UOL Esporte Futebol
 

AE

Atacante Willian garantiu a vitória do Avaí sobre o Santo André

05/08/2009 - 22h56

Avaí vitima Santo André, estende boa fase e chega ao sexto lugar

Do UOL Esporte
Em São Paulo
ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
CONFIRA MAIS IMAGENS DA RODADA
O ex-lanterna Avaí deu prosseguimento nesta quarta-feira à sua reação no Campeonato Brasileiro. Na Ressacada, a equipe catarinense derrotou o combalido Santo André por 1 a 0 em duelo válido pela 17ª rodada da competição, alcançou seu sétimo jogo de invencibilidade e passou a pleitear uma vaga no pelotão dos quatro melhores clubes do torneio: os pupilos de Silas já são os sextos colocados da tabela.

O atacante William foi o responsável pelo único gol do jogo, aos 12 minutos do primeiro tempo, após receber passe de Muriqui. Em um dia pouco produtivo, o Avaí não conseguiu ampliar o marcador e ainda foi salvo mais uma vez pelas boas defesas do goleiro Eduardo Martini e também pela trave, acertada por Pablo Escobar no início da segunda etapa.

O clube alviceleste, que não sofre uma derrota desde 15 de julho (quando perdeu em casa para o Botafogo por 2 a 1), engatou sua sexta vitória nos últimos sete jogos. Com isso, o Avaí chegou aos 26 pontos ganhos no Campeonato Brasileiro e pulou ao sexto lugar, atrás do São Paulo - que ficou com 27, após vencer o Botafogo por 3 a 1 no Morumbi.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
10min - Ferdinando lança William, que invade a área e chuta mal. Neneca faz a defesa.
12min - GOL DO AVAÍ!! Após tabelar com Muriqui, William sobra livre na área e chuta firme, sem chances para Neneca
20minRômulo faz boa jogada pela direita, finta o marcador e cruza para Marcelinho Carioca. O camisa 7 chuta em cima de Émerson, e o ataque do Santo André pede pênalti, alegando mão do zagueiro avaiano.
27min-Marcelinho Carioca bate falta de longe e leva muito perigo a Eduardo Martini. A bola passa rente ao travessão de Eduardo Martini
SEGUNDO TEMPO
6min - Na trave!! Pablo Escobar, que acabara de entrar, chuta de dentro da área e acerta a trave de Martini. No rebote, Rômulo manda para fora.
11min - Eltinho chuta com perigo da entrada da área. Neneca faz boa defesa e joga a bola para escanteio.
21min - Nunes cabeceia de costas com muito perigo. Eduardo Martini voa e se estica para espalmar para escanteio
48min - Marcelinho Carioca cruza a bola na cabeça de Nunes. Eduardo Martini, bem posicionado, encaixa a bola e garante a vitória do Avaí.
VEJA TABELA COMPLETA
LEIA MAIS SOBRE AVAÍ
MAIS SOBRE SANTO ANDRÉ
Enquanto o Avaí escala a tabela em um ritmo acelerado, o Santo André mantém sua queda livre na classificação. Agora, são seis jogos sem colecionar uma vitória sequer - o tropeço em Florianópolis foi o quinto desta série negativa dos andreenses. O técnico Alexandre Gallo, que assumiu o time no último domingo na vaga de Sérgio Guedes, vê a equipe se manter com 18 pontos e cair para o 15º lugar, ficando ainda mais ameaçada pelo rebaixamento.

O próximo rival do Avaí no Nacional será o Santos, em partida pela 18ª rodada, na Vila Belmiro, às 18h30 (de Brasília) de sábado. Nos mesmos dia e horário, o Santo André entra em campo também fora de casa. O time da região metropolitana de São Paulo vai a Pernambuco para encarar o Náutico, em Caruaru.

O jogo
O Santo André, com apenas Nunes isolado na área e os veteranos Gustavo Nery e Marcelinho Carioca na armação, esbarrava na defesa adversária. Com um trio sólido na defesa resguardada por dois volantes, o Avaí conseguiu se fechar bem nos primeiros minutos e, a partir daí, criar jogadas ofensivas a partir da velocidade de seus jogadores.

