UOL Esporte Futebol
 

AE

Com gol de pênalti, Gilmar garantiu a vitória do Náutico sobre o Corinthians

05/08/2009 - 23h49

Náutico supera longo jejum e bate Corinthians em baixa nos Aflitos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
ASSISTA AO GOL DA PARTIDA
CONFIRA MAIS IMAGENS DA RODADA
O Corinthians segue sem vencer no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, a equipe voltou a repetir um futebol limitado, com poucas alternativas, e acabou derrotada pelo Náutico por 1 a 0, no estádio dos Aflitos, em Recife. Nem o bom retrospecto da camisa roxa (até então "invicta") ajudou diante do adversário que começou a rodada em penúltimo lugar e não vencia havia 13 partidas.

Gilmar, de pênalti, fez o único gol do jogo após ser derrubado em jogada individual. O Náutico chega aos 15 pontos e continua na zona de rebaixamento, mas passa o Sport (com um jogo a menos) e sobe para 18º. Foi o primeiro triunfo do time pernambucano sob o comando de Geninho.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
7min - Gilmar arma a jogada pelo meio e abre na esquerda para Juliano. Livre, ele finaliza na saída de Felipe, mas para fora.
30min - Jucilei ganha dividida, arranca e acha Bill na entrada da área. O atacante domina e arrisca de esquerda, desperdiçando boa chance.
32min - Após escanteio da direita, Michel cabeceia no canto e Felipe salta bem para desviar a bola.
42min - GOOOOOOLLLLL DO NÁUTICO!!! O juiz marca pênalti de William em Gilmar. O próprio jogador do Náutico bate, com paradinha, e converte para abrir o placar.
SEGUNDO TEMPO
7min - Elias avança pelo meio, escapa de dois marcadores e, dentro da área, vê Gledson parar seu chute com o pé.
8min - Derley chuta com força e Felipe consegue defender parcialmente, afastando o perigo.
12min Souza tabela com Elias e se estica dentro da área ao receber o último passe. Ele supera o goleiro, mas a defesa tira a bola quase sobre a linha do gol.
36min - Jucilei arrisca da intermediária e Gledson salta no canto esquerdo para desviar pela linha de fundo.
41min - Chicão cobra falta, a bola desvia na barreira e sai rente à trave direita de Gledson.
CLASSIFICAÇÃO INTERATIVA
MAIS DO CORINTHIANS
MAIS SOBRE O NÁUTICO
Em baixa desde que perdeu três titulares (Cristian, André Santos e Douglas), o Corinthians, por sua vez, já amarga quatro rodadas sem triunfo. Depois de bater o Vitória, o clube do Parque São Jorge perdeu para Palmeiras, ficou no empate com Santo André e Avaí e voltou a tropeçar diante do Náutico. Assim, segue com 25 pontos e cai para sétimo lugar.

"Precisamos ter paciência e calma, não adianta ficar bravo ou se irritar com a arbitragem, como aconteceu. Temos que resolver nossos problemas trabalhando e crescendo um pouco mais a cada jogo", ponderou Mano Menezes.

Na próxima rodada, o time alvinegro atua novamente fora de casa. Às 16h de domingo, visita o Flamengo no estádio do Maracanã. O Náutico volta a campo um dia antes, quando recebe o Santo André às 18h30, pela 18ª rodada.

A novidade do Corinthians no jogo foi a reestreia de Edu. Ele foi escalado como segundo volante, ao lado de Jucilei, para dar liberdade para Elias. Mas o principal problema da equipe paulista foi justamente nesse setor. A ausência de Douglas ainda é bastante sentida, como já previa Mano Menezes.

A falta de criatividade no meio deixou o setor ofensivo do Corinthians inoperante até os 30min. Foi quando Jucilei deixou sua função e armou boa jogada para Bill. A conclusão, no entanto, foi péssima. E só. Dentinho e Jorge Henrique, pelas pontas, não conseguiram levar perigo algum à defesa.

Pelos lados do Náutico, Michel e Gilmar foram os que mais incomodaram os corintianos. Nos momentos em que errou menos passes, o time anfitrião assustou. Juliano teve a primeira boa chance. A segunda foi de Gilmar. Após lançamento longo, ele foi derrubado na área ao tentar jogada individual e cobrou o pênalti sem chances de defesa: 1 a 0.

Os corintianos tentaram amenizar a fraca atuação no primeiro tempo, mas reconheceram as falhas. "A equipe está trabalhando bem a bola, mas precisa criar um pouco mais", analisou Chicão. A conversa de Mano no intervalo surtiu algum efeito.

O time paulista voltou para o segundo tempo com melhor movimentação. Apagado na etapa inicial, Elias se recuperou. Em jogada individual, quase empatou. Pouco depois, fez boa jogada com Souza, que também chegou perto da igualdade. Gledson e a defesa salvaram.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O alvinegro, freguês do Náutico, completava sua quarta partida sem vencer
BLOG DO JUCA KFOURI
Diante da postura recuada do Náutico, o Corinthians esboçou uma pressão no final mesmo com um jogador a menos (Alessandro se machucou após as substituições). Como não tinha criatividade no meio, passou a depender de cruzamentos e bolas paradas. Chicão quase conseguiu o empate em uma cobrança de falta. Mas a noite era do Náutico, que volta a comemorar um triunfo após jejum que já superava dois meses.

NÁUTICO 1 X 0 CORINTHIANS

Náutico
Gledson; Cláudio Luís, Asprilla e Nilson; Patrick, Derley, Anderson Santana, Juliano (Douglas Maia) e Michel; Carlinhos Bala (Ailton) e Gilmar (Márcio Barros)
Técnico: Geninho

Corinthians
Felipe; Alessandro, Chicão, William e Bruno Bertucci; Jucilei, Edu (Boquita) e Elias; Jorge Henrique (Souza) (Marcelinho), Bill e Dentinho
Técnico: Mano Menezes

Data: 05/08/2009 (quarta-feira)
Local: estádio dos Aflitos, em Recife (PE)
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Luiz Carlos Teixeira (BA)
Cartões amarelos: Juliano, Cláudio Luís, Nilson, Derley (NAU); Chicão, Jorge Henrique, William, Bill, Bruno Bertucci, Jucilei (COR)
Gol: Gilmar, aos 42min do primeiro tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host