UOL Esporte Futebol
 

AE

Contra a gripe, torcida usa máscaras na partida entre Coritiba e Santos em Cascavel

06/08/2009 - 07h00

Torcida aprova e até leva reforço ao "jogo das máscaras" em Cascavel

Luiz Carlos da Cruz
Em Cascavel (PR)
MÁSCARAS ROUBAM A CENA E VIRAM ATRAÇÃO
Luiz Carlos da Cruz/UOL
Santistas customizam máscaras para acompanhar a equipe
Luiz Carlos da Cruz/UOL
Visão geral do estádio com os "torcedores mascarados"
Luiz Carlos da Cruz/UOL
Fãs do Coritiba usam "uniformes" da equipe na partida
VEJA MAIS FOTOS DOS TORCEDORES MASCARADOS
CONFIRA A PÁGINA ESPECIAL DO BRASILEIRÃO-2009
O Santos venceu o Coritiba por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas, o que marcou a partida não foi o gol de Paulo Henrique Lima: foi, sim, a decisão da prefeitura de Cascavel, que obrigou todos os torcedores que compareceram ao estádio Olímpico Regional a usar máscaras de proteção contra vírus H1N1 (Influenza A). A polêmica e inédita decisão foi aprovada pela galera.

"É uma forma de prevenção. A gente não sabe a gravidade da doença", disse o torcedor Cláudio Mello, que viajou da cidade de Francisco Beltrão (PR) para assistir ao jogo.

Teve gente que não se contentou com as máscaras distribuídas gratuitamente. Jones Robson Sosciarrelli, por exemplo, assistiu ao jogo acompanhado da mulher. O casal levou ao estádio uma caixa com 50 máscaras e justificou que a cada duas horas a proteção precisa ser trocada para surtir efeito.

"Vou ficar o tempo todo de máscara. Estou cuidando da minha saúde. A epidemia está grande e não dá para descuidar", afirmou o torcedor.

A decisão pelo uso das máscaras, uma das medidas tomadas para evitar o avanço da nova gripe, foi marcada por uma batalha judicial. O MP (Ministério Público) pretendia cancelar o jogo ou obrigar os organizadores a realizar a partida com os portões fechados.

No entanto, a juíza substituta Giani Maria Moreschi, da 1ª Vara Civil, indeferiu a ação impetrada pelo promotor Ângelo Mazzuchi Ferreira, mas determinou a distribuição de máscaras a todos os torcedores presentes.

Ela fixou multa de R$ 300 mil caso a prefeitura não cumprisse a determinação. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde precisou comprar às pressas 20,5 mil máscaras em distribuidoras e farmácias da cidade para dar aos torcedores.

Cascavel tem oito casos confirmados da nova gripe e outros 365 são investigados. Entre os casos suspeitos, cinco são óbitos. Na terça-feira, a Secretaria de Saúde, com apoio do Exército, montou um ambulatório no Centro de Convenções e Eventos da cidade.

ASSISTA AO GOL DA PARTIDA
CONFIRA MAIS IMAGENS DA RODADA
"O povo está meio desesperado. Esse é um meio de mostrar que Cascavel está contribuindo para a prevenção. Se serve eu não sei, mas pelo menos alguma coisa estão fazendo", afirmou o torcedor Valdecir de Souza.

De Curitiba para Cascavel
Inicialmente, o jogo entre Coritiba e Santos seria realizado no estádio Couto Pereira, em Curitiba, mas a equipe paranaense perdeu o mando de campo devido a briga entre torcedores no clássico contra o Atlético-PR.

Máscaras à parte, com a derrota em "casa", o Coritiba vai terminar a rodada na 17ª posição, na zona de rebaixamento, com 16 pontos. Já o Santos conseguiu a sua segunda vitória consecutiva e alcançou os 23 pontos, provisoriamente, na 11ª colocação.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host