UOL Esporte Futebol
 

Gaspar Nóbrega/Vipcomm/Divulgação

Dagoberto marca dois gols na vitória do São Paulo em noite de homenagens

30/07/2009 - 22h53

Dagoberto brilha, São Paulo bate Grêmio e torcida grita: "o campeão voltou"

Carlos Padeiro
Em São Paulo
O torcedor do São Paulo deixou o Morumbi satisfeito na noite desta quinta-feira e gritou "o campeão voltou". O atual tricampeão nacional ganhou do Grêmio por 2 a 1, com dois gols de Dagoberto, e agora acumula quatro partidas sem perder no Campeonato Brasileiro.

Depois da crise com a eliminação na Copa Libertadores e a saída do técnico Muricy Ramalho, o clube paulista passou algumas rodadas ameaçado pela zona de rebaixamento. Agora já ocupa a 11ª posição, com 21 pontos, e sonha com o topo.

Dagoberto foi ovacionado pela torcida. "Sempre disse que futebol é confiança. Ele [Ricardo Gomes] está me dando uma sequência, um apoio ao time todo, e, com isso, o futebol aparece novamente", celebrou o atleta de 25 anos, durante o intervalo.

Entretanto, quando a torcida gritava "olé", o Grêmio assustou. Miranda cometeu pênalti em Jonas. Tcheco bateu com perfeição e botou fogo no confronto.

Mas a equipe do técnico Ricardo Gomes se segurou. Assim, o time de Paulo Autuori segue sem vencer fora de casa no certame e cai para décimo na tabela, também com 21 pontos.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
10min - Tcheco vai ao fundo e rola para trás na área. Maxi Lopez aparece e chuta de primeira, mas a bola vai pela linha de fundo
18min - Dagoberto avança pelo meio e arrisca o chute de fora da área. A bola sai próxima ao gol gremista
21min - GOOOOLLLL DO SÃO PAULO!!!! Hernanes faz belo lançamento, Dagoberto invade a área nas costas da zaga e finaliza de primeira, no canto esquerdo de Victor
26min - Jean cruza na área, Dagoberto cabeceia e Victor defende no reflexo. No rebote, o zagueiro Léo aparece e afasta a bola
SEGUNDO TEMPO
1min - GOOOOLLLL DO SÃO PAULO!!!! Dagoberto puxa contra-ataque e toca para Jorge Wagner. O camisa 7 devolve pelo alto, Dagoberto finaliza de primeira novamente e marca
11min - Cruzamento na área, a zaga do Grêmio afasta e Jean domina sozinho na meia-lua. O camisa 15 erra o alvo
13min - Richarlyson chuta da entrada da área e acerta o travessão. No rebote, Junior Cesar finaliza, e a bola sai rente à trave
17min - Miranda puxa contra-ataque e deixa Borges na cara do gol. O camisa 17 dá um leve toque na saída de Victor, e erra o gol por poucos centímetros
34min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Jonas é derrubado na área: pênalti. Tcheco bate com perfeição e diminui
MAIS NOTÍCIAS DO SÃO PAULO
MAIS NOTÍCIAS DO GRÊMIO
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
O jogo
Com os retornos de Junior Cesar e Richarlyson, que cumpriram suspensão na última rodada, Ricardo Gomes mudou o São Paulo no sistema de criação. Marlos perdeu a vaga para Jorge Wagner.

"Essa foi a formação contra o Inter, quando o time simplesmente reverteu um resultado que não era fácil", justificou o treinador. Ele citou o empate por 2 a 2 com o time colorado na semana passada, quando a equipe paulista iniciou a etapa final perdendo por 2 a 0. Jorge Wagner substituiu Marlos e comandou a reação.

Antes de a bolar rolar, ocorreram homenagens ao piloto Felipe Massa, que sofreu um acidente no último final de semana, e ao gremista Paulo Autuori, campeão mundial pelo São Paulo em 2005. "É diferente, sim, receber uma homenagem como essa. O futebol às vezes nos dá esse prazer", observou o treinador.

Os visitantes iniciaram a partida com mais presença no ataque. A primeira chance esteve nos pés do argentino Maxi López, que completou para fora um cruzamento de Tcheco.

Depois do susto, os donos da casa equilibraram o duelo. Aos 18min, Dagoberto arriscou o primeiro chute, de fora da área, e a bola saiu rente ao gol gremista.

Três minutos depois, Hernanes lançou, Dagoberto apareceu nas costas da zaga e finalizou de primeira, sem chances de defesa para Victor. "Levantei a cabeça e consegui achar ele livre", apontou o meio-campista, dono da assistência.

"Sempre falei que procuro deixar os companheiros numa posição boa para marcarem, mas quando aparece a oportunidade tenho que fazer também", considerou o autor do gol.

O Grêmio demonstrou abatimento após ficar em desvantagem. "A gente estava bem no jogo, aí toma o gol e dá um apagão, como em outras vezes. O time fica muito disperso. Foi numa dessas desligadas que o Hernanes deu o passe para o Dagoberto", lamentou Souza.

Na etapa final, o conjunto anfitrião atropelou o rival. Logo a 1min, Dagoberto puxou contra-ataque e tocou para Jorge Wagner. O camisa 7 devolveu, e Dagoberto arrematou novamente de primeira, no canto.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O São Paulo fazia sua melhor partida em 2009 e sua torcida cantava que o "campeão voltou"
BLOG DO JUCA KFOURI
A partir daí, só deu São Paulo. Richarlyson acertou o travessão e Borges quase marcou com um leve desvio na saída de Victor.

Aos 34min, o time do Morumbi perdeu a bola na frente, e Jonas puxou o contragolpe. O camisa 9 invadiu a área e foi derrubado por Miranda. Na cobrança de pênalti, Tcheco diminuiu.

Nos minutos finais só o Grêmio atacou. Douglas Costa e Souza assustaram o goleiro Denis com chutes para fora.

SÃO PAULO 2 X 1 GRÊMIO

SÃO PAULO
Denis; Renato Silva, André Dias e Miranda; Jean, Richarlyson, Hernanes (Eduardo Costa), Jorge Wagner e Junior Cesar; Dagoberto (Marlos) e Borges
Técnico: Ricardo Gomes

GRÊMIO
Victor; Mário Fernandes (Rafael Marques), Léo, Réver e Fábio Santos; Adílson (Douglas Costa), Túlio, Tcheco e Souza; Herrera (Jonas) e Maxi López
Técnico: Paulo Autuori

Data: 30/07/09 (quinta-feira)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa/PR)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho e Moisés Aparecido de Souza (ambos do PR)
Público: 13.323 pagantes
Renda: R$ 295.745,00
Cartões amarelos: Borges, Jorge Wagner, Miranda (SP)
Gols: Dagoberto (SP), aos 21min do primeiro tempo; Dagoberto (SP), a 1min, e Tcheco (G), aos 34min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host