UOL Esporte Futebol
 

HEULER ANDREY/AE

Wellington Paulista marcou, de pênalti, o primeiro gol na vitória do Cruzeiro

09/08/2009 - 20h25

Cruzeiro se livra da zona de descenso e aumenta crise do Coritiba

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
CONFIRA MAIS IMAGENS DA RODADA
Era a reação que o Cruzeiro queria. Com a vitória sobre o Coritiba por 3 a 1, neste domingo, em pleno no estádio Couto Pereira, em Curitiba, o time mineiro respirou aliviado no Brasileirão e evitou terminar a 18ª rodada na zona de rebaixamento. Já a equipe paranaense, que completou sete jogos sem vencer e viu a crise aumentar, permaneceu entre os quatros que caem para a Série B.

Com a vitória do Náutico sobre o Santo André no sábado passado, o Cruzeiro entrou para a zona de descenso, caindo para o 17º lugar na tabela de classificação. Pressionado para vencer fora de casa, o time mineiro, que vinha de duas derrotas seguidas, para Grêmio e Atlético-PR, conseguiu se reabilitar na competição.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
12min - Marcos Aurélio recebe na frente, domina e toca para trás. Márcio Gabriel chuta, mas erra o alvo
20min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Árbitro marca pênalti de Jaílton em Jonathan. Wellington Paulista bate no canto direito de Edson Bastos e abre o placar
36min - Jeci recua na fogueira para Edson Bastos e Wellington Paulista por pouco não alcança a bola. O goleiro do Coritiba afasta o perigo
43min - Márcio Gabriel recebe de Marcos Aurélio e bate por cima do gol de Fábio, com perigo
SEGUNDO TEMPO
6min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Thiago Ribeiro recebe de Athirson, invade a área, dribla Edson Bastos e toca para o fundo das redes
11min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Henrique recebe livre na área e acerta a trave. No rebote, Wellington Paulista marca o terceiro do Cruzeiro
24min - GOOOLLL DO CORITIBA!!! Marcelinho arranca, passa pelos zagueiros do Cruzeiro, dribla Fábio e toca para o gol vázio
42min - Gilberto vai à linha de fundo e cruza para trás. Marquinhos Paraná bate para fora
LEIA NOTÍCIAS DO CORITIBA
LEIA NOTÍCIAS DO CRUZEIRO
VEJA PÁGINA DO BRASILEIRO
MERCADO DA BOLA: LEIA MAIS
O Cruzeiro subiu três posições e chegou ao 14ª lugar com 20 pontos, dois acima da zona de rebaixamento. Desde a perda da Libertadores para o Estudiantes, a equipe mineira tenta se encontrar no Brasileirão. Em sete jogos após a competição continental, foram três vitórias (Santo André, Sport e Coritiba), um empate com o Fluminense e três derrotas (Corinthians, Grêmio e Atlético-PR).

"O primeiro objetivo era vencer o jogo para se distanciar dessa área incômoda, que é a zona de rebaixamento. Agora temos um jogo duro em casa, contra o Santos, e procurar somar mais três pontos para a gente distanciar ainda mais dessa zona, e começar a se aproximar do pessoal que está brigando por Libertadores e por título", observou Thiago Ribeiro.

Com a derrota, o Coritiba permaneceu na 18ª posição com 16 pontos e na zona de rebaixamento. Nos últimos sete jogos pelo Brasileirão, o time paranaense perdeu quatro (Vitória, Atlético-MG, Santos e Cruzeiro) e empatou três (Sport, Atlético-PR e Botafogo). O resultado deste domingo aumentou a crise no clube, que comemora seu centenário neste ano.

Marcelinho Paraíba lamentou a derrota, mas manteve a esperança na reação do Coritiba. "O momento agora não é de procurar culpados. O momento agora é de esfriar a cabeça, trabalhar e ter tranquilidade, porque, tenho fé em Deus, essa fase vai passar", afirmou. "O treinador não tem culpa de nada. Se tem alguém culpado, somos nós jogadores", acrescentou.

Com a derrota, o Coritiba permaneceu na 18ª posição com 16 pontos e na zona de rebaixamento. Nos últimos sete jogos pelo Brasileirão, o time paranaense perdeu quatro (Vitória, Atlético-MG, Santos e Cruzeiro) e empatou três (Sport, Atlético-PR e Botafogo). O resultado deste domingo aumentou a crise no clube, que comemora seu centenário neste ano.

Assim que a bola rolou no Couto Pereira, o Coritiba ensaiou uma pressão sobre o Cruzeiro, principalmente pelas investidas do atacante Marcos Aurélio, que deu boas assistências aos companheiros. O time mineiro explorou as subidas do lateral Jonathan, que chegou com perigo à frente.

Aos 18min, o árbitro Paulo César Oliveira assinalou pênalti em lance em que Jaílton tenta impedir a penetração de Jonathan na área do Coritiba. Wellington Paulista bate forte no canto direito de Edson Bastos para abrir o placar.

No início do segundo tempo, o Cruzeiro ampliou com Thiago Ribeiro, que recebeu de Athirson na frente e marcou aos 6min. Cinco minutos depois foi a vez de Wellington Paulista balançar as redes e fazer 3 a 0 para os mineiros.

A torcida do Coritiba, que já estava bastante irritada, passou a protestar contra o time e a diretoria. Um início de tumulto ocorreu entre os torcedores da casa com os cruzeirenses que compareceram ao Couto Pereira.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Em seu centenário, o Coritiba voltará para a Série B.
BLOG DO JUCA KFOURI
O Coritiba conseguiu diminuir aos 24min, com um belo gol de Marcelinho Paraíba. A reação dos paranaenses parou por aí. O Cruzeiro administrou o resultado e comemorou a vitória. A partida marcou a estreia do experiente lateral Gilberto, que entrou no lugar de Athirson no início do segundo tempo.

No domingo 16, o Cruzeiro recebe no Mineirão, às 18h30, o Santos, que vem de empate em casa com o Avaí. No mesmo dia, só que às 16h, o Coritiba vai ao Rio de Janeiro encarar o Fluminense, que também ocupa a zona de rebaixamento.

CORITIBA 1 x 3 CRUZEIRO

Coritiba
Edson Bastos; Cleiton, Jeci e Jaílton; Márcio Gabriel, Douglas Silva (William), Leandro Donizete, Marcelino Paraíba e Carlinhos Paraíba (Leozinho); Marcos Aurélio e Thiago Gentil (Bruno Batata)
Técnico: René Simões

Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Diego Renan; Fabrício (Fabinho), Henrique, Marquinhos Paraná e Athirson (Gilberto); Wellington Paulista (Soares) e Thiago Ribeiro
Técnico: Adilson Batista

Data: 9/8/2009 (domingo)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP-Fifa)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
Público: 11.485 pagantes
Renda: R$ 160.350,00
Cartões amarelos: Henrique (Cruzeiro); Jeci (Coritiba)
Gols: Wellington Paulista, aos 20min do primeiro tempo; Thiago Ribeiro, aos 6min, Wellington Paulista, aos 11min, Marcelinho Paraíba, aos 24min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host