UOL Esporte Futebol
 

Agência Estado

Avaí venceu mais uma e manteve a boa fase no Brasileirão

15/08/2009 - 20h24

Gol aos 43 minutos salva Avaí, que derrota Náutico e sobe para quinto

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Avaí deu continuidade ao incrível momento que vive no Campeonato Brasileiro e, neste sábado, derrotou o Náutico por 2 a 1 no Estádio da Ressacada, pela 19ª rodada no sufoco, com um gol do meia Marquinhos aos 43 minutos do segundo tempo. Invicto há nove jogos, a equipe catarinense alcançou a quinta posição da tabela de classificação e terminou o primeiro turno com seis pontos de vantagem em relação à previsão do técnico Silas para manter o clube alviceleste na primeira divisão de 2010.

ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
De falta, o lateral esquerdo Eltinho marcou o primeiro para os donos da casa, aos 24 minutos de bola rolando. Os pernambucanos ganharam o empate logo no início da segunda etapa, com o zagueiro avaiano Émerson marcando contra, de cabeça. Após acertar três bolas na trave e com um homem a mais, o Avaí consolidou a vitória com um chute de primeira do meia Marquinhos nos minutos finais.

Silas, que antevê a necessidade de conquistar 47 pontos para que o Avaí permaneça na Série A, sai desta 19ª rodada do Brasileirão com 30 já obtidos - ou 63,8% do total. Essa 'gordura' conquistada para a segunda metade do campeonato ainda deixou o time na quinta colocação da tabela.

A vitória neste sábado também representou o nono jogo de invencibilidade do Avaí, que nos últimos 30 dias conquistou sete vitórias e dois empates, saindo da lanterna da competição e colando nos líderes. A última derrota sofrida pela equipe de Silas foi em 11 de julho, quando perdeu por 2 a 1 para o Botafogo, na Ressacada.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
24min - GOOOL DO AVAÍ! Eltinho cobra falta na entrada da área e acerta um chute perfeito com a canhota. A bola entra no ângulo do goleiro Gledson.
31min - Marquinhos vira o jogo da direita para a esquerda e acha Eltinho. De fora da área, o lateral acerta um belo chute e Gledson se estica para fazer bela defesa.
34min - Willam faz boa jogada, limpa da marcação e tenta o chute de longe. O atacante, porém, pega muito forte na bola, que passa por cima
36min- William desta vez entra na área e bate de canhota, cruzado e rasteiro. Gledson mergulha e espalma para escanteio
SEGUNDO TEMPO
8min - GOOOL DO NÁUTICO! Rudnei cruza a bola pela direita buscando Márcio Barros na área. Émerson se antecipa para fazer o corte, mas acaba marcando contra.
11min - Na trave!! Émerson tenta se redimir do gol contra e recebe bola na pequena área, gira e bate forte. A bola explode na trave e sai.
15min - No travessão! Marquinhos arrisca de longe e mais uma vez os postes impedem o gol do Avaí.
43min - GOOOL DO AVAÍ! Cruzamento na área do Náutico. Marquinhos aparece no meio da marcação, estica a perna e desvia o cruzamento para o fundo das redes de Gledson.
MAIS SOBRE O AVAÍ
MAIS SOBRE O NÁUTICO
O Náutico, por sua vez, teve uma série imbatível de três partidas encerrada em Florianópolis. Além disso, a equipe do Recife fecha o primeiro turno com apenas uma vitória em dez jogos realizados fora de casa e na zona de rebaixamento. Os pupilos de Geninho, com 18 pontos, ficaram no 18º posto da tabela.

No meio de semana, o Avaí faz fora de casa sua primeira partida no returno do Brasileirão, enfrentando o Atlético-MG no Estádio do Mineirão, em jogo programado para as 21 horas (de Brasília) de quinta-feira. Nos mesmos dia e horário, o Náutico recebe nos Aflitos o Goiás.

