UOL Esporte Futebol
 

Thiago Bernardes/UOL

Cleiton Xavier abriu o placar, mas o Palmeiras cedeu o empate para o Grêmio

06/08/2009 - 22h54

Palmeiras abusa dos erros, empata com Grêmio e perde chance de disparar

Rodrigo Farah
Em São Paulo
Parque Antarctica lotado, boa fase e chance de disparar na liderança do Campeonato Brasileiro. Nada disso foi suficiente para o Palmeiras cumprir seu papel diante do Grêmio nesta quinta-feira. O time alviverde mostrou muitas falhas e precisou se contentar com o empate por 1 a 1 contra a equipe gaúcha. Cleiton Xavier e Maxi López fizeram os gols no primeiro tempo.

O Palmeiras ainda terminou a partida com um jogador a mais, pois Réver deixou o campo aos 38min da etapa final inconsciente após cair de cara no gramado. Mesmo com o susto, o jogador chegou ao hospital consciente para realizar exames por precaução.

"Sabíamos que o time do Grêmio viria fechado. Mas precisamos ter paciência. Não é um resultado tão ruim", afirmou Edmílson, seguido por Wendel. "Não poderíamos ter perdido os dois pontos, mas não podemos desprezar um empate diante do Grêmio."

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
11min - Em jogada de contra-ataque, Cleiton Xavier rola para Ortigoza dentro da área. O atacante toca para o gol, mas Fábio Santos salva o Grêmio quase em cima da linha.
27min - Após bela arrancada de Cleiton Xavier, Diego Souza fica na cara do gol para marcar, mas chuta para fora e desperdiça grande chance.
28min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!! Wendel cruza da direita para a área. A bola vai em direção de Cleiton Xavier, que cabeceia no canto para marcar.
31min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!! Na primeira chance do time gaúcho, Souza cruza rasteiro para Maxi López dentro da área. O atacante desvia no canto e empata.
40min - Maxi López aproveita passe de Jadílson e chuta à queima roupa dentro da área. Atento, Marcos faz linda defesa e salva o Palmeiras.
SEGUNDO TEMPO
5min - Máxi López recebe na área e divide com Marcos. O próprio argentino pega a sobra e bate para o meio. Após desvio, Wendel salva em cima da linha.
17min - Cleiton Xavier invade a área pela esquerda e chuta forte. Victor faz ótima defesa e evita o segundo gol alviverde.
25min - Wendel cruza da direita e acha Edmilson livre na segunda trave, mas o camisa 3 fura e não finaliza bem.
38min - Réver cai com a cara no chão e deixa o gramado inconsciente para a preocupação de todos no gramado.
VEJA TABELA COMPLETA
MAIS SOBRE O PALMEIRAS
MAIS SOBRE O GRÊMIO
Com a igualdade, o Palmeiras chegou aos 35 pontos e manteve a diferença de três para o segundo colocado, Goiás. Vale lembrar que o Atlético-MG, com 31, possui um jogo a menos e pode encostar.

O resultado também impediu a equipe alviverde de quebrar um tabu que já dura quase 12 anos. Isso porque o time não consegue ficar quatro jogos consecutivos sem levar gols desde 1997, quando era comandado por Felipão. Nesta quinta, o Palmeiras poderia igualar o feito, mas perdeu a chance.

O Grêmio, por outro lado, não conseguiu acabar com a má sequência como visitante na competição. O clube tricolor já soma seis derrotas e apenas dois empates fora de seus domínios. Os comandados de Paulo Autuori encerraram a rodada com 25 pontos, na sétima posição.

"Fizemos um bom jogo, movimentamos bem a bola, foi melhor que no Morumbi", comentou Maxi López, lembrando da derrota de 2 a 1 contra o São Paulona semana passada.

Assim como esperado, os anfitriões tomaram a iniciativa no início do confronto. Sem contar com Armero, suspenso, o time apostou nas jogadas pela direita com Wendel e Cleiton Xavier. Ao mesmo tempo, o clube gaúcho teve dificuldades para armar os contra-ataques com Maxi López isolado na frente.

Até que aos 28min, o Palmeiras fez valer a pressão sobre os visitantes e abriu o placar com gol de cabeça de Cleiton Xavier. Mas apenas três minutos depois, o Grêmio aproveitou sua primeira oportunidade no jogo para empatar com gol do centroavante argentino.

O lance recolocou o time tricolor na partida. O Grêmio passou a sair com mais intensidade, mas não conseguiu a virada graças a uma ótima defesa de Marcos. "Depois do empate, passamos a lançar demais as bolas. Mas o gol deles foi todo irregular. Não foi falta antes, e eles cobraram com a bola rolando", reclamou o volante Edmílson.

Na etapa final, o panorama do jogo seguiu sem alterações. O Palmeiras tentou pressionar, mas foi o Grêmio que levou mais perigo à meta alviverde. Até que aos 23min, Muricy Ramalho promoveu a entrada de Jefferson no lugar de Obina e deixou a equipe com um atacante de ofício.

Com o decorrer da partida, parte da torcida alviverde começou a dar sinais de impaciência, principalmente com os erros do time no ataque. Aos visitantes, restou lamentar a saída de Réver aos 38min após o atleta cair de cara no chão e ficar desacordado até ser atendido pelos médicos no vestiário e melhorar em seguida. No fim, nenhum dos times fez o suficiente para alterar o placar.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Não é nem que nenhum dos dois merecia perder. Na verdade, os dois mereciam vencer.
BLOG DO JUCA KFOURI
Agora o Palmeiras aproveita a folga de quase uma semana na tabela para focar o duelo pela liderança contra o Atlético-MG do dia 12, no Mineirão. O Grêmio, por sua vez, volta a campo já neste domingo diante do Grêmio Barueri, novamente fora de casa.

PALMEIRAS 1 X 1 GRÊMIO

Data: quinta-feira, 06/08/2009
Local: estádio do Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Auxiliares: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Ubirajara Ferraz Jota (PE)
Público: 25.440 torcedores
Cartões amarelos: Edmílson, Marcão (PAL); Rafael Marques (GRE)
Gols: Cleiton Xavier, aos 28min, Maxi López, aos 31min do primeiro tempo

PALMEIRAS
Marcos; Wendel, Danilo, Maurício Ramos e Marcão (Marquinhos); Edmílson, Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza; Ortigoza (Willians) e Obina (Jefferson)
Técnico: Muricy Ramalho

GRÊMIO
Victor; William Thiego (Rafael Marques), Léo, Réver e Fábio Santos (Jadílson); Túlio, Adílson, Tcheco, Souza e Douglas Costa (Jonas); Maxi López
Técnico: Paulo Autuori

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host