UOL Esporte Futebol
 

AE

Goleiro Marcos falhou no 1º gol, mas defendeu pênalti e salvou o Palmeiras da derrota

12/08/2009 - 23h44

Marcos falha, pega pênalti e define empate entre Atlético-MG e Palmeiras

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Rivais diretos pelo título brasileiro, Atlético-MG e Palmeiras protagonizaram um confronto digno de suas posições na tabela. Com o Mineirão lotado, as equipes fizeram um jogo repleto de oportunidades e tenso até o último instante. Melhor para o clube alviverde, que arrancou o empate por 1 a 1 e consolidou a liderança do campeonato nacional. Já o time alvinegro perdeu a chance de colar no adversário, mas ainda assim assumiu a segunda colocação.

"O time esteve coeso e não sentiu o gol. Quando você erra, tem de admitir. A responsabilidade do gol que tomamos foi minha. É a vida de goleiro. Claro que vão falar do meu erro, mas agora vão falar do meu acerto também", destacou Marcos, que levou um "frango" e depois se redimiu ao pegar o pênalti no seu jogo de número 450 com a camisa alviverde.

A igualdade desta quarta manteve o Palmeiras com boa folga na liderança da competição. O time do Parque Antarctica atingiu 36 pontos, com quatro de vantagem para o novo vice-líder Atlético-MG. Vale lembrar que o clube de Celso Roth possui uma partida a menos.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
5min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Éder Luís recupera a bola após domínio errado de Marcão e arrisca de fora da área. A bola vai rente ao chão, mas Marcos leva um frango e permite o gol.
24min - Ortigoza arrisca jogada individual na entrada da área e chuta forte, mas manda muito acima da meta rival.
35min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!! Diego Souza realiza linda jogada individual dentro da área e cruza na medida para Ortigoza completar de cabeça para o fundo do gol.
36min - Thiago Feltri sobe sozinho na segunda trave e cabeceia a bola no meio do gol. Marcos espalma e salva o time paulista.
SEGUNDO TEMPO
6min - Na trave! Após cruzamento da direita, Diego Souza aproveita a sobra dentro da área e completa rasteiro. Bruno faz grande defesa e ainda vê a bola resvalar na trave.
9min - Cleiton Xavier avança livre de marcação e fica na frente de Bruno. Porém, o meia chuta em cima do goleiro e desperdiça grande chance.
14min - Defendeu! Wendel comete pênalti em Thiago Feltri. Renan Oliveira se encarrega da cobrança, mas Marcos defende no canto direito e salva o Palmeiras.
29min - Cleiton Xavier recebe cruzamento sem nenhuma marcação dentro da área, mas chuta por cima e perde outra chance.
MAIS SOBRE O ATLÉTICO-MG
MAIS SOBRE O PALMEIRAS
"Foi justo. O Palmeiras teve chances e nós também. Ainda perdemos um pênalti, mas não podemos nos esquecer da qualidade do Palmeiras", comentou Renan. "Foi uma grande partida de rivais atrás da ponta. Ficamos tristes por não termos vencido, mas precisamos pensar no futuro", completou o volante Jonílson.

O empate ainda deixou a equipe de Muricy Ramalho próxima do título simbólico do primeiro turno do Nacional. Um triunfo diante do Botafogo neste fim de semana praticamente selaria a conquista alviverde. O Atlético-MG também segue com chances de atingir o feito, ainda que remotas.

Com o resultado, o Palmeiras também manteve o longo tabu que ostenta contra o rival no Mineirão. Há oito anos que o clube alviverde não sabe o que é perder do Atlético-MG em Belo Horizonte. Já são cinco partidas, com três vitórias do time paulista e dois empates.

Sem contar com Obina, vetado por lesão momentos antes da partida, o Palmeiras apostou na velocidade de Ortigoza e começou bem a partida, com domínio da posse de bola. Porém, após cinco minutos de jogo, Éder Luís se aproveitou de uma grande falha de Marcos para abrir o placar e levantar a torcida no Mineirão.

O lance animou os donos da casa. Na frente do marcador, o Atlético-MG pressionou a saída do Palmeiras e dificultou a armação do time alviverde. Ao mesmo tempo, a partida ficou truncada no meio-campo, com poucas chances para ambos os lados. Até que aos 35min, o clube visitante se aproveitou de linda jogada de Diego Souza, concluída por Ortigoza, para empatar.

"Já era de se esperar uma pressão forte do Atlético. Sentimos o gol, mas agora igualamos tudo e estamos de volta", comentou o volante Pierre no intervalo.

A segunda etapa começou de maneira emocionante, com ambos os times pressionando e criando chances claras. Aos 14min, os anfitriões ainda tiveram grande oportunidade com pênalti de Renan Oliveira. Marcos, no entanto, se redimiu da falha no primeiro gol e fez a defesa.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Goleiros empatam o J O G A Ç O no Mineirão
BLOG DO JUCA KFOURI
Aos poucos, os times voltaram a priorizar a marcação, e o ritmo do confronto diminuiu. No fim, o clube da casa ensaiou uma nova pressão, mas não conseguiu a vitória.

Agora, os dois rivais voltam as atenções para a disputa da última rodada do turno neste fim de semana. O Palmeiras retorna ao Parque Antarctica no sábado para encarar o Botafogo, enquanto o Atlético-MG enfrenta o Corinthians no Pacaembu, no dia seguinte.

ATLÉTICO-MG 1 X 1 PALMEIRAS

Data: quarta-feira; 12/08/2009
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Djalma Beltrami (RJ)
Auxiliares: Marco Aurélio dos Santos Pessanha e Wagner de Almeida Santos (ambos do RJ)
Público: 51.532 pagantes
Renda: R$ 722.543,00
Cartões amarelos: Welton Felipe, Serginho, Jonílson (ATL); Marcão, Ortigoza, Pierre (PAL)
Gols: Éder Luis, aos 5min, Ortigoza, aos 35min do primeiro tempo

ATLÉTICO-MG
Bruno; Carlos Alberto, Werley, Welton Felipe e Thiago Feltri; Jonílson, Renan, Serginho (Alex Bruno) e Júnior (Tchô); Éder Luís e Renan Oliveira (Pedro Oldoni)
Técnico: Celso Roth

PALMEIRAS
Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Pierre, Sandro Silva (Deyvid Sacconi), Souza e Cleiton Xavier; Diego Souza e Ortigoza (Daniel Lovinho)
Técnico: Muricy Ramalho

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host