O jogo
A vitória avaiana começou a ser construída aos 24 minutos do primeiro tempo, quando Muriqui recebeu falta próximo à grande área. Na cobrança, o lateral esquerdo Eltinho bateu de canhota e colocou no ângulo de Gledson, que se esticou mas não conseguiu alcançar a bola.

O time da casa seguiu pressionando e teve mais três boas oportunidades de ampliar o marcador e ir para o intervalo com uma vantagem maior. Entretanto, Gledson fez uma linda defesa em um chute de fora da área de Eltinho aos 31 minutos e ainda espalmou uma finalização cruzada do atacante William, dentro da área.

No início da segunda etapa, o Avaí teve mais uma chance de alcançar o segundo gol. Muriqui recebeu lançamento de Marquinhos e, dentro da área, demorou para chutar. Gledson foi mais rápido e saiu nos pés do atacante, salvando o Náutico pela terceira vez.

Depois de perder tantos gols, o time mandante foi penalizado com o empate em uma infelicidade de Émerson. Aos 8 minutos, o volante alvirrubro Rudnei cruzou da direira e o zagueiro avaiano desviou contra as próprias redes, matando Eduardo Martini na jogada.

Émerson teve a chance de se redimir do vacilo três minutos depois. O defensor foi para o ataque e, após receber passe de Eltinho na pequena área, carimbou o pé da trave direita de Gledson. Aos 15, o Avaí por muito pouco também não chegou ao segundo gol, mas o chute de Marquinhos de longa distância parou no travessão.

O Avaí, que levava azar nas finalizações, foi ainda mais para o ataque em busca da vitória a partir dos 17 minutos, quando Eltinho cavou a expulsão de Rudnei. O volante do clube pernambucano, que recebera o cartão amarelo aos 10, deu um carrinho sem bola no lateral da equipe catarinense e acabou punido com o vermelho.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O Avaí está há nove jogos sem perder.
BLOG DO JUCA KFOURI
Silas, então, recheou o Avaí de jogadores mais ofensivos. O treinador sacou o zagueiro Émerson e promoveu a estreia do lateral direito Fabinho Capixaba, emprestado pelo Palmeiras, e também trocou o ala Luiz Ricardo pelo atacante Roberto. Entretanto, o time mandante novamente bateu na trave, com um chute de Eltinho aos 29.

Aos 30, foi a vez de Muriqui jogar fora a oportunidade de recolocar o Avaí em vantagem na partida. Dentro da pequena área, o meia-atacante pegou muito mal e sequer direcionou a bola em direção ao gol. O dramático triunfo foi confirmado pelo ídolo da torcida. Aos 43 minutos, Marquinhos recebeu cruzamento na área e, de primeira, acertou um lindo chute cruzado que morreu nas redes de Gledson e assegurou o quinto lugar à equipe catarinense.

AVAÍ 2x 1 NÁUTICO

Avaí
Eduardo Martini; Augusto, Rafael e Émerson (Fabinho Capixaba). Luiz Ricardo (Roberto), Marcus Winícios, Léo Gago, Marquinhos e Eltinho; Muriqui e William (Anderson)
Técnico: Silas

Náutico
Glédson; Patrick (Sidny), Nilson, Asprilla e Michel; Rudnei, Derley, Juliano e Anderson Santana; Carlinhos Bala e Márcio Barros (Márcio)
Técnico: Geninho

Data: 15/08/2009 (sábado)
Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Marrubson Melo Frentas e César Augusto de Oliveira Vaz (DF)
Cartões amarelos: Émerson, Marcus Winícius, Roberto, Anderson (Avaí); Anderson Santana, Derley, Nilson, Rudnei (Náutico)
Cartão vermelho:: Rudnei (Náutico)
Gols: Eltinho, aos 24 minutos do primeiro tempo; Marquinhos, aos 43 minutos do segundo tempo (Avaí). Émerson (contra), aos 8 minutos do segundo tempo (Náutico).

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host