA
PÁGINA DO BRASILEIRÃO
O Fluminense tentava sair para jogo, mas esbarrava na boa marcação executada pelo Coritiba, que realizou sua primeira partida sob o comando de Ney Franco. O técnico, ex-Botafogo, substitui René Simões, agora na Portuguesa, demitido no início da semana. Quem esteve mais próximo de marcar foi o Coritiba. Aos 18, o atacante Bruno Batata recebeu a bola dentro da área e finalizou com perigo. Fernando Henrique fez boa intervenção.

O Tricolor, que tinha dificuldade para acertar o gol de Édson Bastos, por pouco empatou a partida em um lance de sorte. Kieza cruzou da direita, a bola desviou em Jéci e tocou o travessão, aos 20. A equipe carioca tinha dificuldade em trocar passes no meio-campo e Renato Gaúcho acabou fazendo uma troca no setor, porém, ela aconteceu porque o volante Wellington Monteiro estava sentindo dores no joelho esquerdo. Carlos Eduardo entrou em seu lugar e a equipe melhorou um pouco.

O empate esteve próximo de acontecer aos 32, quando Kieza acertou a trave direita de Édson Bastos. O primeiro tempo, porém, acabou mesmo 1 a 0 para o Coritiba. Roni demonstrou toda sua insatisfação com a equipe no intervalo. Ele deu razão para a torcida que vaiou a equipe após o apito do árbitro Francisco Carlos Nascimento.

"Está ruim nossa atuação porque entramos apáticos em campo e olhando o time deles jogar. O Coritiba trabalhou bem a bola, fez um gol e poderia ter feito mais. A torcida tem razão em vaiar nosso time", analisou.

Por outro lado, Marcelinho Paraíba gostou da atuação de sua equipe. O meia do Coritiba, porém, pediu mais capricho nas finalizações. "Nosso time foi ofensivo porque até tivemos a chance de marcar dois ou três gols no primeiro tempo. Vamos escutar as orientações do nosso treinador no intervalo, mas fora de casa diante de um adversário direto, não podemos perder tantas chances", resumiu.

Para o segundo tempo, o Fluminense voltou com uma alteração. Augusto, que foi vaiado pela torcida na primeira etapa, deu lugar ao atacante Alan. Desta forma, o meia Marquinho foi deslocado para a lateral esquerda. Já o Coritiba voltou sem nenhuma mexida. A substituição não chegou a fazer efeito nos primeiros minutos porque Ney Franco deixou o lateral-direito Márcio Gabriel de olho no setor.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Fluminense não venceu, ao contrário, perdeu para o Coritiba.
BLOG DO JUCA KFOURI
Assim como na primeira etapa, os visitantes foram mais efetivos quando se mandaram para o ataque. Marcelinho Paraíba perdeu uma chance, mas em sua segunda oportunidade ampliou a vantagem para os paranaenses. Aos 14 minutos, ele cortou Luiz Alberto duas vezes, passou por Fernando Henrique e tocou para o gol vazio. Carlinhos Paraíba obrigou o goleiro a praticar boa defesa, aos 25, mas foi o Fluminense quem acabou marcando. Kieza dividiu com a zaga adversária e tocou no canto direito de Édson Bastos. Empurrado por sua torcida, o Tricolor tentou buscar o empate, mas o Coritiba mostrou seu melhor poder de fogo. Aos 48, Marcos Aurélio recebeu de Marcelinho Paraíba dentro da área e fechou o placar.

FLUMINENSE 1 X 3 CORITIBA

Fluminense
Fernando Henrique; Ruy, Edcarlos, Luiz Alberto e Augusto (Alan); Wellington Monteiro (Carlos Eduardo), Diogo, Marquinho (Maicon) e Darío Conca; Roni e Kieza
Técnico: Renato Gaúcho

Coritiba
Édson Bastos; Márcio Gabriel, Pereira, Jéci e Leandro Donizete; Jaílton (Guaru), Douglas Silva (Cleiton), Pedro Ken e Marcelinho Paraíba; Carlinhos Paraíba e Bruno Batata (Marcos Aurélio)
Técnico: Ney Franco

Data: 16/08/2009 (domingo)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Auxiliares: Pedro Jorge Santos de Araújo (AL) e Ticiana de Lucena Falcão Martins (AL)
Cartões amarelos: Roni, Edcarlos, Alan (FLU); Jéci, Marcelinho Paraíba, Pedro Ken, Édson Bastos, Marcos Aurélio (COR)
Gols: Marcelinho Paraíba, aos 11 minutos do primeiro tempo; Marcelinho Paraíba aos 14 e Kieza, aos 31, e Marcos Aurélio, aos 48 minutos do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host