UOL Esporte Futebol
 

Adriano Vizoni/UOL

Palmeiras e Botafogo fizeram jogo truncado e não saíram do empate

15/08/2009 - 20h28

Botafogo empata no Parque, e Palmeiras vê ameaçado "título" do turno

Bruno Thadeu
Em São Paulo
O Palmeiras tratava a conquista simbólica do turno como a prova de que o time definitivamente trilhou caminho rumo ao penta brasileiro. A "taça" do turno, porém, ficou ameaçada. Na estreia do técnico Estevam Soares, o Botafogo empatou o duelo por 1 a 1, neste sábado, no Parque Antarctica.

Com 37 pontos, o Palmeiras pode perder o "título" para o Atlético-MG e para o Internacional, que venceu o Santo André por 2 a 0 e foi para 33 na segunda colocação (com dois jogos a menos). Mal na tabela, o Botafogo passa a somar 20 pontos. São três jogos sem vitória do clube carioca no Nacional.

O argumento de que o "título" do turno terá influência positiva para o restante tem fundamento. Desde a consolidação do sistema de pontos corridos, em 2003, os times que terminaram o turno na primeira posição acabaram conquistando o título nacional, exceção feita ao Grêmio, no ano passado, ultrapassado pelo São Paulo no returno.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
8min - Cleiton Xavier cobra falta com perigo. Diego Souza desvia de cabeça, assustando Flávio
16min - Jogada ensaiada do Palmeiras. Cleiton Xavier chuta. Bola bate na trave.
23min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Em cobrança de falta, Lucio Flavio cruza em direção à área. André Lima aproveita confusão na área e arremata
32min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!! Bola alçada à área do Botafogo. Flávio sai mal da meta. Danilo se antecipa e cabeceia para o gol
SEGUNDO TEMPO
3min - Bola na área do Palmeiras, Danilo joga contra o patrimônio e Marcos defende. No rebote, Fahel, de frente para o gol, erra a conclusão.
9min - Livre, Diego Souza perde gol incrível. Meia tenta driblar Flávio, mas goleiro impede.
14min - Armero arranca pela esquerda e chuta cruzado. Flávio salta para interceptar a bola.
17min - Thiaguinho tabela na entrada da área e chuta com perigo. Marcos apenas torceu para a bola não acertar o gol.
MAIS SOBRE O PALMEIRAS
MAIS SOBRE O BOTAFOGO
Sem o atacante Obina, o Palmeiras manteve a postura ofensiva do empate contra o Atlético-MG, no Mineirão. Ortigoza atuando como centroavante, com Diego Souza e Cleiton Xavier próximo à área. Preso na frente, Ortigoza falhava em tentativas de tabela com Diego Souza.

O time alviverde iniciou a partida ameaçando o Botafogo basicamente em jogadas de bola parada com Cleiton Xavier.

Cauteloso em campo, o Botafogo investia nos contragolpes, levando perigo com Lucio Flavio e André Lima, principais articuladores do ataque alvinegro. O clube carioca chegou ao gol aos 23min. André Lima aproveitou sobra de bola dentro da área após cobrança de falta desferida por Lucio Flavio, chutando no meio do gol.

Em desvantagem, o Palmeiras seguia explorando jogadas de ataque pelo lado esquerdo, com Armero e Diego Souza. A equipe alviverde, porém, pecava na conclusão das jogadas.

Em um descuido da zaga botafoguense, o Palmeiras empatou em jogada típica de Muricy nos tempos de São Paulo: "bola aérea" na área. O zagueiro Danilo avançou ao ataque em cobrança de falta, se antecipando ao goleiro Flávio. De cabeça, o camisa 23 deu um leve desvio na bola.

Embora protagonizando um jogo disputado nos 45min iniciais, Palmeiras e Botafogo pouco arriscavam a gol. Marcos e Flávio não fizeram nenhuma boa defesa na primeira etapa.

O segundo tempo apresentou enorme salto de qualidade. As duas equipes não se limitaram a lances de bola parada. Com isso, os dois goleiros, até então ofuscados, viraram protagonistas.

De um lado, Marcos impediu o segundo gol do Botafogo, em erro de Danilo, que quase marcou um gol contra. O Palmeiras respondeu. Completamente livre, Diego Souza recebeu passe na intermediária, avançou, mas pecou ao tentar driblar o goleiro Flávio, que impediu o gol alviverde.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O Palmeiras foi melhor no segundo tempo, mas o Botafogo soube segurar o resultado.
BLOG DO JUCA KFOURI
O Palmeiras passou a insistir em passes por entre a defesa do Botafogo. Em condição legal, Cleiton Xavier, livre, foi parado pela arbitragem, que erroneamente invalidou a jogada. Minutos depois foi a vez de Ortigoza desperdiçar ataque em passe no meio da defesa alvinegra.

O Botafogo reduziu volume ofensivo durante o segundo tempo, trocando passes no meio-campo. Estevam Soares tentou dar maior movimentação ao time, colocando Laio no lugar de Jônatas. Sozinho na área, o atacante André Lima pedia aproximação de Lucio Flavio e Laio.

No desespero, o Palmeiras tentou o gol da virada com Cleiton Xavier e Daniel Lovinho, mas sem sucesso.

PALMEIRAS 1 X 1 BOTAFOGO

Data: 15/08/2009
Local: estádio Parque Antarctica, em São Paulo
Árbitro: Cláudio Mercante (PE)
Auxiliares: Jossemar Moutinho e Luciano Coelho Cruz (ambos de PE)
Cartões amarelos: Batista, L. Guerreiro, André Lima, Lucio Flavio, Eduardo (BOT), Diego Souza, Wendel (PAL)
Gols: André Lima, aos 23 min do primeiro tempo, Danilo, aos 32 min do primeiro tempo

PALMEIRAS

Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo; Pierre, Sandro Silva (Robert), Souza, Cleiton Xavier, e Armero; Diego Souza e Ortigoza (Daniel)
Técnico: Muricy Ramalho

BOTAFOGO
Flávio; Eduardo, Juninho e Emerson; Thiaguinho (Léo Silva), Fahel, Leandro Guerreiro, Jônatas (Laio), Lucio Flavio e Batista (Rodrigo Dantas), André Lima
Técnico: Estevam Soares

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host