Foi assim, na base da agilidade, que os donos da casa conseguiram o primeiro lance de mais perigo à defesa andreense aos 10 minutos. Em jogada de contragolpe, o volante Ferdinando partiu livre na intermediária e lançou William na área, mas o centroavante avaiano pegou mal na bola e a finalização saiu rasteira, fraca, fácil para a defesa de Neneca.

Mais sorte teve William na hora de chutar a gol dois minutos depois. Após tabela rápida na entrada da área com Muriqui, o camisa 9 recebeu ótimo passe e ficou cara a cara com Neneca. Desta vez, o atacante pegou firme na bola e colocou rasteiro, no fundo das redes do goleiro rival.

A partir daí, o time mandante se fechou mais atrás e conseguiu controlar bem a partida. Pouco acionado em campo, o goleiro Eduardo Martini precisou ficar mais atento em apenas duas oportunidades, em chutes de Marcelinho Carioca. Na primeira delas, Rômulo fez linda jogada pela direita e cruzou para o camisa 7, que finalizou em cima de Émerson. Na segunda, o veterano cobrou falta para fora, rente ao travessão.

Antes da ida para o intervalo, a partida ficou quente na Ressacada nos instantes finais. O atacante Nunes, que fora atingido na região do supercílio em disputa pelo alto com Émerson, precisou sair de campo por duas vezes para receber atendimento e depois gerou um princípio de tumulto na saída de campo. Nada, entretanto, mais grave.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O Avaí derrotou o Santo André e completou sua sétima partida seguida sem perder!
BLOG DO JUCA KFOURI
Para o segundo tempo, Gallo resolveu mudar o esquema do Santo André e colocou o meia boliviano Pablo Escobar no lugar do volante Dionísio. Com a mudança, o time paulista ganhou um pouco de movimentação na frente e por muito pouco não empatou aos 6 minutos: Escobar, em sua primeira jogada, pegou sobra na área e carimbou a trave de Martini.

A resposta avaiana veio com o ala esquerdo Eltinho, que obrigou Neneca a se esticar para defender um chute perigoso. Entretanto, as jogadas ofensivas do time de Silas se tornaram raras nos minutos seguintes, e o Santo André mais uma vez assustou. Nunes cabeceou de costas e Martini jogou para escanteio. Marcelinho Carioca, em falta da intermediária aos 27, também assustou.

Em contra-ataque aos 31, os catarinenses tiveram o primeiro lance mais perigoso após 20 minutos. Substituto de Marquinhos, Odair comandou um contra-ataque e achou Roberto, mas o atacante que entrara no lugar de William não conseguiu direcionar o chute. Um minuto depois, Luís Ricardo foi parado quase na pequena área por Neneca, em outra jogada aguda do ataque do Avaí.

Nos minutos finais e nos descontos, o Santo André buscou o empate na base do desespero, mas pouco assustou o time da casa. Mesmo sem conseguir boas conclusões nos contragolpes, o Avaí segurou o marcador e comemorou o resultado positivo.

AVAÍ 1 x 0 SANTO ANDRÉ

Avaí
Eduardo Martini; Rafael, Augusto e Émerson (Anderson Luís); Luís Ricardo, Ferdinando, Léo Gago, Marquinhos (Odair) e Eltinho; Muriqui e William (Roberto)
Técnico: Silas

Santo André
Neneca; Rômulo, Cesinha (Vinícius), Marcel e Artur; Dionísio (Pablo Escobar), Ricardo Conceição, Marcelinho Carioca, Gustavo Nery e Elvis (Moraes); Nunes
Técnico: Alexandre Gallo

Data: 05/08/09 (quarta-feira)
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: João Patrício de Araujo e Marco Antônio de Mello Moreira (GO)
Cartões amarelos: Rômulo, Marcel, Vinícius, Cesinha, Élvis (Santo André)
Gol: William, aos 12 minutos do primeiro tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host